TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de projetos

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Quais as características que definem um Projeto?

As principais características são que projeto é uma atividade que tem início, meio e fim bem definidos no tempo de execução, também são únicos, ou seja, operações que visam atingir um único objetivo em particular, que de alguma forma sejam únicos, com critérios próprios, como fazer uma casa. Diferente de uma ação de rotina, como por exemplo, a produção de peças de automóvel. Contudo, delimitam-se os recursos que serão necessários a serem aplicados no projeto. São diversas ações em função de gerar um resultado, dividido em etapas a fim de transformar um conceito em um serviço ou produto.

2 - Quais os motivos que a maioria dos projetos não são considerados como bem sucedidos, sendo que a Gestão de Projetos trás diversos benefícios?

Falta de escopo bem definido e planejamento, que é a chave do sucesso para qualquer projeto, não fazer monitoramento contínuo ou em marcos no projeto, subestimar os riscos, que as vezes é impossível eliminá-los por completo, mas sim reduzir as chances de que eles comprometam todo o projeto. A comunicação é superimportante, porém, é muito comum no ambiente de projetos a falta dela e a má administração do tempo.

3 - Qual (ais) o(s) fator(es) que impulsiona o crescimento do Gerenciamento de Projetos pelas empresas?

Na dinâmica atual das organizações a reavaliação do valor e custos das estruturas organizacionais passou a ser rotina. Não há como fugir dessa realidade visto que a pressão por redução de custos e a busca por resultados é condição obrigatória para sobrevivência das empresas num ambiente globalizado e sujeito a forte concorrência. Em função disso, o Gerenciamento de Projetos, como nas demais áreas, necessita passar periodicamente por uma reavaliação, de olho nas necessidades atuais da organização. É uma questão de sobrevivência, ou seja, ou ocorre a adaptação ao contexto atual e se mantém como fator de agregação de valor ou não precisa existir. Nesse contexto são significativas as contribuições da comunidade de gerenciamento de projetos formada pelos Institutos especializados (PMI, PMA, etc.), revistas (Mundo PM, PM Network, etc.), livros sobre o tema, seminários e congressos sobre gerenciamento de projetos. Muito pode ser ganho ao acompanhar o que acontece em outras organizações e ao buscar conhecer as novas abordagens sobre o tema.

Parte 2

1 – Planejar: Planejar corretamente o projeto resulta em custos mais baixos, melhor alocação de recursos e aumento da qualidade de trabalho. É importante definir o projeto, o seu objetivo, escopo e premissas bem no início.

2 – Identificar sinais de alerta: Conforme pequenas variações no orçamento ou cronograma se tornam maiores poderá chegar um ponto em que o projeto pode se tornar irrecuperável.

3 - Determinar quais são os riscos logo no início: Riscos específicos podem ser difíceis de identificar durante o processo de planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com