TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MARKETING SOCIAL E CULTURAL

Por:   •  15/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.429 Palavras (10 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 10

MARKETING SOCIAL E CULTURAL

- No século XXI, cresce a preocupação com a qualidade de vida, com a preservação do meio ambiente e a consciência de cidadania. Todas essas são questões que o marketing social pode influenciar.

- Quando o termo foi usado pela primeira vez, em 1971, por Kotler e Zaltman, estava associado a programas direcionados à saúde pública. Atualmente abrande várias questões sociais.

EX.: Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

Fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a Ação da Cidadania nasceu em 1993, formando uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza. Criada no auge do Movimento pela Ética na Política, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida se transformou no movimento social mais reconhecido do Brasil.

- Segundo Kotler, o marketing social é um processo que aplica princípios e técnicas de marketing para criar, comunicar e proporcionar valor a fim de influenciar comportamentos de públicos-alvo que beneficiam tanto a sociedade (saúde pública, segurança, meio ambiente e comunidades) como os públicos-alvo propriamente ditos.

1990: O Programa Voluntários do Conselho da Comunidade Solidária incentivou a criação de uma rede nacional de voluntariado em prol de causas sociais e comunitárias. Hoje já são mais de 50 centros em todo o país, e 25% da população participa de algum tipo de trabalho voluntário. O voluntariado passou a ser um dos critérios de seleção adotados por várias empresas.

Segundo Kotler (2010), os benefícios mais usados pelo marketing social para promover mudança de comportamento são:

- saúde;                              diversão;                               proteção ambiental

- segurança;                     status econômico;               autorealização;

- conforto;                        emprego;                              autoestima e reconhecimento;

Quem faz o marketing social?

Órgãos do governo.                         Organizações sem fins lucrativos.

Agências de publicidade e marketing que se especializam em marketing social e fornecem serviços para o governo e as organizações sem fins lucrativos.

----------*---------------------*-------------------*-------------------*-------------*--------

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING SOCIAL NA SOCIEDADE DO SÉCULO XXI

- Em algumas campanhas de marketing nem sempre o produto social é palpável, visível ou tangível, como: campanha contra o racismo e homofobia.

PROMOÇÃO DA SAÚDE

O combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, é um dos temas frequentes de campanhas de marketing social. Um exemplo é a campanha “10 minutos contra a dengue” que incentiva a população a limpar uma vez por semana os lugares da casa propícios à proliferação do mosquito.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES

A prevenção de acidentes de trabalho é o objetivo da campanha do programa nacional de prevenção de acidentes de trabalho, uma iniciativa conjunta do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Combater o desperdício de alimentos para diminuir os impactos causados ao meio ambiente é o objetivo da campanha global “Pensar. Comer. Conservar. Diga Não ao Desperdício”.

ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE

Para mobilizar os brasileiros a adotar este gesto solidário, o Hemorio realiza diversas campanhas, entre elas, a “Universitário Sangue Bom”, que conta com postos de coleta móveis instalados em universidades do Rio de Janeiro.

SUSTENTABILIDADE

- “a sustentabilidade implica viver de maneira permanente em equilíbrio com os recursos gerados pelo planeta”, segundo a definição de Robert Srour.

- “uma sociedade sustentável não se mede tão somente pelo consumo material, mas pela qualidade de vida de seus cidadãos: saúde pública, longevidade, nível educacional, ambiente limpo e utilização criteriosa dos recursos naturais, espírito comunitário, lazer criativo e participação cidadã. - Robert Henry. Ética empresarial.”

Desenvolvimento sustentável:

É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

------------------#--------------#------------------#-------------#---------------

MARKETING SOCIAL, RESPONSABILIDADE

SOCIOEMPRESARIAL E TERCEIRO SETOR

- Filantropia é quando uma pessoa assume a responsabilidade de ajudar os menos favorecidos. É uma iniciativa individual, associada à caridade, uma doação, seja em dinheiro ou em trabalho voluntário. Ato de solidariedade.

- A responsabilidade socioempresarial (RSE) deve assumir o compromisso com o desenvolvimento sustentável, levando em conta seus três pilares: social, econômico e meio ambiente. Assim, ser socialmente responsável implica, para a empresa, valorizar seus empregados, respeitar os direitos dos acionistas, manter relações de boa conduta com seus clientes e fornecedores, manter ou apoiar programas de preservação ambiental, atender à legislação pertinente a sua atividade, recolher impostos, apoiar ou manter ações que visem diminuir ou eliminar problemas sociais nas áreas de saúde e educação e fornecer informações sobre sua atividade.

COMO AVALIAR A RESPONSABILIDADE SOCIOEMPRESARIAL?

- Valores e transparência                             - Comunidade interna

- Meio ambiente                                             - Fornecedores

- Consumidores                                              - Governo e sociedade

RELAÇÃO COM O MARTKETING SOCIAL

O marketing social aplica princípios e técnicas do marketing para influenciar comportamentos de públicos-alvo a fim de proporcionar benefícios, tanto individuais quanto coletivos. Assim, podemos dizer que o que há em comum entre filantropia, responsabilidade social empresarial e marketing social é o foco no bem-estar da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (231 Kb)   docx (58.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com