TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing: Revisão de Conceitos

Por:   •  8/4/2018  •  Resenha  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

Nome completo: Pedro Canival Grande                                              Data: 29/03/2018

Disciplina: Composto Mercadológico            Curso/período: Gestão da Informação/5º

Resenha nº 1 – Marketing: Revisão de Conceitos

Marketing é uma prática feita por pessoas e empresas, que utiliza um conjunto de instituições e processos para comunicar, entregar, criar e trocar ofertas de mercado que tenham valor para consumidores, clientes, agentes de marketing e a sociedade como um todo.

        O plano de marketing é um conceito essencial no processo de marketing que abrange Resumo executivo, Sumário, Análise da situação, Estratégia de marketing, Projeções financeiras, Controles. E dentro desse conceito existem alguns níveis denominados tático e estratégico que são: Estabelecimento de mercados-alvo, Proposta de valor, Análise das oportunidades de mercado referente ao estratégico e Características do produto, Promoção Comercialização, Determinação do preço, Canais de vendas, Serviços referente ao nível tático.

        A pesquisa de marketing é feita por meio das seguintes etapas Definição do problema, das alternativas de decisão e dos objetivos da pesquisa; Desenvolvimento do plano de pesquisa; Coleta de informações; Análise das informações; Apresentação dos resultados; Tomada de decisão. E juntamente com esse conceito é importante citar as etapas do processo de compra do consumidor que começa no reconhecimento do problema, depois a busca de informações, avaliação das alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra.

        Pode-se observar também os 4Ps ou 4Cs que são definidos como produto e cliente; preço e custo; praça e conveniência; promoção e comunicação. E que englobam alguns conceitos como variedade de produtos, qualidade, design, garantias, preço de lista, descontos, prazo de entrega, marketing direto, força de vendas, propaganda, canais, cobertura, transporte e estoque. Dentro desse mesmo sistema existe os 4 As que são: análise, adaptação, ativação e avaliação definidos pelo autor Raimar Richers.

        Por fim, é necessário dizer sobre a fidelização do cliente um compromisso profundo de comprar ou recomendar repetidamente certo produto ou serviço no futuro. E para fidelizar o cliente é preciso criar uma proposta de valor que em poucas palavras é uma declaração sobre a experiência resultante que os clientes obterão.

Bibliografia: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com