TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão e marketing em Odontologia

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

NOME DO ALUNO: Jéssica Castro Costa                

RGM:         1360370                                                        

DISCIPLINA: Gestão e marketing em Odontologia

NOME DO TUTOR:         

  1. Qual é a importância da análise do ambiente mercadológico. Quais são as análises necessárias que devem ser feitas antes da abertura do negócio e depois da abertura do negócio?

Para se abrir um negocio, devemos fazer uma análise do ambiente mercadológico para pesquisar a cultura, costumes, habitos , necessidades,movimento e consumo de determinada região,estabelecer um publico alvo, concorrência, saber  os desejos das pessoas e a possibilidade e disposição de comprá-los e com isso voce saber que tipo de negocio montar e se dara certo ou não.

Antes da abertura do negocio devemos realizar o planejamento do negocio,definir o produto, analisar o ambiente geral em aspecto competitivo, ambiente operacional, ambiente interno e ambiente economico, onde a empresa vai pesquisar o poder do mercado,indice de desemprego da população e etc.Gerenciar o relacionamento com os fornecedores e distribuidores.

         Após abertura devemos realizar a demanda, operacionalizar os produtos e serviços,promover serviço e suporte pós-venda.

A Pesquisa de Marketing levará a empresa a reconhecer que os seus clientes normalmente diferem em suas necessidades, percepções e preferências (LIMA, 1996).

         

  1. Quais são as questões fundamentais que devem ser analisadas no negócio?

Quais são as finalidades e objetivos da organização;

Em que tipo de ambiente a organização se insere atualmente;

Para onde a organização esta se dirigindo;

O que pode ser feito para alcançar os objetivos organizacionais do futuro.

  1. Quanto ao Modelo Michael Porter, ele é eficaz?

A análise de Michael porter é eficaz pois avalia a rivalidade entre os concorrentes(Sempre nos mantermos atualizados,satisfazer as vontades dos clientes/pacientes), poder de negociação dos clientes/pacientes (Os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços, forçando os preços para baixo,jogam os concorrentes uns contra os outros,o cliente/paciente pagará sempre pelo melhor serviço),poder de negociação dos fornecedores(podem cobrar preços altos por recursos unicos, recursa-se a trabalhar para a empresa, isso vai influenciar no preço que iremos passar para nossos clientes/pacientes), ameaça de entrada de novos concorrentes( é o fator que mais influencia na odontologia,pois é uma area muito grande e a abertura de novas clinicas é muito rapida,por isso devemos sempre manter as novidades, tendencias do mercado)  e ameaça de produtos /serviços substitutos(é o que menos influencia na odontologia mas sempre devemos escolher os melhores produtos e o melhor serviço).

Portanto , precisamos estar atento as mudanças no mercado e às demandas que surgem a cada dia ; negociar mais e melhor com os seus fornecedores (dentais , empresas de implante,  produtos ortodônticos, laboratório de próteses,etc.) para alcançar a melhor relação custo x benefício, tanto para o consultório como para o cliente;Reinventar sempre o seu negócio,trazer novidades e atualidades ,  seguir os passos dos seus clientes, acompanhar as tendências e criar oportunidades.

  1. Qual é melhor: a análise SWOT ou o Modelo Porter?


Em odontologia a melhor análise é a de Porter por ser mais completa que a de Swot que avalia somente as fraquezas,forças, oportunidades e ameaças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (189.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com