TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing e odontologia

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

Todos os anos, mais de 15 mil recém formados se inserem no mercado odontológico. Para fazer frente à concorrência, o cirurgião dentista deve se preparar tanto no aspecto clínico, como no gerenciamento de sua carreira. O aspecto humano deve ser desenvolvido, de maneira a atrair e fidelizar o novo paciente.  

Pesquisas demonstram que o paciente valoriza, acima de títulos que o CD possa ter, aspectos como: simpatia, paciência, educação, diálogo e bom atendimento. O ambiente da clinica e a presença de profissionais bem treinados, são também valorizados.

Os principais motivos pelos quais o paciente não conclui o tratamento são: falta de recursos, dificuldade de acesso, medo, perda da confiança no CD e falta de interesse.

O profissional deve estabelecer uma relação de confiança com o paciente, apresentar seu trabalho de forma clara, importar-se com as expectativas do cliente e estabelecer preços justos.

O Marketing em Odontologia tem seus preceitos baseados no Código de Ética Odontológico e no Código de Defesa do Consumidor. Deve se sustentar na veracidade, obrigatoriedade de informação e trasnparência.

Segundo a Resolução de CFO, 71 de 2006, a divulgação do consultório deve incluir itens como: nome e número de inscrição de pessoa física/jurídica, citar especialidade com título ou clínico-geral, endereço, telefone, e-mail, horário de atendimento, atendimento a convênios e logomarca. Uma das infrações mais cometidas é a divulgação de preços ou promoções, a fim de captar a atenção do cliente. A divulgação deve-se abster de termos que possam ludibriar o paciente, conferindo propaganda enganosa. Por outro lado, a utilização de termos mais populares, em detrimento de termos técnicos, facilita a compreensão por parte dos interessados.

Ao longo de sua formação, o dentista não é adequadamente treinado para ser gestor do seu próprio negócio, tão pouco estimulado a realizar qualquer ação empreendedora. Esta realidade poderia ser alterada por meio de parcerias entre faculdade de odontologia e administração, tendo em conta que se prevê o cirurgião dentista como um profissional liberal, dono do seu próprio negócio.

O cirurgião-dentista não pode depender de sua boa reputação apenas, deve lançar mão de ações de marketing, visando fidelizar e cativar seus clientes. As ações de marketing se iniciam pela pesquisa de mercado, passando por  análise de resultados, traçar de metas, organização e controle.

O dentista gestor do próprio negócio não é considerado empreendedor se não trouxer inovação ao mercado, algo único que o destaque da concorrência. O empreendedor está intimamente ligado com inovação, liderança, criatividade, flexibilidade, autoconfiança, iniciativa e sensibilidade; tem a percepção aguçada para oportunidades que surgem, inova, define metas, modifica o meio.

Existem mais de 5 mil ortodontistas registrados no CFO. Pesquisas demonstram que a maioria não utiliza o fato de ser especialista como um atrativo durante a primeira consulta. Além de sua formação, o ortodontista deve enaltecer sua equipe, materiais utilizados, desenvolver acerca do planejamento e realizar contrato de prestação de serviços.

A maioria dos profissionais confunde publicidade com marketing. A publicidade é apenas uma ação de marketing.

O marketing em odontologia pode ser realizado em várias instâncias. Existe o marketing interno -  acolhimento do cliente por profissionais bem treinados e comprometidos, espaço bem planejado; marketing externo - divulgação em jornais, revistas, outdoors, websites; marketing de  relacionamento - manter contrato com pacientes e colegas de trabalho; marketing social - ações que beneficiam à sociedade e valorizam a imagem do cirurgião-dentista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com