TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Marketing Internacional

Por:   •  11/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Marketing Internacional.

Curso: Administração.

Professor: Maria da Graça Poyer.

Nome do aluno:

Data: 09/09/2017.

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Conforme você estudou, as empresas quando decidem pela internacionalização de suas atividades, deparam com diversas formas de atingir outros mercados. Deve ser analisado vários aspectos para decidir qual a melhor forma de ingresso, melhor publicidade, produto, preço entre outros.

Dentro deste contexto, você vai analisar um estudo de caso de internacionalização da empresa Moon e responder as perguntas propostas.

Cópias não serão corrigidas, informe conforme seu entendimento.

Acesse o seguinte link e leia o caso indicado abaixo:

http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/5782/1199800930.pdf?sequence=1 Acesso: 8 /03/ 2017

  1. Quais as formas de ingresso utilizada pela empresa Moon no mercado internacional? Informe e descreva sobre as mesmas. (2,5 pontos)

Resposta:

Exportação direta - consiste na operação em que o produto exportado sai do fabricante (produtor) e chega diretamente para os clientes em outro país, ou seja, o produto exportado é faturado pelo próprio produtor ao importador. A empresa Moon utilizou esta forma de ingresso no mercado internacional no início de suas atividades.

Representação vias agentes e distribuidores - esse é um tipo de operação onde o empresa deverá celebrar um contrato de prestação de serviço com um representante ou agente internacional. Este agente será o responsável pelas negociações relativas ao contrato. A partir 1969, a Moon Co., começou a trabalhar como uma rede de agentes e distribuidores para aumentar sua participação no Mercado Europeu.

Joint Venture - é uma forma de ingresso no mercado internacional que consiste em um acordo/contrato entre duas empresas, sendo uma delas responsável pela fabricação dos produtos e a outra comercialização dos produtos, com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, visando lucro para ambas as empresas. Devido o aumento da concorrência na Europa, em 1975 a Moon fez uma Joint Venture com seu distribuidor inglês e, em 1991, com um grupo chinês. Já no ano de 1993, usou a mesma forma de ingresso com seus distribuidores da Suíça.

 Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) - esse é um bloco econômico que surgiu em 1991 e foi criado por países da América do Sul. O principal objetivo do Mercosul é garantir que tenha uma integração política, econômica e social entre os países membros. A Moon Co. usou esta forma de ingresso com o objetivo de expandir os seus negócios no continente. Para isto, resolveu fazer um estudo de mercado nos países pertencentes àquele bloco econômico. Diante dos dados levantados dos países pertencentes ao MERCOSUL, foi feita a estimativa do tamanho do mercado para os produtos da Moon Co, momento em que a empresa optou por avançar seus trabalhos somente no Brasil e a na Argentina.

  1. Informe sobre as estratégias utilizadas pela Empresa Moon no que diz respeito:

Estratégia de concentração: esta estratégia envolve uma empresa optar por concentrar a maioria de seus recursos no desenvolvimento de um produto ou um grupo de produtos destinados a um mercado específico; neste caso o mercado específico é o MERCOSUL. A estratégia da empresa Moon Co. consiste em aumentar gradativamente sua participação nos mercados internacionais, ou pelo menos, até estabelecer uma forma como sendo mais lucrativa.

Estratégia de nicho: é uma estratégia que visa definir o melhor mercado para os seus produtos. De maneira flexível, se verifica o público-alvo e o melhor posicionamento do produto naquele mercado. A Moon Co. escolheu como mercados o Brasil e a Argentina. Desta maneira, por meio de custos mais elevados de marketing diferenciado para seus produtos e serviços especializados, poderá buscar atender necessidades de cada nicho de mercado.

Estratégia especifica: todas as organizações precisam de uma estratégia específica para orientar-se sobre como atingir os objetivos e como seguir a missão da empresa. A estratégia específica da Moon Co, é dirigida ao mercado do MERCOSUL, mas especificamente para o Brasil e a Argentina. Para assegurar as vantagens competitivas é necessário coesão com a estratégia da organização e das outras unidades envolvidas.

  1. A empresa Moon desejava entrar no Mercosul, para isto fez uma pesquisa de mercado, e alguns fatores são fundamentais para o ingresso ou não no bloco.

Tratando-se de aspectos legais e políticos, informe o que foi analisado

    pela empresa para facilitar seu ingresso no mercado (2,5 pontos).

Resposta:

Os aspectos legais e políticos de um mercado são decisivos para se definir a estratégia a ser utilizada pela organização.

Abaixo estão citados alguns aspectos legais e políticos que a empresa Moon Co.,  analisou:

No aspecto político, a empresa Moon Co., considerou o risco do governo interferir no fluxo normal dos negócios e, assim, prejudicar a estratégia proposta em relação a atratividade do mercado. Ainda quanto a este aspecto, a empresa verificou as probabilidades de conflitos em geral tanto em ações que dependem dos governos, como aquelas que não dependem somente do governo, mas que poderiam impactar em seu negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (337.5 Kb)   docx (412.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com