TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Social e Cultural Porto Seguro

Por:   •  29/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 10

                           UNIVERSIDADE PREBISTERIANA MACKENZIE

DANILO TULIO
KAUA OBERHUBER
STEPHANIE PERRENOUD

Trabalho de Marketing Social e Cultural

                                            INSTITUTO PORTO SEGURO

PROFESSOR DOUTOR ROBERTO GONDO

São Paulo

2016

[pic 1]

Trabalho de Marketing Social e Cultural

INSTITUTO PORTO SEGURO

Alunos:

 

Danilo Tulio


Kaua Oberhuber

 
Stephanie Perrenoud

Turma: 6F

São Paulo

2016

SUMÁRIO

1        INSTITUTO PORTO SEGURO        4

2        PLANO DE MARKETING PARA FORTALECER O SENSO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS        5

3        PLANO DE ENVOLVIMENTO E VISIBILIDADE        7

3.1         A COMUNICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.        7

3.2         OBJETIVO DO PLANO        7

3.3         PLANO DE VISIBILIDADE        7

3.4         PARCERIA COMUNICAÇÃO        7

3.5         IMPRENSA        8

3.6         REDES SOCIAIS        8

3.7         VISITAS        8

4        SUGESTÃO DE AÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS        9

4.1         PRIMEIRA INFANCIA        9

4.2 Funcionário gestor voluntário        9

4.3         Vida saudável        9

4.4         Mutirões de visibilidade        10

4.5 Ação 10x1        10

4.6 DOOU, GANHOU!        10

5        ENTREVISTA COM A EMPRESA        11

6        REFERENCIAS        12


  1. INSTITUTO PORTO SEGURO

        Em 1998, em um almoço entre o Presidente da Porto Seguro (Jayme Garfinkel) e alguns funcionários, nascia a ideia de criar um grupo para ajudar a comunidade do bairro Campos Elísios. E, desde então, os funcionários interessados passaram a se reunir voluntariamente, uma vez a cada 15 dias, para discutir ações para a melhoria da região.

        Por meio desses encontros, foi criada a Ação Social que ganhou uma identidade visual em 2001 e uma visão estratégica em 2005, que veio para legitimar essa iniciativa com o desejo de fazer da Porto Seguro uma empresa caracterizada por suas ações consistentes e institucionalizadas, de caráter social na comunidade, por auxiliar e inspirar a sociedade em relação aos temas sociais.

Partindo desse princípio, a Porto Seguro adotou uma atuação efetiva no bairro, inaugurando no mesmo ano, o Instituto Porto Seguro Socioambiental, um espaço destinado à educação e a geração de renda para a comunidade local por meio da arte, qualificação e capacitação profissional.

        Com essa nova área, o Instituto ampliou sua atuação no bairro, oferecendo a comunidade mais cursos e oficinas com o objetivo de proporcionar uma melhor condição socioeconômica e o resgate da autoestima dos moradores do bairro, por meio da valorização individual e do acesso ao emprego.

        São cursos de informática, telemarketing, cabelereiro, manicure, montagem e manutenção de micros, cursos para assistência a linha branca (serviço oferecido aos segurados para emergências residenciais na cobertura Porto Socorro), técnica administrativa e, além de proporcionar e incentivar esses trabalhos, o Instituto também oferece oportunidades em cursos específicos para alguma vaga interna disponível em sua seguradora.

        Além de todo o trabalho de capacitação profissional, o Instituto também oferece um programa de educação, esporte e lazer voltado a crianças e jovens de 6 a 15 anos, divididos em turmas, de acordo com a faixa etária, com programações compostas por diversas oficinas simultâneas, o que para o instituto, por meio dos esportes e da arte, a aprendizagem se torna mais atrativa e desperta maior interesse nos conceitos básicos de cooperação e cidadania.


  1. PLANO DE MARKETING PARA FORTALECER O SENSO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS 

        Hoje, a principal mantenedora do instituto é a Porto Seguro, e no momento apenas funcionários das empresas Porto Seguro e Corretores de Seguros podem doar para o instituto.

        Pensando no mundo corporativo onde muitas empresas buscam a oportunidade de se filiar a um instituto ou ong afim de ser caracterizada como uma empresa “socialmente responsável”, e que também apoiam projetos sociais, idealizamos o projeto MRC (Marketing Relacionado a Causa).

        O MRC é uma espécie de parceria de “ganha-ganha” onde os consumidores podem se engajar e apoiar a causa da educação comprando produtos ou serviços de marcas parceiras e as empresas, por meio de um diferencial competitivo, podem aumentar suas vendas e ganhar uma posição de destaque entre seus concorrentes.

        Também idealizamos o projeto “corrente do bem”, onde o objetivo é promover a conscientização e a mobilização de estudantes, familiares, professores, funcionários e consumidores para apoiar as causas que o instituto oferece para a sociedade, e anualmente essas instituições de ensino e estabelecimentos comerciais participariam da campanha e arrecadariam doações para o instituto.

        Ampliaríamos também o meio de doação para pessoas físicas, que no caso, também apoiam as causas que o instituto oferece para a sociedade e para fortalecer ainda mais o senso de captação de recursos, tanto pessoa física ou jurídica poderá direcionar parte de seu imposto de renda, pontos de cartão de crédito e tributos fiscais (nota fiscal paulista) que se transformam em soluções educacionais para projetos apoiados e desenvolvidos pelo instituto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (166.2 Kb)   docx (72.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com