TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Internacional

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.525 Palavras (11 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

MBA EM MARKETING E VENDAS

PÓS-GRADUAÇÃO 2015

Marketing Internacional

Guarulhos

 2015

Anhanguera Educacional

MBA

Nome do Aluno

Roger Primo do Carmo Salles – RA 2480972722

Trabalho apresentado como requisito parcial à obtenção da aprovação para a disciplina de Marketing Internacional, sob a orientação da professora Prof.ª Dr.ª Ana Maria A O Melo.

Guarulhos

 2015

Sumário

Resumo ---------------------------------------------------------------------------------04

Considerações Iniciais ---------------------------------------------------------------05

Marketing Internacional ---------------------------------------------------------------05

Vantagens da Internacionalização-------------------------------------------------08

Desvantagens da Internacionalização--------------------------------------------08

Internacionalização de Empresas Brasileiras --------------------------------09

Case Gerdau -----------------------------------------------------------------------------10

Considerações Finais------------------------------------------------------------------11

Referência: Bibliográficas -----------------------------------------------------------12

  • Resumo

Ao ler os artigos indicados e feito novas pesquisas percebi que só as ferramentas e as estratégias de marketing utilizadas já não são suficientes para internacionalizar uma empresa, em um mercado cada vez mais competitivo.

Conhecimento e vivencia em outras culturas pode ser um fator determinante para o sucesso.

No entanto, mostrou a persistência de uma velha dificuldade para a internacionalização das firmas domésticas, a falta de conhecimentos nos mercados externos, a falta de conhecimento cultural, geográfico entre outros.

Palavras Chave

Globalização; Internacionalização; Pesquisa de Mercado; Estudo; Estratégias.

  • Considerações Iniciais

Quando se pensa em internacionalizar uma empresa precisamos ver qual a real necessidade de se aventurar em um mercado desconhecido, precisamos estar cientes que cada mercado tem sua própria cultura, hábitos e costumes.

Primeiramente temos que fazer a lição de casa, temos que ter tudo organizado, para isso a empresa precisa ter conhecimentos em cada área a ser explorada, isso se faz a partir de pesquisas e consultorias. Você pode contratar até funcionário de uma determinada empresa e isso acontece, ele tem informações que vai ser de grande ajuda no momento em que você começar a estabelecer relações com determinado país.

Ele melhor que você sabe da cultura, hábitos, demanda de mercado, concorrentes e um item muito importante na internacionalização, logística, um ponto importante que no decorrer do artigo será crucial para estabelecer confiança no seu nicho de mercado.

Mas empresa deve estar munida de estudos onde ela consiga enxergar suas limitações e obstáculos, tendo em mãos algumas estratégias para se manter caso alguma dessas limitações venha a atrapalhar seu objetivo, avaliando assim seus concorrentes, a cultura e os costumes do local, enfim conhecer e entender muito bem o mercado que ela deseja entrar.

  1. Marketing Internacional

O marketing internacional difere do marketing doméstico não apenas pelo tamanho do mercado, pois no primeiro ele tende a ser maior, mas pelo maior grau de incerteza que a empresa enfrenta ao decidir entrar no mercado externo. Mas antes de entrar no mercado internacional, a empresa passa por um processo em que decisões importantes são tomadas, como, por exemplo, em quais países entrar e qual volume inicial de vendas destinar ao mercado escolhido. Tais decisões envolvem a análise de diversos fatores, tais como fatores políticos, econômicos e culturais.

Para a empresa ser internacional ela precisa estar bem em seu país, em todos os setores para assim seguir adiante, antes de decidir se a empresa vai ou não internacionalizar, ela deve analisar e compreender o ambiente de Marketing Internacional. Esse ambiente mudou bastante, e continua mudando, criando novas oportunidades e também novos obstáculos. A economia mundial é globalizada, e muitos países enfrentam barreiras comerciais que surgem para proteger mercados internos contra a concorrência externa. (KOTLER E ARMSTRONG, 1998)

Ao começar a vender para fora você deve ficar atento a tudo, existem vários fatores que tornam o mercado internacional atrativo aos olhos de uma empresa. Os concorrentes globais podem oferecer produtos melhores a menores preços, e a empresa pode querer contra-atacar vendendo produtos nos países de origem das empresas concorrentes. Ou a empresa pode descobrir mercados estrangeiros promissores, ou até mesmo pode querer diminuir sua dependência de um único mercado. (KOTLER E ARMSTRONG, 1998

Uma das razões para uma empresa internacionalizar é aumentar vendas e lucros, mas esquecem de fatores importantes como a falta de informações de consumidores e as variáveis incontroláveis. (Ambiente político, econômico, tecnológico e competitivo).

Empresas buscam se internacionalizar devido à concorrência domestica em seus países, então buscam novos mercados que apresentam novas necessidades.

Contudo, para Kotler e Armstrong (1998), antes de se aventurar no mercado externo, a empresa deve analisar os riscos e responder a muitas questões sobre a sua própria capacidade de produzir para o mercado internacional.

Os objetivos e políticas de marketing internacional devem ser definidos pela empresa antes da mesma entrar no mercado externo, a melhor maneira de se escolher um mercado é realizando, antes de tudo, uma segmentação do mercado global.

Logo depois que empresa decide entrar no mercado internacional, deve determinar a maneira como entrar nele. Dentre as alternativas, as mais comuns são: exportação, Joint Ventures e investimento direto.

Como discutimos em sala de aula a exportação é a forma mais simples de entrar no mercado internacional, a empresa fabrica o produto no país de origem e decide exportar o excesso de produção, ou estabelece um compromisso de expandir suas exportações para um determinado mercado, podendo ou não adaptar os produtos ao mercado para o qual vai exportar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com