TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mkt marketing atps

Por:   •  1/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1 – Passo 1

Plano de Marketing

Plano de Marketing, é um detalhamento de ações e atividades a serem desenvolvidas para atingir um objetivo, identificando mudanças eventuais e tendências. O Plano de Marketing é um complemento, para o inicial Plano de Negócios, indispensável.

A primeira etapa do Plano de Marketing é o Desenvolvimento, segundo a Implementação dos tópicos citados, por fim a Avaliação e Controle que garantem que o realizado ficou o mais próximo possível daquilo que foi planejado.

O plano de Marketing, é uma ferramenta importante para administrar, e organizar as dificuldades de Marketing (KOTLER,2000)

Um Plano de Marketing, traça e esclarece basicamente os resultados e objetivos a serem alcançados, ações para atingir concorrentes, público alvo consumidor, posicionamento e estabilização no mercado.

Compreender e interpretar situações como oportunidade ou ameaça de negócio. Identificar quais são os pontos fracos e fortes da sua empresa, negócio ou serviço, e assim tomar decisões assertivas para a solução de possíveis eventualidades.

Um plano de Marketing bem definido, faz construir um diferencial competitivo no mercado.
Partindo do início, podemos considerar que uma empresa de sucesso, teve por base um bom plano de negócio, detalhando estratégias, valores a serem gastos, planejamento de um produto para se estabelecer no mercado consumidos, entre outros fatores que são comentados.

O fator que acreditamos ser um dos mais importantes, é o empreendedor analisar com cautela o ambiente em que pretende firmar sua marca, e seu produto. Ele precisa estar ciente e avaliar quais são os fatores internos e externos que podem ajudar ou prejudicar o negócio que se inicia. O segmento trabalhado mais o produto, tem boa comercialização, o ambiente de produção terá mão de obra qualificada em sua matriz, matéria prima para produção é de fácil obtenção na região, como está a economia desse público algo em que pretende se estabilizar, enfim, são fatores que precisam ser muito bem avaliados, e com justificativas certas para dar sequência nesse nosso plano de negócio.

A concorrência, também é outro obstáculo a ser estudado. Para adquirir um posicionamento estratégico (uma diferenciação dos concorrentes), o produto ou a empresa, precisam conseguir oferecer ao consumidor aquilo que a concorrência já oferece e mais um pouco.

“O plano de Marketing identifica as oportunidades mais promissoras no negócio, mostrando como penetrar com sucesso, obter e manter as posições desejadas nos mercados financeiros.” (COBRA,1992,p88)

Isto é, um diferencial tem que ser colocado à disposição, para que possa se destacar assim chamando a atenção para novos consumidores, e fidelizando os já existentes.

Um cronograma no plano de Marketing, é de suma importância pois assim, consegue-se manter o controle de recursos que seriam necessários para colocar determinada ação em prática, em quanto tempo o resultado esperado será atingido e quais são as atividades a serem executadas para determinado ponto.

Consumidor e público alvo, são coisas diferentes. Nem todo consumidor é público alvo, e nem todo público alvo, é consumidor.

Dependendo do segmento do produto ou empresa a estar montando o plano de marketing, é importante visualizar e focar em um público alvo.

Sendo assim, conseguir identificar qual sua faixa etária, qual seu potencial financeiro, onde existe uma maior concentração dessas pessoas, se são pessoas que mostram interesse a novos produtos ou mudanças.

Razões básicas que definem a importância da elaboração de um plano de Marketing:
- Se identifica o público alvo

- Define a estratégia de Marketing a adotar num período de curto e longo prazo

- Faz olhar o negócio como um todo e une os objetivos

- Segmenta as atitudes a serem tomadas

- Deixa claro os recursos que serão necessários

- Mostra prazo para a realização final de todas as tarefas do processo

[pic 1]

Passo 2

Temos como Plano de Marketing:

A empresa Cacau Sabor. Ela é uma empresa que vende um produto, que depende de um mercado consumidor. Está com problemas em atividades agora, por isso vamos desenvolver seu Plano de Marketing.

A empresa fabrica chocolates, porem seu ponto forte é o ovo de pascoa, que não é viável. Não podemos considerar isso algo positivo, já que o auge de venda ocorre apenas uma vez ao ano.

Uma maneira sugerida para atrair e reter os clientes são produtos inovadores para cada época do ano. Chocolates amargos, ou para ser posto em café por exemplo no inverno. Além de disponibilizar para os clientes promoções da marca e maior divulgação da mesma.

A empresa tem como localização a periferia. Sendo assim, pode atrair toda a população para trabalhar na empresa, além de atrair o máximo possível dessa região em que se encontra, novos clientes.

Precisamos encontrar um logotipo que destaque a empresa perante as demais. Nomes, cores ou um slogan que faça logo qualquer pessoa identificar que determinado produto, é da Cacau Sabor.

Mesmo sabendo que é importante ter um público alvo, sabemos que nesse segmento, não existe. Já que os consumidores desse serviço são pessoas de todas as idades, poder aquisitivo da região, etc..

A empresa precisa criar um posicionamento estratégico. Além de estabilizar a marca no mercado como dito anteriormente, sabemos que em todos os segmentos, concorrentes existem. A Cacau Sabor, precisa então estabelecer o posicionamento que ela irá tomar. Criando por definitivo a marca para conhecimento dos clientes, é o momento de criar produtos diferenciados dos convencionais. Seja uma empresa concorrente em distância física ou em mercado. Depois de criado esse diferencial, o nome Cacau Sabor ficará muito facilmente gravado para cada pessoa consumidora desse chocolate.

Este plano de Marketing, tem como intuito um sucesso a médio prazo, já que o plano, tem como objetivo uma nova visão para os consumidores. Assim, o sucesso esperado pode demorar um pouco.

Nesse sentido, fica fácil estabelecer pontos do Marketing Mix, isto é, os 4p’s do Marketing. Esse plano de negócio para essa empresa, deixou claro que o local onde será trabalhado existe consumo para o produto, ela será diferenciada das demais concorrentes, o preço não será alto para o consumidor considerando que é uma empresa que está se localizando na periferia, e mostrará que o serviço é eficiente e diferenciado. E a promoção desse serviço, isto é, a estratégia de divulgação adotada será o próprio posicionamento estratégico, pois mostrará para o cliente um novo produto, trazendo oportunidades e inovações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (198.4 Kb)   docx (110.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com