TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lucratividade e preço do comercio varejista

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Lucratividade e Preço do mercado de Varejista de Vestuario.

A publicação aponta quais são as 250 maiores redes varejistas do mundo, considerando o último período fiscal avaliado de cada empresa. O estudo também apresenta um panorama macroeconômico global e discute os principais desafios, tendências e estratégias que afetam o setor varejista. As vendas e os lucros ao longo do ano fiscal 2008 dos 250 poderosos do varejo global refletem o impacto da diminuição da confiança dos consumidores no mundo causados pela crise financeira que afetou todas os continentes.

Da lista das 250 maiores empresas, 61 apresentaram queda nas vendas em 2008, contra 44 em 2007. Como os gastos se tornaram muito mais dependentes da receita do que do crédito, os varejistas dos segmentos de vestuário e acessórios, eletrônicos e utensílios domésticos enfrentaram dificuldades. Entretanto, considerando a gravidade da retração econômica global, o crescimento composto de vendas no varejo de forma geral não foi tão lento como poderia ter sido. As vendas no varejo dos 250 poderosos, corrigidas monetariamente e ponderadas pelas vendas, subiram 6,3% em 2008, comparado a 7,6% em 2007. O total das vendas dos 250 poderosos do varejo global ultrapassou US$ 3,8 trilhões no ano fiscal de 2008 em comparação com os US$ 3,6 trilhões alcançados pelas 250 maiores empresas varejistas de 2007. Parte do aumento reflete o crescimento nominal das vendas e parte dele deve-se à mudança na composição do próprio grupo das 250 maiores empresas varejistas. Além disso, o aumento no valor global de vendas em dólares norte-americanos refletiu o efeito de um dólar mais fraco com relação a muitas das principais moedas durante 2008.

Acompanhando os efeitos da queda nas receitas, o lucro líquido caiu de 3,7% no ano anterior para 2,4%, mostrando uma ruptura na tendência de melhoria contínua na lucratividade do varejo nos últimos anos. Muitos varejistas efetivaram vendas fazendo uso de grandes promoções, o que prejudicou muito seus resultados. Das 184 empresas que divulgaram seus resultados, 30 apresentaram prejuízo líquido (mais do que o dobro das 14 empresas não rentáveis em 2007). Além disso, 123 empresas, (ou dois terços de todas as que apresentaram relatório), viram suas margens de lucro cair em 2008.

O mercado.

O setor da moda teve um crescimento considerável nos últimos anos e com isso a indústria de confecções nacional se tornou uma das primeiras no ranking mundial.

Estima-se que no Brasil o varejo do vestuario faturou $170 bilhões.

50% Cerca de metade das vendas nacionais de vestuário são da linha de produtos básicos e casuais.

70% Mais da metade das empresas de vestuário atuantes no mercado são de pequeno porte e a maior razão disso é sua simplicidade administrativa.

1/3 Mais de um terço da produção de básicos é consumido pelas mulheres.

38% Quase metade dos consumidores de moda preferem fazer suas compras em lojas do sistema fast fashion.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com