TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Integrada

Ensaios: Logistica Integrada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 7

LOGíSTICA INTEGRADA

É a área da gestão logística responsável por prover informações, recursos e equipamentos para a execução de todas as atividades de uma empresa.É a parte do gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com objetivo de atender às exigências e as necessidades dos clientes. Uma solução de Logística Integrada é aquela em que o processo concebido atende aos níveis de serviço objetivados ao menor custo total possível.

O nível de serviço traduz a qualidade no atendimento às necessidades, exigências e expectativas dos clientes. Níveis de serviço de excelência, por exemplo, podem evitar falta de produtos nas prateleiras do varejista, efetivamente agregando valor para estes. Entre outras exigências, prazos, precisão nas entregas, ausências de danificações, etc., são aspectos definidores do nível de serviço. Em muitos casos os indicadores de desempenho adotados medem tais fatores para avaliar (e corrigir se necessário) o andamento do nível de serviço. Níveis de serviço diferenciados e de difícil reprodução na prática podem até mesmo constituir importante vantagem competitiva.

Em logística sempre existem dezenas de alternativas que podem se combinar entre si na concepção do processo (Ex.: embalagens de plástico, madeira ou papelão, transporte por caminhão ou trem, etc., etc., etc.). Ao trabalhar nestas alternativas, o projetista da solução logística inevitavelmente estará lidando com custos conflitantes. Por exemplo:

• Alterações das embalagens que otimizem a ocupação cúbica dos veículos podem aumentar o custo das embalagens, no entanto reduzindo o custo do elemento transporte;

• A substituição do modal de transporte marítimo pelo aéreo leva ao aumento do custo do transporte, porém reduz o custo financeiro do inventário;

• Consolidar cargas em um armazém pode agregar o custo do processamento, porém ainda assim ser vantajoso com a redução do custo do transporte.

O que temos, então, são trocas compensatórias entre elementos de custos (trade-offs), e, portanto, diferentes alternativas de custo para a cadeia logística com um todo.

Entre as atividades da logística estão:

• Transportes;

• Movimentação de materiais;

• Armazenagem;

• Processamento de pedidos;

• Gerenciamento de informações.

Transportes

A atividade de transporte está relacionada aos diversos métodos de se movimentar produtos e insumos e por isso é essencial ao processo logístico, sendo ainda responsável por uma grande parte dos custos logísticos da empresa. Muitos pensam que a área de Logística se resume a esta atividade o que é um grande equívoco. Existem ainda diversos modais (meios) de transportes disponíveis: rodoviário, ferroviário, aeroviário, dutoviário e marítimo, sendo que em nosso país o predominante é o rodoviário.

Movimentação de materiais

A movimentação de material é o processo do qual apresenta a mudança local de um determinado item, dentro de uma determinada circunstância. O principio do processo deve ser analisado, para que não haja perda de tempo e de valor, onde o valor está também interligado ao processo. O princípio de que todos os processos necessitam de insumos, para se abastecerem previamente de forma a alcançarem seu resultado final, o produto acabado, vem a acarretar a demanda significativa na movimentação de materiais, que se agrupam em um vasto universos do menor item a volumes relevantes, que levarão a estudos minuciosos referentes a sua movimentação.

Armazenagem

A armazenagem nada mais é do que um conjunto de funções que tem nele a recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias – primas , produtos acabados ,ou semi – acabados.Este processo envolve mercadorias, e apenas produz resultados quando é realizado uma operação com o objetivo de lhe acrescentar valor. ( DIAS – 2005 ).

Processamento de pedidos

O processamento de pedidos e seu fluxo de informação possuem custos bem menores quando comparados aos custos de transporte ou de manutenção de estoques. Contudo, processamento de pedidos é uma atividade crítica em termos do tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes. É também a atividade que dá início à movimentação de produtos e a entrega de serviços. A administração do processamento de pedidos envolve normalmente decisões quanto à interface com os clientes (atendimento) e transmissão de informações para produção com o nível de serviço desejado; regras de pedido; métodos de transmissão de informação de pedido; procedimentos de interface dos estoques com pedidos de vendas etc.

Gerenciamento de informações

No âmbito da gestão da informação, o fluxo de informações ao longo de uma cadeia de suprimentos está mais associado aos conceitos de distribuição ou disseminação da informação. Com a evolução tecnológica, a gestão logística ganha importantes auxílios tanto de hardware quanto de software, tais como palmtops, sistemas de posicionamento global GPS (Global Positioning System), computadores de bordo, sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), e Internet. Para Fleury et al. (2000), as aplicações tecnológicas permitem otimizar o sistema logístico e gerenciar de forma integrada e eficiente seus diversos componentes: estoques, armazenagem, transporte, processamento de pedidos, compras e manufatura.

Custos de transporte

O transporte representa o maior custo logístico. Se tomarmos como base os números recentes norte-americanos, que possuem um melhor registro das informações, o custo total de logística equivale a 10% do PIB, sendo que o Transporte desse total responde por 60%. O Brasil tem proporções semelhantes, e supõem-se ainda maiores, da ordem de 13% dadas as ineficiências operacionais e os sabidos problemas de infra-estrutura.

Existem diversos tipos de custos tratados na área de transportes. Ao se analisar sistemas de transportes, temos:

• Custos fixos: depreciação, salários, taxas, administrativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com