TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência Das Características Do Temperamento No Comportamento Do Consumidor

Exames: Influência Das Características Do Temperamento No Comportamento Do Consumidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  6.267 Palavras (26 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 26

Consumo de telefone celular: perfil e diferenças entre adolescentes de Viçosa/MG

Gilberto Venâncio Luiz

RESUMO

Este artigo objetivou analisar as diferenças de consumo de telefone celular entre adolescentes estudantes de escolas públicas e particulares, na cidade de Viçosa-MG, com idade entre 12 a 17 anos. A metodologia utilizada no estudo constou de aplicação de questionário a uma amostra de 403 adolescentes, sendo 297 de escolas públicas e 106 de escolas particulares. Para análise dos dados foram utilizados a Análise de Freqüência, o calculo da mediana, o Teste de Independência de Qui-quadrado e o coeficiente V Cramer. Verificou-se a existência de diferenças significativas no consumo de telefone celular, entre os adolescentes de escolas públicas e particulares, em relação às variáveis: valor do telefone, tipo de plano utilizado, gasto mensal, o tempo de posse e o número de trocas de aparelho realizadas pelos adolescentes. As diferenças encontradas com relação a essas variáveis, indicam a influência da classe social no hábito de consumo dos adolescentes e podem ser consideradas um meio de distinção social.

Palavras Chaves: Classes Sociais, Consumo, Telefone Celular e Adolescentes

ABSTRACT

This article had as objective analyze the differences in consumption of cell phone among adolescents students in public and private schools in the city of Viçosa-MG, with aged 12 to 17 years. The methodology used in the study consisted of applying a questionnaire to a sample of 403 adolescents, with 297 public schools and 106 private schools. For analysis of the data used the analysis of frequency, the calculation of the median, the Test of Independence Chi-square and Cramer V coefficient. There are significant differences between the consumption of cell phone among adolescents in public and private schools, for the variables: value of the phone, type of plan used, monthly spending, the time of possession and number of exchanges of cell phone carried out by teenagers. The differences with respect to these variables, indicates the influence of social class in the habit of consumption of adolescents and can be considered a means of social distinction.

Key Works: Social class, Consumption, Cell Phones and Adolescents

1. Introdução

A sociedade pós-industrial deslocou sua ênfase da produção para o consumo. O próprio homem se viu satisfazendo seus desejos e vontades em virtude de uma sociedade cujos valores enfatizam um alto padrão de consumo. O crescimento tecnológico estimulou o desenvolvimento de novas tecnologias principalmente às telecomunicações e a informática, ou, em outras palavras, a sociedade da informação.

Nas últimas décadas ocorreram mudanças significativas na sociedade e, os jovens, foram e são, um dos principais agentes dessas mudanças. São os jovens que afirmam como traços distintivos da sua geração, os consumos culturais, o lazer, o corpo e a sexualidade. O mercado jovem representa um segmento de grande potencial de consumo, o qual pode ser verificado pelos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os quais demonstram que os adolescentes formam um grupo de 35,2 milhões de pessoas no Brasil, perfazendo um total de 20,78% da população (FERREIRA, 2003).

Como segmento de mercado, os adolescentes representam uma grande oportunidade para os profissionais de marketing, pois possuem 30 bilhões de reais anuais de renda própria. Entretanto, um papel importante exercido pelos adolescentes é o de influenciador na decisão de seus pais e de outros membros da família. Os adolescentes assumem um papel ativo no processo de compra, pois, ao saírem para comprar com outros membros da família, opinam sobre tipos de produtos e marcas. Estima-se o valor dessas influências em 94 bilhões de reais, mostrando que o poder de compra desses jovens está muito superior às compras feitas por eles mesmos (BOTELHO et al., 2007).

Moses (2000), coloca o Brasil como o terceiro maior mercado em termos de gastos semanais dos adolescentes, com uma média de gastos semanais de U$41,30 (quarenta e um dólares e trinta centavos de dólar). Este estudo indica o grande impacto que o consumo dos adolescentes pode ter no orçamento familiar e no mercado.

Dentro do contexto de crescimento do consumo dos adolescentes, um aparelho que tem influenciado a vida das famílias em geral, enquanto consumidoras, e especificamente a dos adolescentes, é o telefone celular. Percebe-se uma acirrada disputa entre as operadoras de telefonia celular no país, as quais estão difundindo o uso dos aparelhos celulares em massa, estando constantemente na mídia para apresentar suas ofertas e promoções. Pode-se observar também que o sistema de telefonia celular e o aparelho em si têm invadido o universo das famílias e dos jovens, inclusive nas escolas, tornando-se um instrumento para comunicação, além de oferecer outros recursos tais como: máquina fotográfica, acesso a internet e jogos, além de ser uma forma de comunicação, localização e controle dos filhos pelos pais.

Nicolaci-da-Costa (2004) afirma que, apesar da intensidade com que a telefonia celular vem se tornando parte do cotidiano da sociedade em todo planeta, é surpreendente constatar que ainda são raras as pesquisas acadêmicas sobre este assunto na área das Ciências Sociais e Humanas no Brasil. O campo de estudos relacionados às influências da tecnologia, principalmente as de comunicação sem fio, no cotidiano das famílias ainda é muito pouco estudado no Brasil, o que é diferente do que acontece em outros países, que estão bastante adiantados nesse sentido, como, por exemplo, Japão, Noruega, Alemanha, Espanha e Estados Unidos dentre outros.

Ainda segundo Nicolaci-da-Costa (2004, p. 166) “os jovens estão sempre entre os principais usuários do telefone celular”, tornando-se um importante segmento a ser investigado para se identificar as transformações que as novas tecnologias de comunicação estão gerando na sociedade. Assim esse artigo se justifica ao contribuir para a diminuição da falta de pesquisas sobre os jovens consumidores de telefone celular no Brasil, bem como para o entendimento de como esses jovens consomem esse aparelho no seu cotidiano.

Neste contexto, este trabalho teve como objetivo analisar as diferenças no consumo de telefone celular, entre os adolescentes estudantes de escolas públicas e particulares da cidade de Viçosa (MG). Especificamente, pretende-se descrever o perfil dos adolescentes consumidores de telefone celular e verificar as diferenças de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com