TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTELIGENCIA COMPETITIVA

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 6

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

SELECT HORTIFRUTI

Professor:         Hélio Mendes

Alunos:        Adriano C. de Paula

                   Artur Franco

           Luiz Humberto Jr

           Roberta Albuquerque

Uberlândia, 29 de Agosto de 2015

Introdução:

Neste trabalho abordaremos o estudo de uma empresa do setor de alimentos, Select Hortifruti, onde faremos a análise segundo o modelo das Cinco Forças de Porter, montaremos a Matriz de Valor baseada no Oceano Azul para realizar e aplicar a Inteligência Competitiva, que por sua vez, poderá trazer inúmeros benefícios à empresa aumentando sua posição com relação aos concorrentes, seu Market Share e sua lucratividade.

  1. Empresa

[pic 1]

Figura 01: Logomarca da empresa

A Select Hortifruti surgiu em 2015 na cidade de Uberlândia-MG e atua no comercio varejista de frutas e verduras. Possui uma única loja que tem foco de atuação nos mercado das classes A, B e C.

  1. Cenário

Pegar com Roberta

  1. Análise do Setor (Modelo Porter)

3.1- Fornecedores

O número de fornecedores dentro do Ceasa de Uberlândia é grande, o que aumenta a capilaridade e independência da empresa, além de estar geograficamente localizada em um único local.

3.2- Produtos Substitutos

Todo e qualquer alimento fora da classificação hortifrúti pode ser considerado substituto.

3.3- Novos Entrantes

Os fatores que intensificam o poder dos novos entrantes são: baixa economia de escala, pequena diferenciação de produto, baixo capital de abertura, baixo custo de troca, fácil acesso a matéria-prima e aos subsídios do governo.

3.4- Compradores / Clientes

O poder de barganha dos clientes é baixo devido à pequena fração de compras dentro de um mix de produtos extenso.

3.5- Rivalidade entre Concorrentes

Existe um grande número de concorrentes, mesmo que indiretos. As taxas de crescimento do mercado são expressivas, os baixos custos fixos e as elevadas apostas estratégicas levam a um mercado competitivo. Tudo isso, torna a rivalidade entre os concorrentes mais acirrada.

  1. Visão, Missão e Valores

4.1- Visão:

Ser uma reconhecida como referência no mercado de Frutas e Verduras nacional pelas ações de caráter inovador e qualidade de seus produtos no mercado de Hortifrutigranjeiros.

4.2- Missão:

Nosso compromisso é levar sempre a mesa do consumidor a o que a natureza tem de melhor, com frutas, legumes e verduras frescos e de qualidade.

4.3- Valores:

Inovação: Implementar um novos produtos/serviços no ramo de hortifrúti sempre surpreendendo os clientes positivamente.

Qualidade: Produtos de qualidade superior ofertados ao mercado consumidor.

Alegria: A alegria contagiante vem da essência humana do Select Hortifruti.

Ética: A forma justa e transparente de pensar e agir com clientes, fornecedores e colaboradores.

  1. Matriz de valor (Oceano Azul)

Para o setor de hortifrútis podem-se citar os seguintes atributos:

- Preço;

- Qualidade;

- Variedade;

- Atendimento;

- Ambiente;

- Localização;

- Horário de funcionamento;

- Formas de pagamento;

- Entrega;

- E-commerce;

Quando se faz uma análise dos diversos atributos citados acima com relação à SELECT HORTIFRUTI, podem-se pontuá-los da seguinte maneira em uma escala de 0 -10:

[pic 2]

Grafico 01: Matriz de valor atual e nova.

Onde:

- 0 (zero), significa a inexistência do atributo por parte da empresa ou a eliminação do mesmo como fator de decisão de compra por parte dos clientes / consumidores.

- 10 (dez), pontuação máxima que se pode receber.

A curva em azul mostra a pontuação dos vários atributos no momento em que a empresa está vivendo atualmente e a vermelha, a nova matriz de valores.

Através da comparação das duas curvas, têm-se:

- A entrada dos dois novos atributos entrega e e-commerce, fez com que tanto o preço quanto a localização que antes indispensáveis, se tornaram fatores menos relevantes na decisão de compra. Os clientes poderão aceitar pagar um preço igual ou maior ao praticado pelos concorrentes e a localização antes crucial, ficará em segundo plano, pois existirá a opção de delivery e compras pela internet, sobretudo aos consumidores localizados geograficamente mais distantes à SELECT.

- Redução do atributo Ambiente na nova matriz de valor permitiu a ampliação dos atributos Variedade, Atendimento, Horário de funcionamento e formas de pagamento tendo em vista que são pontos vitais para o sucesso deste negócio.

- O Ambiente foi reduzido devido à implantação do sistema de entregas e e-comerce que diminui a importância deste atributo.

- A Variedade e o Atendimento foram ampliados devido à nova forma de experiência de compra (E-comerce) que traz maior flexibilidade e satisfação ao consumidor.

O Horário de funcionamento foi ampliado tendo em vista que os concorrentes tem expediente maior que a SELECT.

E finalizando as modificações na matriz, é necessária a ampliação nas formas de pagamento (entrada de tíquete alimentação, vale refeição, crediário próprio) tendo em vista que os concorrentes tem grande variedade de modalidades e os próprios clientes exigem que seja implementadas.

  1. Foco em três atributos

Para a SELECT HORTIFRUTI se tornar mais competitiva em relação aos concorrentes os três atributos abaixo serão enfatizados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (190.5 Kb)   docx (69.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com