TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementação da Estratégia

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A estratégia de marketing é muito importante para direcionar a empresa, por isso as empresas devem alinhar suas estratégias para que o idealizado não seja diferente do realizado para que a empresa alcance os objetivos das estratégias.

Nesta atividade vamos abordar as causas do descasamento das estratégias e a importância da sua integração e interdependência, através de um estudo de caso da empresa Vale, que teve uma estratégia para mudar sua visão no mercado para uma empresa “verde”, porém encontra algumas dificuldades na estratégia implantada.

Causas do descasamento

Muitas vezes a estratégia pretendida pela empresa não são compatíveis com a estratégia realizada, este descasamento entre as estratégias pode ocorrer por diversos motivos, entre eles podemos citar as barreiras estruturais e obstáculos relacionados à escassez de recursos e habilidades necessárias para a execução da estratégia, além das barreiras relacionadas à resistência política à mudança.

Outo fator que causa o descasamento é a falta de aceitação do nível da gerencial e sua falta de comprometimento com a adoção da nova estratégia, bem como o otimismo excessivo e a ideia de que o plano escrito é suficiente para a execução da estratégia, isso acarreta em uma identificação tardia no caso de falha na implementação da estratégia. Também podemos citar a incompatibilidade da estratégia formulada com as reais capacidades da organização e também a falta de detalhamento na formulação da estratégia.

Podemos citar no caso da empresa Vale o descasamento quanto a estratégia pretendida de ser uma empresa verde com a estratégia realizada, em todos as pesquisas realizadas por bancos e empresas para auxiliar o investidor a investir em uma empresa verde a Vale sempre ocupou as últimas posições nos rankings.

Recentemente, o acontecido em Mariana – MG, onde ocorreu o rompimento da barragem da Samarco, empresa controlada pela Vale, manchou ainda mais a imagem da Vale, que apesar de toda a campanha para passar uma imagem de empresa verde e preocupada com o meio ambiente, o que aconteceu com o Rio Doce não foi nada positivo para a imagem da Vale.

Integração de estratégia

Para o desempenho elevado do marketing, a formulação e o processo de implementação da estratégia devem estar integrados e a fase de implementação não deve se restringir à execução dos objetivos ou das estratégias, deve abordar também um processo de reformulação ou formulação das atuais ou novas estratégias. Este tipo de integração estratégica se torna possível quando existe um processo suscetível a mudanças dentro da cultura organizacional.

Apesar de toda a campanha da Vale para mudar sua imagem, a área operacional da empresa acaba sendo responsável por criar situações que vão de encontro com esta campanha, como exemplo a aprovação da barragem de Mariana, esta barragem não deveria mais receber dejetos e mesmo tendo o conhecimento de que isso poderia ser prejudicial e que era errado a área operacional acabou por liberar que novos dejetos fossem depositados na barragem. Isto levou ao rompimento da barragem e causou uma das maiores tragédias ambientais já vistas.

Interdependência

Para as empresas orientadas ao mercado, a formulação e a implementação devem ser processos interdependentes e em constante transformação, devendo evitar a segregação rígida e hierárquica entre o planejamento e a gerência, empresa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com