TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Por:   •  10/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FMU

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDADES

CURSO DE MARKETING

JANAINA DA SILVA NAVAIS

Diagnóstico organizacional – ESTUDO DE CASO DA EMPRESA ECO FRESH INDUSTRIA E COMÉRCIO LTDA

SÃO PAULO

2019

JANAINA DA SILVA NAVAIS

Diagnóstico organizacional – Estudo de caso da empresa Eco Fresh Industria e Comércio LTDA.

Trabalho apresentado no Curso de Marketing instituição de ensino superior FMU de São Paulo, como requisito para a realização da disciplina de prática profissional: Diagnóstico organizacional.

Orientador(es):  Prof. Andreza Tibana

SÃO PAULO

                                                         2019 

RESUMO

Os processos de um negócio estão diretamente relacionados ao seu funcionamento, seja pela execução ou elaboração de tarefas. Este trabalho teve como objetivo de identificar falhas e sugerir atos para melhorar os processos administrativos de uma empresa do setor alimentício, no município de Barueri, no São Paulo. O trabalho foi embasado em uma pesquisa qualitativa, tendo como forma um estudo de caso. Inicialmente foi realizado o diagnóstico organizacional pela identificação dos processos da empresa estudada. Foi realizada a coleta de dados através de entrevista exploratória e observação direta. Os dados obtidos foram triangulados com as classificações de processos, com a finalidade de identificação dos mesmos. Para análise e diagnóstico dos processos identificados foram utilizadas a ferramenta Matriz SWOT. A última etapa deste estudo foi à elaboração um plano de recomendações com o intuito de proporcionar um aperfeiçoamento nos processos engessados de gestão da empresa. Dentre elas se destacam a criação de um aplicativo/sistema para compras via web e a geração de lead eficiente a fim de aumentar a eficiência das vendas.

 

  1. INTRODUÇÃO

Micro e pequenas empresas têm a função fundamental de promover o crescimento econômico do país. Esses negócios ajudam a criar empregos e renda para a população, sendo uma das principais causas da redução das desigualdades sociais.

Segundo explicita Kuazaqui (2015, p. 6),


As empresas oferecem importantes contribuições à sociedade. Sob o ponto de vista econômico, contribuem para a criação da renda e, consequentemente, para o desenvolvimento que dela decorre. Sob o ponto de vista social, possibilitam, a partir do desenvolvimento econômico, a democratização de oportunidades e aprimoramento da população, que pode ter acesso a ensino e educação.

 Entretanto, manter uma empresa hoje em dia não é uma tarefa fácil devido a constantes mudanças e a alta competitividade do mercado. Com isso, é de suma importância que as empresas busquem sempre melhorar seus processos, a fim de melhor atender seus clientes oferecendo serviços ou produtos de alta qualidade e inovadores.

Em meio a diversas mudanças que acontecem constantemente nos cenários econômicos, políticos e sociais, é fundamental que as empresas estejam preparadas para enfrentar situações anormais que possam dificultar o alcance de seus objetivos definidos.

Assim sendo, a fim de melhorar os processos já realizados internamente na empresa para entregar produtos de qualidade aos consumidores a Eco Fresh Industria e Comércio LTDA tem a necessidade de revisar objetivos, e verificar se os processos de produção de seus produtos e serviços estão em completa harmonia resultado em mais clientes satisfeitos além de colaboradores realizados.

  1. Objetivos do trabalho

Identificar as possíveis falhas e iminentes falta de processos na empresa, analisada por meio do diagnóstico organizacional.

1.2 Objetivo específico

-  Realizar um esquema de recomendações em relação às viabilidades de melhoria.

- Analisar potencialidades e deficiências constatadas no diagnóstico.

- Identificar o perfil dos clientes

  1. DADOS DA EMPRESA

Localização: Alameda Araguacema, 78 - Tamboré, Barueri - SP, 06460-070

Nome: Eco Fresh Industria e Comércio de Alimentos LTDA

Porte: Pequena empresa

Produtos: Cremes de açaí e sorvetes em variados tamanhos de embalagem que vão de 55g a 10kg.

  1.  MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA

Segundo Oliveira (1999), a missão de uma empresa é uma forma de se traduzir determinado sistema de valores em termos de crenças ou áreas básicas de atuação, considerando as tradições e filosofias da empresa.

Missão: Ser referência de empresa global de alimentos feitos à base de frutas e com alta presença na cadeia produtiva.

Conforme Oliveira (1999), a visão pode ser considerada como os limites que os principais responsáveis pela organização conseguem visualizar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla

Visão: Ser reconhecida e admirada por nossa alta qualidade e oferecer a nossos clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento e responsabilidade socioambiental.

Os Valores, segundo Oliveira (2010), representam o conjunto dos princípios e crenças fundamentais, que fornecem sustentação para todas suas decisões.

Valores: Prioridade em manter a qualidade dos produtos, preocupados com o meio ambiente e a sociedade e prezar pelo respeito e honestidade com os nossos consumidores, clientes, fornecedores e colaboradores.

  1. ORGANOGRAMA ORGANIZACIONAL

[pic 1]

  1. FUNÇÕES DOS DEPARTAMENTOS DA EMPRESA

Processos do setor comercial e da logística:

• O setor comercial recebe pedido do cliente; coloca o pedido no sistema da empresa com o prazo e forma de pagamento, local de entrega e produtos que foi comprado pelo cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com