TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Internacional

Por:   •  18/11/2015  •  Resenha  •  3.535 Palavras (15 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 15

O planejamento é o processo contínuo e sistemático de tomada de decisão, baseado na análise do microambiente atual e futuro, e confrontado com a capacidade interna da empresa.

O plano de internacionalização é a linha mestra em que as empresas e os executivos devem se basear. Precisa estar em sintonia com os objetivos globais da empresa. É um documento que define formas de comercialização de produtos e serviços de uma empresa. É um documento que orienta os esforços de marketing da empresa. Ainda, deve focalizar os esforços de marketing num mercado-alvo bem definido e que considere os efeitos do meio externo.

Etapas do Planejamento para Internacionalização

1) Avaliação da capacidade de internacionalização da empresa.

2) Pesquisa de informações sobre mercados potenciais.

3) Definição de mercado-alvo e identificação dos Fatores Críticos de Sucesso.

4) Definição de objetivos que definem as metas financeiras e de marketing do plano em relação a volume de vendas, participação de mercado e lucros.

5) Prospecção de mercado

6) Desenvolvimento dos programas de ação.

7) Demonstrativos de resultados projetados.

8) Controles que indicam como o plano será monitorado.

Postura estratégica

[pic 1]

Por que se internacionalizar?

- Diversificação de mercados;

- Aprimoramento da qualidade;

- Oportunidade de implantação de marca internacional;

- Desenvolvimento de MKT internacional;

- Desenvolvimento de recursos humanos;

- Redução de custos, no geral;

- Extensão do ciclo de vida do produto;

- Aproveitamento da capacidade ociosa;

- Promoção de desenvolvimento;

- Geração de mudança de mentalidade empresarial, propiciando uma salto qualitativo,     com reflexões positivas;

- Compensação de tributos;

- Utilização de incentivos governamentais

Design Thinking

PROGRAMA:

1. ESTRUTURANDO PROBLEMAS (definir oportunidades de inovação) Aumentando à aproximação, a permanência, a adesão ao Millenium Park do visitante local (morador de Chicago)

2. ENTENDENDO USUÁRIOS (trabalho de campo etnográfico) Por que vai ao parque, quando vai, quanto tempo fica, o que faz lá, o que falta e se falta, que outros lugares visita no tempo livre, o que faz em seu tempo livre, estrutura, atrações, clima, serviços, regras, vizinhança, segurança, etc.

3. ANÁLISE E SÍNTESE (geração de conceitos): buscar diferentes tipos de informações, depois organizar, categorizar (trabalham, moram, família, etc para entender interações)

4. PROTOTIPAGEM EM SÍNTESE /Comunicação estratégica: Art Arena – artistas, pintores, workshops

-Protótipo: Construa o seu bem para levar para casa

-Protótipo: experiência no banheiro com música, vela perfumada, moldura no espelho, painel para feedback (o que você está sentindo?) Consideramos importante o feedback

Canais de distribuição = Canais de Marketing

Os vários canais e agentes que colaboram com a distribuição e colocação do produto nos distintos mercados internacionais podem ser descritos como:

Trading companies: este tipo de empresa tem uma atuação bastante abrangente e está presente em vários mercados, operando, geralmente, negócios de grandes proporções. Dedica-se à compra, venda, industrialização e financiamento das operações. Existe a exigência de capital mínimo para a operacionalização deste tipo de empresa.

Comercial exportadora: são empresas que operam com a compra e venda e intermediação de mercadoria, atendendo a pequenas e médias empresas.

Agentes de compras: atua no país do exportador, em nome e por conta do importador, levantando oportunidades e negócios, mantendo-o bem informado a respeito do mercado exportador.

Consórcio de exportação: Caracteriza-se, geralmente, pela união de pequenas e médias empresas com o objetivo de atingir um determinado mercado. Além da redução de custos, os consórcios possibilitam um aumento na capacidade de oferta de um ou mais produtos.

Representantes de vendas no Brasil: Executa uma atividade semelhante às comerciais exportadoras, porém, não compra nem vende os produtos, sendo sua remuneração baseada em comissões sobre os negócios realizados.

Representante de vendas no exterior: Trata-se de um dos principais elos entre a empresa e o mercado. Geralmente possui sólidos conhecimentos sobre os produtos, além de total comando sobre as variáveis que influenciam a demanda, hábitos de compra e consumo.

Importador-distribuidor: Atua por conta própria no processo de importação e também na distribuição dos produtos. As encomendas deste tipo de canal de comercialização, em geral, são de grandes proporções.

Varejistas (Dealers): São empresas, ou mesmo pessoas, que não comercializam grandes lotes como os importadores-distribuidores. Em geral, não possuem suporte administrativo e financeiro para uma importação direta do fabricante.

[pic 2]

E-commerce: comércio virtual ou venda não presencial feita especialmente através de um equipamento eletrônico.

Market Place: é um portal de e-commerce colaborativo. Trata-se de um shopping virtual com dois níveis de acesso, um para consumidores e outra para lojistas.

Marca e Produto

Produtos sem marca é commodity. O diferencial está no que ele representa, ou melhor, na imagem que transmite ao consumidor.

São percepções construídas ao longo do tempo, em diferentes pontos de contato que definem uma experiência de marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (475.9 Kb)   docx (381.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com