TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONCEITOS CENTRAIS DO MARKETING

Por:   •  12/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.935 Palavras (12 Páginas)  •  2.071 Visualizações

Página 1 de 12

MARKETING E OS CONCEITOS CENTRAIS

Atila Crotti

Camila Chedid

José Eduardo

Sinésio Conti

Professor-Tutor Externo Keli Aguiar Figueiredo

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Processos Gerenciais (emd 0590) – Prática do Módulo II

08/05/2016

RESUMO

O objetivo neste trabalho é apresentar o que é marketing demonstrando quais os tipos, seus princípios e principais conceitos, conhecendo melhor suas evoluções e, buscando mostrar suas principais funções e ferramentas usadas tais como: Produto, Preço, Praça e Promoção que é o Mix de marketing ou conjunto de marketing e serviços. Para se obter resultados positivos acerca deste assunto foi feita uma entrevista com o gerente de marketing Richard Torres Rocha da empresa Mentorf adesivos e impressos, assim levando em consideração a experiência de uma profissional da área, atraves de um questionario de perguntas podemos observar que em meio à globalização e a grande competitividade, as empresas estão desafiadas a estarem mais bem preparadas para alcançar o sucesso.

Palavras-chave: Marketing. Composto de Marketing. Entrevista.

1 INTRODUÇÃO        

O desenvolvimento de uma organização está ligado ao mercado consumidor que cada vez mais exige qualidade nos produtos e na prestação de serviços, diante de tamanha concorrência as empresas que querem triunfar devem constituir um bom desenvolvimento de seus profissionais de marketing.

Com base nessa ideia abordaremos os princípios e principais conceitos de marketing demonstrando suas funções e ferramentas que são o conjunto de marketing e serviços, também junto possui outros 4P’s que são importantes no estudo de marketing tais como: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Ao desenvolvermos o trabalho alinharemos alguns assuntos abordados em uma entrevista com o gerente de marketing Richard Torres Rocha da empresa Mentorf adesivos e impresso, empresa criciumense que atua a mais de 10 anos no ramo de comunicação visual e vem apresentando um ótimo desempenho no setor de marketing.

2 MARKETING

2.1 O QUE É MARKETING

A definição da palavra Marketing pode ser entendida na língua portuguesa como toda a ação realizada no mercado, mas, na língua inglesa significa que estamos atualizando e transformando o tempo todo – afinal, estamos lidando com pessoas, necessidades, valores e ambientes, elementos que constantemente estão em modificação. Segundo Kotler e Armstrong (2005, p. 3), toda a ação de Marketing tem a função de identificar e atender as necessidades sociais e humanas de maneira a trazer lucratividade para a empresa e de fazer o gerenciamento da demanda de mercado.

Kotler também defende o conceito que “Marketing é um processo administrativo e social pelo qual o consumidor e a sociedade obtêm o que desejam e necessitam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros”.

Kotler (2005, p. 32), ainda ressalta “que o marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”.

Segundo o autor Las Casas (2006, p.10).

Marketing é a área de conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.

A citação de Las Casas reafirma que o marketing busca satisfazer as necessidades humanas e empresariais, buscando também alcançar os objetivos determinados por todos, podendo satisfazer não só os consumidores, mas toda a organização.

E segundo Peter Drucker (apud KOTLER; KELLER, 2006, p. 4) dizem que:

Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer, entender o cliente tão bem que o produto ou serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou serviço disponível.

Churchill e Peter (2003, p. 7) define marketing como sendo o empenho feito para conseguir que mais consumidores adquiram mais produtos ou usem mais serviços e satisfação suas necessidades. O autor ainda ressalta que os cuidados com seus clientes atuais e as conquistas de novos clientes irão depender da satisfação desses consumidores em relação às outras empresas.

2.1.1 Tipos de marketing

 

Segundo Churchill e Peter (2007, p. 5) para cada tipo de transação existem um tipo diferenciado de marketing. A empresa que desenvolvem suas transações sem fins lucrativos, já outras cujas trocas e transações visam atingir o lucro, contudo em todas essas transações esta presente o marketing.  

2.1.2 Principais tipos de marketing

  • Marketing de Produto: Voltado a criar trocas para produtos tangíveis.
  • Marketing de Serviço: Voltado a criar trocas para produtos intangíveis.
  • Marketing de Pessoa: Voltado a criar ações favoráveis em relação a pessoas.
  • Marketing de Lugar: Voltado a atrair pessoas para determinado lugares.
  •  Marketing de Causa: Voltado a criar apoio para ideias e questões ou a levar as pessoas a mudar comportamentos socialmente indesejáveis.
  • Marketing de Organização: Voltado a atrair doadores, membros, participantes ou voluntários.

3 COMPOSTO DE MARKETING

Segundo Kotler (2005) o Mix de Marketing ou Composto de Marketing são os quatros elementos básicos: Preço, Praça, Produto e Promoção que uma empresa deve utilizar para atingir seus objetivos de marketing em um determinado público-alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (252.6 Kb)   docx (281.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com