TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciando a produtividade em organizações e serviços

Por:   •  27/3/2019  •  Resenha  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Tema:Marketing

Texto:Gerenciando a produtividade em organizações e serviços.

Data de entrega:06/11/2017

RESENHA

Christian Grönroosé professor e pesquisador de marketing de relacionamento e serviços na Finlândia, além de ser presidente do centro de pesquisas e conhecimento em Centro CERS, ele também é escritor. Uma das suas obras é o livro Marketing: gerenciamento e serviços. Que em seu capitulo nove, nos trás o tema gerenciando a produtividade em organizações e serviços, o qual nos apresenta a importância do cliente, pois são eles que decidem o que é bom a ser produzido e o que não é, e para isso ele aborda formas de medição para produtividade e algumas armadilhas são citadas por ele, com isso se encontra o equilíbrio entre custos e receitas, para assim produzir em alta quantidade sem afetar a qualidade, aumentando o lucro e acima de tudo deixando os clientes satisfeitos, essa é a perspectiva apresentada no texto.

Decisões dentro de uma organização devem ser baseadas levando em consideração o ambiente interno e externo, muitas vezes as organizações não dão devida importância a esses fatores, o que acaba levando as empresas a produzirem pouco com custos e despesas muito alto, a intenção é mudar esses valores altos para outros mais baratos, de forma que os clientes percebam a mesma, ou melhor, qualidade dos serviços e produção. Caso a tentativa dê resultados opostos, a empresa pode deixar seus clientes insatisfeitos e até perdê-los, pois a ultima palavra é sempre deles.

Então para tomar certas decisões em relação aos custos Christian propõe determinar quais são os tipos de custos, ele os divide em custos ruins, bons e obrigatórios, o ultimo são aqueles inevitáveis pela organização. Quando uma empresa entra em crise ou esta em dificuldades financeiras ela tende a cortar os custos bons, como treinamentos, propagandas, marketing, muitas vezes esses custo ajudam na economia da organização, mas podem prejudicar a eficiência externa, com isso a situação da empresa apenas piora. Sendo assim antes de tomar decisões em relação ao corte é importante analisa-los e muitas vezes investir mais em custos bons, tentar cortar apenas os ruins.

Para saber onde administrar, é importante calcular e ter em mão dados, porem se tratando de serviços é mais complicado, uma vez que temos o modelo de manufatura que quando usado em serviço esse modelo de calculo de produtividade de manufatura não é correto, pois ele só considera a eficiência interna de um processo e acaba concentrando-se na questão custos. E quando se trata de serviços, fatores intangíveis devem ser levados em consideração, qualidade, por exemplo, é motivo de alterações na lucratividade.

A produtividade esta diretamente ligada à qualidade, esse fator interno equivale à eficiência de custos que deve esta ligada aos fatores externos, pois a satisfação dos clientes é muito subjetiva e depende dos esforços dentro da organização. Como produtividade esta sempre ligada à lucratividade, é importante inclui-las em modelos e medições de produtividade.

Aumentar a produtividade só faz sentido quando aumentar também a lucratividade, e para ter efeito é preciso “medir quão bem o prestador de serviços usa recursos de modo a criar resultados sob a forma de qualidade percebida e valor aceitável para os clientes”. Mas é um calculo difícil, pois é complicado medir certos valores na produção de serviços, eles devem ter com base as receitas e custos, mas como sabemos esses fatores dependem de diversos outros internos e externos. Acontece também que os recursos utilizados na produção de serviços não podem ser padronizados, uma vez que os clientes participam dessa produção como coprodutores.

O texto fala: “qualidade e produtividade são dois lados da mesma moeda”, pois,o cliente contribui com a eficiência dos serviços, ele oferece reclamações, informações, autosserviço, consultas... Já o produtor oferece serviços de qualidades que atendam os clientes.   Mas vele ressaltar que a quantidade produzida depende da demanda, não adianta estar preparado para prestar muito serviço, se o mercado não precisa de muito.  Por isso, é importante manter o equilíbrio entre serviço e a capacidade de gerar receita, entre qualidade percebida e eficiência interna, entre receitas e custos e entre clientes e a própria empresa. Mas uma coisa é certa, “melhorar a eficiência em lucros é a meta interna suprema para ações de melhoria de produtividade”, ficando atento que:

“Quanto mais eficiente a organização de serviços usar seus próprios recursos na forma de insumos para os processos e quão melhor ela puder educar e orientar os clientes para fornecer insumos de suporte do processo de modo a produzir determinada quantidade de resultado, melhor será a eficiência interna ou a eficiência de custo do processo de serviço.”(Grönroos, P.214)

Para melhor expressar, digamos que administração da eficiência interna e o uso dos recursos quando ligados ao custo estão presentes na produção de serviços, que logo influencia na eficiência externa e na capacidade de gerar receitas, todos esses fatores combinados ao ótimo atendimento da demanda trazem efeitos positivos na produtividade dos serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com