TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contexto de Gestão

Por:   •  9/3/2017  •  Abstract  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4

Contexto Económico:

Economia Portuguesa:

        Ao longo de 2016, a economia portuguesa manteve alguns dos traços fundamentais que têm caracterizado a recuperação económica em curso desde 2013. Tem sido condicionado nomeadamente pelos elevados níveis de endividamento dos setores público e privado, por uma evolução demográfica adversa.

  • Nível externo: a construção de uma plena União Económica e Monetária ainda se encontra incompleta
  • Nível interno: baixo crescimento nominal da atividade económica

        O momento atual é assim uma oportunidade única para apresentar uma estabilidade macroeconómica e um crescimento económico.

Conceito:

        O contexto económico define-se por um grupo de variáveis contextuais com influência no desempenho e na atividade. Este traduz a situação económica e determina as trocas de bens e serviços e informação na sociedade. Numa empresa ou organização acarreta ainda variáveis como as taxas de câmbios (taxa de desemprego, a balança comercial, a taxa de poupança dos agregados familiares).

Exemplos de variáveis no contexto económico:

  • PIB (Produto Interno Bruto)

        Enquanto o crescimento do PIB, cria incentivos a maiores níveis de investimento e de consumo privado, o decréscimo do PIB, liga à redução da procura de bens e serviços e, sobretudo, à redução da atividade empresarial.

        Obtemos o PIB através da fórmula:

[pic 2]

[pic 3]

        

C: Consumo Privado

G: Gasto Público

I: Investimentos

X: Exportações

M: Importações

PIB PPS em Portugal em 1995 e 2014:

[pic 4]

O gráfico acima apresentado diz-nos o Produto Interno Bruto com o índice Paridade do Poder de Compra Padrão (PIB PPS)  na União Europeia 28. Observamos ainda que Portugal encontra-se em 13.º lugar com 222.964,6 milhões em PPS em 2014, em relação à riqueza construída no país. Por fim, existe ainda um crescimento da riqueza criada em 1995 por Portugal.

  • PIB per capita

Este indicador tem a mesma relevância que o PIB, sendo este analisado por pessoa, ou seja, é o produto interno bruto, dividido pela quantidade de habitantes de um país.

[pic 5]

O gráfico apresentado coloca Portugal em 18º lugar nos países da Europa 28. Assim analisando que em 2014 o PIB per capita foi de 21.436,7 milhões em PPS, o PIB per capita, está em crescimento desde 1995.

  • Taxa de inflação e a Taxa de juros

        Enquanto reduzidas taxas de inflação e de juros proporcionam uma maior confiança, as elevadas taxas de inflação e de juros têm o efeito inverso.

        Em qualquer tipo de atividade desenvolvida por cada organização, qualquer um destes fatores pode ter impacto maior ou menor no seu desenvolvimento a longo prazo.

[pic 6]

[pic 7]

Nota: Tanto o PIB, bem como, a taxa de inflação e a taxa de juros sofrem influência do atividade empresarial em geral

No gráfico abaixo é nos apresentado a taxa de variação de inflação em Portugal entre 1978 e 2014.

[pic 8]

        Podemos afirmar que Portugal manteve sempre uma taxa de inflação positiva até 2008, ou seja, o preço dos bens e dos serviços aumentaram ano após ano, tendo existido uma pequena desinflação entre 1984 e 1987.

Balança Comercial

Este indicador reflete a diferença entre as exportações e as importações de um determinado país. Quando se encontra positiva, é benéfico para o país porque atrai moeda estrangeira e gera empregos no país exportador, incentivando a economia. Se for negativa, ou seja, quando o saldo é deficitário, não tem oportunidades para o país em causa.

        A Balança Comercial calcula-se através da seguinte operação:

[pic 9][pic 10]

        O próximo gráfico apresenta-nos o saldo da Balança Comercial em % do PIB, em Portugal registado em 1996 e 2014. [pic 11]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (371.3 Kb)   docx (742.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com