TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística de entrada

Tese: Logística de entrada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  2.724 Palavras (11 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 11

1. A Logística Inbound: A logística inbound é parte da logística empresarial que corresponde ao conjunto de operações associadas ao fluxo de materiais e informações, desde a fonte de matérias-primas até a entrada na fábrica. É também, a atividade que administra o transporte de materiais, por terra, mar e ar, dos fornecedores para a empresa, descarregamento no recebimento e estocagem das matérias-primas e componentes, estruturação de abastecimento, embalagem de materiais, retorno das embalagens e decisões sobre acordos no sistema de abastecimento da empresa, sendo finalizada no ponto em que o equipamento é preparado para o recebimento.

Exemplo de como algumas dessas etapas podem ser feitas, o que, inclusive, algumas empresas do ramo já utilizam:

1. Montagem de kits: Gerenciar a seleção, empacotamento e entrega de peças não montadas antes de entrarem para a linha de montagem, com o objetivo de minimizar o tempo de produção e instalação das mesmas.

2. Controle de qualidade:Realizar fiscalizações de qualidade no armazém e remover produtos que não atendem os parâmetros requeridos. Em vários setores como o eletrônico, implementam-se processos de teste para garantir controle de qualidade e, na identificação de partes com defeito, encaminham-se as mesmas ao fornecedor para que ele providencie a reposição.

3. Milk Runs: significa aperfeiçoar o fluxo de transportes, realiza múltiplas rotas de coleta ou entrega para clientes do mesmo setor. Ao invés de planejar o transporte de um ponto A ao ponto B e vice-versa, definem-se rotas fixas com vários pontos de carga/descarga, combinando os diversos pedidos requisitados de clientes simultaneamente.

4. Seqüenciamento: Por meio dos serviços de seqüenciamento, planeja-se que os itens destinados a uma linha de produção sejam coletados (e embalados) em uma seqüência específica. Com isso, economiza-se tempo e aumenta-se a eficiência da linha de produção.

5. A Logística Outbound: Uma vez que os bens são produzidos, eles precisam chegar até o consumidor final. A forma como isto é feito, deve ser eficiente nos custos e satisfazer as crescentes expectativas com relação ao serviço realizado e disponibilidade do produto oferecido. Para soluções de armazenagem simples, podem ser feitas estruturas compartilhadas, por exemplo, o que levará a uma redução de custos para o cliente. Segue a seguir, alguns exemplos de serviços que podem ser realizados na logística outbound:

6. Line-hauls: transferência de materiais e produtos entre duas localidades de um cliente, como por exemplo, de um armazém local e um centro de distribuição regional.

7. Entrega domiciliar: serviços de entregas tanto para endereços residenciais quanto para comerciais.

8. Instalação: instalar bens de consumo ou peças sobressalentes em domicílio ou em ambientes de trabalho.

9. Picking e embalagem: coleta dos pedidos e serviços de embalagem. Buscar item por item no armazém para combiná-los e atender ao pedido de cada cliente. Usar-se dos mais avançados e inovadores programas para atingir os melhores níveis de serviços possíveis.

Logística Outbound

Uma vez que os bens são produzidos, eles precisam chegar até o consumidor final. Isso é óbvio. O que é menos óbvio porém, é como fazer isto com eficiência de custo e satisfazendo as crescentes expectativas em relação aos níveis de serviço e disponibilidade do produto. A extensa experiência da CEVA Logistics pode ajudar. A armazenagem e distribuição de produtos acabados tem sido uma das principais atividades desenvolvidas pela CEVA.

No mundo inteiro, operamos mais de 500 armazéns gerenciando mais de 7 milhões de metros quadrados. Para soluções de armazenagem simples, oferecemos estruturas compartilhadas, que levará a uma redução de custos para o cliente. Para exigências especiais, desenhamos e implementamos estruturas únicas e customizadas com características adicionais como:

• Armazéns dedicados

• Armazéns Multi-cliente

• Armazenagem automatizada

Exemplos de outros serviços que oferecemos na logística outbound são:

Line-hauls

Cuidamos da transferência de materiais e produtos entre duas localidades de um cliente, como por exemplo, de um armazém local e um centro de distribuição regional.

Entrega domiciliar

Oferecemos serviços de entregas tanto para endereços residenciais quanto para comerciais. Podemos transportar móveis e eletrodomésticos, entre outros, para os clientes dos nossos clientes, oferecendo serviços como desembalagem e instalação elétrica.

Instalação

Fazemos instalação de bens de consumo ou peças sobressalentes em domicílio ou em ambientes de trabalho.

Picking e embalagem

Na maioria de nossas operações, fazemos a coleta dos pedidos e serviços de embalagem. Buscamos item por item no armazém para combiná-los e atender ao pedido de cada cliente. Usamos os mais avançados e inovadores programas para atingir os melhores níveis de serviços possíveis.

2. DESENVOLVIMENTO DO conceito DE LOGÍSTICA

Para a plena compreensão da logística é necessário não apenas o domínio dos conceitos e práticas, mas também um amplo entendimento de sua evolução histórica e sua correlação com a evolução de todo o gerenciamento industrial. A visão evolução histórica embasa uma visão crítica da situação atual, assim como das tendências logísticas.

Cinco etapas principais na evolução logística são apontadas em estudos recentes por Fleury et al (2000), sendo a primeira chamada “do campo ao mercado”, situada no início do século XX, teve como foco o problema de escoamento da produção agrícola. O marco inicial desta etapa é a publicação por John F. Crowell, em 1901, de um tratado sobre os custos e fatores que afetam a distribuição dos produtos agrícolas. Este foi o primeiro texto a abordar tais assuntos.

A segunda etapa, “funções segmentadas”, ocorreu entre os anos 1940 e 1960 e caracterizava-se pela especialização e ênfase nos desempenhos funcionais. Nesses anos o enfoque logístico era departamental, e os esforços eram todos para melhorar a eficiência dos elos, sem preocupação a integração da cadeia.

A partir de 1960 inicia a terceira etapa, chamada “funções integradas”. O enfoque então era na integração da logística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com