TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEXTEL - A GRANDE JOGADA DE MARKETING

Por:   •  29/4/2015  •  Dissertação  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 5

Empresa que adotou a Estratégia de Marca

A empresa que escolhemos, foi a Nextel, e buscaremos demonstrar, com base em estudos de caso e em pesquisas, como ela construiu sua identidade. Partimos primeiramente do princípio que em outrora, a demanda era maior que a oferta, logo, tudo que era criado era facilmente aderido e vendido pelo público alvo, isso sem estudo ou com o objetivo de satisfação do consumidor final, então é necessário se reinventar, e isso a Nextel buscou, criando produtos e serviços que satisfaçam cada vez o consumidor, sanando suas necessidades e desejos.

Embasado nisso, a Nextel chegou ao Brasil com a proposta de revolucionar o mercado de telecomunicações, trazendo uma tecnologia inovadora, cujo objetivo seria o contato com mais rapidez e eficiência através de um toque PTT (push to talk), sendo a tecla necessária para conectar um rádio a outro, desta forma nascia o serviço móvel especializado. Fez uma série de investimentos em TI e infraestrutura, para viabilizar o início das operações. Fez uma série de aquisições de outras empresas que ofereciam serviços de rádio de curta distância.

No início do Século XXI, a Nextel Brasil, passou por seu pior momento, devido a uma ação de marketing equivocada do time da liderança, que optou por estender os serviços para Pessoa Física o que levou o alto índice de inadimplência, com esta razão não cobria seus custos, o que chegou a demitir uma série de funcionários.

Na tentativa de acertar, a Nextel Brasil contratou seu novo Presidente, Sérgio Chaia, que chegou com a missão de reestruturar e reerguer a marca Nextel. Ofereceu uma série de ações, como ligações Nextel para Nextel sem custo, chamadas internacionais via rádio com custo reduzido, ela consegue atingir a marca de um milhão de assinantes, nesse instante ela investiu em propaganda e utilizou ferramentas valiosas.

Com a campanha "Bem Vindo ao clube", que seria o carro chefe do reposicionamento da marca, cuja estratégia seria utilizar a imagem de famosos, bem sucedidos e formadores de opinião de forma a influenciar as pessoas a se sentirem com o desejo de ingressarem neste clube. O que trouxe excelentes resultados à companhia, atingindo a marca de três milhões de assinantes. Em 2012, a marca é unificada em todos os mercados e é criada uma nova logo, uma nova identidade e um clube maior "Seu mundo. Agora”, para conquistar uma posição sólida a companhia precisa diferenciá-lo de todos os outros existentes no mercado. Pensando nisso a Nextel optou pela criação de uma marca única para seus serviços em todo o território nacional e internacional. Uma marca única, se estabelecida com sucesso, teria um peso bem maior perante os públicos visados, além de facilitar enormemente a comunicação. O intuito para a mudança da logo foi unificar a identidade da marca e melhorar o reconhecimento da empresa em todos os cinco mercados nos quais a Nextel opera, criando mais impacto entre os clientes existentes e atingindo novos grupos-alvo de consumidores, apoiando assim a estratégia de negócio da empresa na região.

Ações de Marketing que serviram de apoio a Campanha Bem Vindo ao Clube e ajudaram na consolidação e reestruturação da marca Nextel. Para dar suporte a Campanha Bem Vindo ao Clube, a equipe de Marketing da Nextel. Investiu no patrocínio a eventos que reunissem famosos e formadores de opinião.

Os clientes percebem a Nextel como uma prestadora de serviço de qualidade Premium e parceiro confiável, que oferece produtos e serviços diferenciados e inovadores, que ajudam os clientes a serem mais produtivos. Com o projeto de lançar redes de terceira geração (3G), foi o momento ideal para lançar uma nova identidade visual e uma estratégia de marca que reflitam melhor o nosso foco em conectar nossos clientes e o mundo. Traduzindo a diversidade de clubes existentes, ao mesmo tempo em que ressalta a relevância da Nextel, tanto para o uso pessoal, como para o profissional. Sendo reconhecida universalmente pelos nossos clientes e futuros clientes, a nova identidade visual indica que a Nextel é, de fato, uma marca global com uma estratégia de marca consistente, embora cada mercado continue administrando o seu próprio negócio. A nova imagem da marca Nextel não é uma simples mudança estética: ela estabelece a base para os próximos passos na evolução dos negócios da empresa, refletindo melhor o foco da NII em quatro estratégias-chave definidoras da Nextel: a construção de novas redes, o lançamento de novos produtos, a abertura de novos canais e o foco em um público mais amplo. O posicionamento estratégico da marca Nextel tem como objetivo tornar a marca mais conhecida e valorizada, por meio da entrega de prestígio, status e realização para seus consumidores. Para traduzir esse posicionamento, sua comunicação busca empregar o conceito de serviço ilimitado e único para as necessidades específicas de cada perfil de público, fazendo com que todos passem a pertencer a um grupo único, o de consumidores Nextel: “Bem-Vindo ao Clube”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com