TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Internacional

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

Marketing Internacional

Mesmo se encontrando num ambiente extremamente desfavorável, a Riachuelo avança na abertura de lojas no segundo trimestre do ano. Em julho a Riachuelo chegou a um total de 271 unidades, 14 a mais em relação ao fim do ano passado. A maioria dessas inaugurações aconteceu entre abril e junho.

A Riachuelo atua somente no mercado Nacional, ou seja, não tem nenhuma participação no mercado exterior. A Empresa trabalha seguindo o modelo de "fast fashion" - agilidade na produção e na distribuição das coleções, garantindo assim, rapidez na divulgação das novas tendências e geração de valor agregado para cada coleção.

Embora essa organização detenha quase 5% do mercado nacional, este percentual é bastante interessante uma vez que as quatro maiores redes do setor detêm aproximadamente 15% do mercado nacional.

• Análise de mercados internacionais

Segundo análise feita pela indústria têxtil brasileira, nos próximos dois anos 13 países serão fortes alvos de exportação, são eles: China, Austrália, Grécia, Colômbia, México, Argentina, Angola, Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Itália e Emirados Árabes. Com os três primeiros sendo considerados os potenciais novos mercados do setor.

Para os chineses o Brasil exportará produtos de maior valor, para um público com alto poder aquisitivo.

Para a Austrália, a maior concentração das vendas é em roupas infantis e, para Grécia, em artigos de cama, mesa e banho e linha praia. (PIBERNAT, 2015)

http://www.pibernat.com.br/index.php/noticias/95-industria-textil-brasileira-define-paises-alvo-para-exportacao.html

• Moeda e taxa de câmbio do país que se pretende atingir

O dólar australiano (com elevado peso nas importações de Timor-Leste, nomeadamente de bens de equipamento) vem mantendo desde o início de 2005 uma tendencial estabilidade face à moeda norte-americana, o que contrasta com a volatilidade que normalmente caracteriza o comportamento da moeda. (PORTAL DE BOLSA)

http://www.instituto-camoes.pt/lextec/por/domain_2/text/18981.html

• Ambiente Competitivo

Diante as muitas variáveis integrantes do marketing mix, o preço é a que de forma mais dinâmica afeta a competitividade, volume de vendas, as margens e a lucratividade das empresas varejistas. (REAGE-USP, 2006)

No Brasil, historicamente, o varejo enfatiza o aspecto preço como fator fundamental na busca de um diferencial competitivo e a conquista de clientes (REAGE-USP, 2006).

www.rausp.usp.br/download.asp?file=V4103324.pdf

A Riachuelo tem como estratégia, explorar o fato de ser uma companhia brasileira no meio de tantas varejistas multinacionais. Para isso pretende ressuscitar antigas marcas nacionais. Assim como o fato de cerca de 48% de tudo que a varejista comercializa vem das fábricas Guararapes em Fortaleza e Natal, que produzem 270 mil peças por dia (ISTO É DINHEIRO, 2013).

Porém, existe uma preocupação nessa estratégia da Riachuelo. Pesquisadores do instituto Provar/USP, especializado em varejo, indica que o consumidor de baixa renda necessariamente não da valor à nacionalidade da roupa na hora da compra. Variedade, localização da loja e preço são os fatores determinantes (ISTO É DINHEIRO, 2013).

http://www.terra.com.br/istoedinheiro-temp/edicoes/597/imprime128349.htm

O Índice de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial classifica a Austrália na 19ª posição, entre França e Bélgica (para efeitos comparativos, o Brasil ocupa a 66ª posição, entre Colômbia e Trinidad e Tobago). Pelos critérios do Fórum Econômico Mundial, a Austrália é uma economia cuja competitividade deriva essencialmente da inovação tecnológica, ainda que para alguns setores da economia a competitividade deriva da abundância de recursos naturais. (SECRETARIA DE COMÉRCIO E SERVIÇO)

http://www.desenvolvimento.gov.br/arquivos/dwnl_1214244965.pdf

• Ambiente Político Legal

A Riachuelo contém um Manual de Conduta Disciplinar e Ética, no qual seu objetivo é disseminar a todos os colaboradores da Riachuelo a importância de ter condutas internas formalizadas, para que cada um saiba seu papel na organização. Esclarecer quais são os comportamentos considerados adequados no desempenho de suas atividades profissionais.

Propiciar a compreensão clara sobre as condutas que orientam os negócios e relacionamentos, devendo estar presentes no exercício diário de suas atividades, criando assim, uma cultura organizacional baseada em conceitos éticos e honestos (MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR, 2005). http://www.mzweb.com.br/guararapes/web/arquivos/manual_etica_port.pdf

A Austrália tem uma das economias mais fortes e estáveis do mundo, sendo aberta e competitiva. O país vive durante os últimos 20 anos um crescimento econômico constante, alcançando em 2012 um PIB superior a 1,5 trilhões de dólares, com um PIB per capita de aproximadamente 67 mil dólares. Esse constante crescimento econômico é fruto de uma gestão efetiva de suas políticas públicas, acompanhadas por um índice de inflação baixo e estável, além de uma taxa baixa de juros. (AUSTRALIAN CENTRE, 2015)

http://www.australiancentre.com.br/intercambio/site/australia/cultura.php

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com