TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jóias Cartier - Análise de Marketing Estratégico

Por:   •  25/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade Módulo 2 – Jóias Cartier

Análise dos Ambientes Interno e Externo

Com relação ao Ambiente Interno, e especificamente das joias Cartier podemos citar os seguintes pontos:

Forças:

  • produto de altíssimo valor agregado ou artigo luxuoso, acarretando em sua entrada no mercado um alto valor de venda, o que possibilita uma melhor margem de lucro; geralmente são produtos com altas  margens.
  • Outro ponto forte é a variabilidade ou tipos de joias que podem se criadas tendo uma vasta possibilidade de desenvolver as mesmas atendendo aos mais diferentes estilos dos clientes, desde aqueles que desejam um produto discreto e casual até os que desejam algo mais exuberante e exótico.
  • A marca por si só tem um altíssimo valor agregado no mercado por apresentar um produto de qualidade ‘’high premium’.
  • Veemente lealdade dos clientes que prezam pela marca como um estilo de vida
  • Lojas exclusivas em resorts e hotéis de luxos espalhados pelo mundo

Fraquezas:

  • Processo produtivo muitas vezes dificultoso para produtos de altíssimo padrão, o que de certa forma demanda investimentos cada vez mais robustos para que se crie algo inovador e único
  • Exclusão de classes sociais devido poder aquisitivo limitado para adquirir o produto
  • Produtos Supérfluos, não necessários para um estilo de vida normal

Oportunidades:

  • Maior reconhecimento de produtos luxuosos principalmente àqueles que desejam presentear em momentos especiais (casamentos por exemplo) atrelando a joia ao momento memorável para a vida.
  • Carência de opções adequadas para o mercado de luxo é um dos pontos aonde a marca busca se estabelecer e expandir
  • Alto crescimento do mercado de artigos luxuosos tem sido observado em países emergentes, o que abre caminhos para a expansão e aumento do Market share em questão.
  • Valor sentimental que a joia carrega sobre os diversos aspectos sociais e nos diversos momentos que o produto é utilizado para presentear um estilo de vida de forma única e memorável

Ameaças

  • Redução do poder de compra por parte do cliente alvo
  • Produto estável com pouca variabilidade de desenvolvimento ou aperfeiçoamento
  • Embora hajam poucos concorrentes a competição é acirrada em tal mercado do luxo
  • Produtos substitutos com menor valor de mercado

Análise do ambiente Externo (Brasil)

No decorrer da última década, o consumo de artigos de luxo no Brasil apresentou importante expansão. Grandes centros como São Paulo, vêm expandindo o espaço voltado para este mercado, com lojas que são consagradas ao redor do mundo.

 

Christian Dior e muitas outras marcas mundiais de luxo disputam com vigor o mercado brasileiro. O país foi, por exemplo, o primeiro da América do Sul a ter lojas da joalheria Tiffany & Co. E, uma das lojas da Louis Vuitton no país está entre as mais produtivas do mundo.

A expectativa é que o segmento de artigos de luxo continue crescendo nos próximos anos, por conta da ascensão da nova classe média e, principalmente, devido à expansão da camada de maior renda da população. Segundo pesquisa de mercado realizada pela Euromonitor Internacional, até 2020, o segmento da população brasileira com renda bruta anual acima de US$ 150 mil vai crescer 49,3%, alcançando 1,4 milhão de pessoas.

E não ficando atrás de seus concorrentes, a Cartier já se prepara para a inauguração de sua terceira Boutique no Iguatemi SP, além de apostar em mídia digital (e-commerce) especialmente no Brazil para promover uma maior publicidade de seus produtos via WEB e ampliar seu público no país. Assim a Cartier mudará sua estratégia de publicidade ‘’impressa’’ pela digital, e tal mudança é parte de uma estratégia global da marca que iniciou a 2 anos atrás, ampliando a presença na Internet e redes sociais tal como o Facebook e o Instagram.

Mesmo com a crise politico econômica que assombra o país, podemos notar que os clientes leiais ao mercado de luxo tendem a continuar procedendo com suas aquisições, mesmo tratando-se de produtos supérfluos conforme já citado. A questão não é apenas em adquirir a joia, mas fazer da joia um objeto que componha o estilo de vida agregando valor a este e criando uma IDENTIDADE ao portador desta diferenciando das outras pessoas que não detém tal poder.

Ainda vale ressaltar que a Cartier a nível global tem ampliado seu leque de produtos, variando de joias a relógios até perfumes e acessórios, aonde a empresa tem o foco em outros nichos que combinem com o luxo de suas joias de uma forma sutil e complementar, porém agregando outros públicos consumidores e massas sociais para tais itens que teoricamente terão um custeio muito menor comparado as preciosíssimas joias, e assim fazendo com que o Market share seja aumentado por tal variabilidade de produtos.

Tendências de Mercado

Especificamente em joalherias há uma tendência por parte dos concorrentes da Cartier tais como Dior e Louis Vuitton em variar a simetria nos colares para que os pescoços recebam um maior destaque, além de anéis enormes com o uso de pedras coloridas para a confecção dos mesmos. Em sua campanha de 2015 a Cartier Paris apresentou a coleção de verão com colares confeccionados dentro de uma simetria exuberante dotados de pedras coloridas, variando suas tradicionais peças que incluem o dourado e o prata brilhante ou diamante como as cores tradicionais de suas criações.

As tendências se voltam para a exuberância que possa ser associada a beleza e estilo únicos das criações trazendo maior inovação e adaptabilidade as tendências das cores contracenando com o brilho cintilante das criações.

Stakeholders

A Cartier (representada na América do Sul e Caribe pelo seu presidente Critophe Massoni) é parte do Grupo de Finanças francês Richemont. Os principias stakeholders são:

Clientes: atrelados ao interesse da qualidade, design, originalidade dos produtos, garantindo uma satisfação plena com a recepção e atendimento, tornando o momento de uma venda um fato memorável para o cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com