TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Marca

Por:   •  5/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

É cada vez maior a preocupação das empresas com sua identidade visual enquanto forma de criar uma diferenciação no mercado. Porém, sabemos que este investimento na marca nem sempre vem acompanhado de um bom posicionamento. Entre as empresas que empregam o posicionamento,falta-lhes ainda uma adaptação à dinâmica do mercado, que demanda constante atualização e modernização das marcas.

A proposta é elaborar o posicionamento de marca de uma empresa já existente. Ela pode ser uma empresa conhecida e que precise de um posicionamento ou ainda que necessite passar por um processo de reposicionamento de marca.

Para completar a tarefa, é preciso elaborar um relatório que inclua a descrição da empresa escolhida; os valores essenciais da marca; os pontos de diferenciação e de paridade com os concorrentes; e a descrição do posicionamento proposto.

Passo 1: Para que você entenda o que é posicionamento e reposicionamento de marca, sugere-se que os seguintes materiais sejam acessados:

Lição da Cacau Show – posicionamento de marca. Movimento Empreenda.

Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-EQXNJMVFCeURkYXM >. Acesso em: 14 nov. 2012.

Posicionamento de marca tem que unir capacidade de se reinventar e consistência de propósitos. Amcham. 22 jun. 2012. Disponível em: <http://www.amcham.com.br/regionais/amcham-sao-paulo/noticias/2012/posicionamento-de-marca-tem-que-unir-a-capacidade-de-se-reinventar-e-consistencia-de-propositos/> e, também, em: <https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-EMi1OZTJqMmp4X0E>. Acessos em: 14 nov. 2012.

SERRALVO, Francisco Antonio. Fundamentos do posicionamento de marcas – uma revisão teórica. VII Semead. FEA-USP. 10 e 11 de agosto de 2004. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-EVHRmb0E0dkowT1k>. Acesso em:14 nov. 2012.

Dica: Os materiais indicados são apenas o começo de seus estudos, que podem ser aprofundados com as indicações feitas no Saiba Mais. (CLIQUE AQUI)

Passo 2: Agora que você se informou um pouco mais sobre posicionamento e reposicionamento de mercado, chegou o momento de interagir com seus colegas e apresentar a empresa escolhida para a realização dessa tarefa.

No Fórum Geral, discuta as seguintes perguntas com os colegas:

O que é posicionamento de mercado? Que lições o caso da Cacau Show pode nos dar sobre este tema?

Qual a empresa escolhida para a tarefa? Quais são os diferenciais dessa marca? De que maneira ela poderia ser posicionada de forma a melhorar seu desempenho no mercado?

Dica: O Fórum Geral é uma ferramenta assíncrona, isto é, as respostas não são postadas em tempo real. É um meio de comunicação que possibilita a interação através da discussão coletiva de um determinado tópico. Então, acesse o fórum.

Passo 3: É chegado o momento de você trabalhar na composição final e na entrega da sua atividade, ou seja, agora você precisa elaborar o relatório referente ao posicionamento (ou reposicionamento) de marca da empresa escolhida. Para tanto, você deve prosseguir da seguinte maneira:

Descrever o segmento, os produtos principais, o tamanho, a localização e outros itens relevantes da empresa escolhida. Apresentar também a identidade visual da empresa (logotipo) e outros itens que possam compor a marca (slogan, mascote, etc.). Para melhor elaboração desta atividade, retomar os elementos de marca apresentados na aula-tema 04.

Definir os valores essenciais da marca, considerando o objetivo para o posicionamento de marca a ser proposto. Como foi visto na aula-tema 03, os valores de uma empresa e os valores da marca são coisas diferentes. Os valores da marca serão atrelados aos produtos da empresa.

Mostrar os pontos que fazem com que a marca da empresa possa se diferenciar dos demais concorrentes. Descrever também os pontos de paridade, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com