TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capitalismo e Sua Influência no Comportamento Humano

Por:   •  1/3/2019  •  Dissertação  •  4.832 Palavras (20 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES

Carolina Galvão de Oliveira

Daniel de Jesus Lima

Igor Antun da Costa Gago

Isadora de Oliveira Ramos

Júlia Cristina de Brito Passos

Larissa Diniz de Souza

Luana dos Santos Pereira

O capitalismo e sua influência no comportamento humano

SÃO PAULO, 2018


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO………………………………………………………………….03

2.O comportamento humano………………………………………………….04

3.Uma rápida contextualização histórica…………………………………...04

4.O capitalismo…………………………………………………………………..05

5.Como o capitalismo influencia no comportamento…………………….06

6.Self made man………………………………………………………………....09

7.O marketing e sua influência……………………………………………......11

8.Inconsistências do sistema capitalista……………………………………13

9.O comunismo…………………….…………………………………………….14

10.Um novo capitalismo………………………………………………………..15

Conclusão………………………………………………………………………...16

Referências…………………………………………………………………........17

1


1. Introdução

Estudar o comportamento humano implica não apenas em estudar as reações de cada indivíduo perante determinada situação, mas também, em estudar o que influencia cada uma dessas reações e como elas são impactadas. Sabe- se que a sociedade exerce grande influência sobre o ser humano e molda seu comportamento, muitas vezes de modo imperceptível.

Assim, tudo que modifica a sociedade transforma também o comportamento humano. Neste trabalho, abordamos, especificamente, como o ser humano é influenciado pelo sistema socioeconômico em que está inserido, o capitalismo.

O objetivo é mostrar o quanto o sistema capitalista modificou o indivíduo, seus objetivos, sua forma de viver e pensar, além do modo de supor que tudo está em torno do acúmulo de capital e do consumo, assim como de sua ascendência socioeconômica.

Para isso, fizemos uma análise do comportamento humano e do capitalismo. O primeiro estudamos suas formas e suas definições, o segundo vimos de sua formação até o momento atual, e revisamos análises de estudiosos sobre o assunto, para então relacionarmos as características do comportamento do ser humano moderno aos valores capitalistas.

2


2. O comportamento humano:

O comportamento pode ser definido como o conjunto ações e reações de um indivíduo perante a determinados cenários. O estudo do comportamento humano tem como objetivo facilitar a compreensão do porquê de determinadas ações e sentimentos e de como elas se relacionam com o meio, ou seja, como a esfera social do indivíduo o influencia e como a sociedade o molda.

Vários fatores, externos e internos, agem sobre o comportamento humano. É possível mencionar dentre esses fatores alguns mais perceptíveis, como a cultura, os padrões hereditários ou frutos da criação, o papel social, as expectativas, a personalidade, a qual é construída ao longo da vida por uma variedade semelhante de fatores. Como as experiências anteriores, as mudanças no ambiente e os acontecimentos na vida social (WATSON,1924). Outro fator que gera grande influência no comportamento, agindo no meio em que vive o indivíduo, é o sistema.

3. Uma rápida contextualização histórica:

Observando a questão historicamente, a humanidade iniciou a revolução agrícola há cerca de 12 mil anos, momento em que temos um crescente contato entre homens. Ao longo desse processo, no qual plantar e viver em um lugar só se tornou uma realidade, os seres humanos passaram a desenvolver mais sua economia comercial e a tornar mais específicas as relações de trabalho. Dessa forma ao longo do tempo em que a sociedade se desenvolvia, expandiu-se, o denominado capital, no sentido de algo que se pode trocar por um bem ou um serviço. Para melhor analisar a questão tem-se um salto histórico para o século XV, no qual encontra-se uma drástica mudança na atividade econômica do modo de produção feudal, o comércio se tornou a principal atividade econômica da Europa e um novo sistema substituiu o antigo e decadente sistema de produção, o mercantilismo.

3


O sistema mercantilista marca a transição para o capitalismo. Após cerca de 200 anos de transição, com inovações no método de produção e na economia, surge com a revolução industrial o capitalismo em sua fase inicial. Essas mudanças agiram drasticamente sobre o modo que o indivíduo vê o mundo e se relaciona com ele.

4. O capitalismo:

O termo capitalista é anterior as definições de capitalismo e foi mencionado no sentido de quem detém o capital por David Ricardo, na sua obra Principles of Political Economy and Taxation (1817). Já o termo capitalismo, mencionando da forma desenvolvida sobre o sistema socioeconômico, foi descrito pela primeira por Karl Marx e Friedrich Engel em O manifesto comunista (1848).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (217.7 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com