TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade ATPS

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Da Qualidade ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

O conceito de qualidade existe há muito tempo na história da humanidade.

Desde os antigos artesãos até o final do século XIX, a ordem produtiva era focada na customização e não na padronização.

Em 1931, Walter Shewhart escreveu o artigo “Economic control of quality of manufactured product”, apresentando os primeiros métodos de controle de qualidade através de procedimentos estatísticos.

Na segunda metade da década de 1950, Armand Feigenbaun formulou o sistema de Controle de Qualidade Total (TQC), que consistia em abordar a qualidade em todos os processos e com o envolvimento de todos.

O TQC e posteriormente o Gerenciamento da Qualidade Total (TQM), fizeram com que as empresas japonesas, devastadas após a 2ª Guerra Mundial,se transformassem, já na década de 1970 em referência mundial de qualidade.

Esse desenvolvimento japonês levou as empresas ocidentais a implementarem os sistemas de gestão de qualidade.

Em 1987, a International Organization for Standardization (ISO), criou uma normativa que se tornou um modelo de sistema de garantia de qualidade, com a série ISSO 9000.

Segundo Garvin (2002), pode-se classificar a qualidade sob cinco abordagens diferentes: transcendental, baseada no produto, baseada no usuário, baseada na produção e baseada no valor.

Considerando a qualidade como uma relação entre as organizações e o mercado, compreende-se seu fator estratégico para se atingir um determinado objetivo.

A missão e a visão do negócio demonstram os objetivos e a razão de existir de uma organização. A missão deve definir o objetivo do negócio e a visão, onde a empresa quer chegar e os objetivos a serem alcançados.

Para assegurar a qualidade são necessários métodos, ferramentas e processos adequados para garantir o resultado desejado.

Processo é a transformação de um conjunto de ações, métodos e operações em produtos e serviços até os clientes, ao contrário do projeto, o processo é contínuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com