TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Organizacional

Por:   •  4/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.119 Palavras (13 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE NEGÓCIOS E HOSPITALIDADE

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

Diagnóstico organizacional – Colégio Nippo Ensino Médio

SOROCABA

2020

Diagnóstico organizacional – Colégio Nippo Ensino Médio

Trabalho apresentado no Curso de Tecnologia em Gestão Comercial na instituição de ensino superior Anhembi Morumbi de São Paulo, como requisito para a realização da disciplina de prática profissional: Diagnóstico organizacional.

Orientador(es):  Prof. Marco Antonio Costa Soares Junior.

                   

                                          SOROCABA

2020


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo elaborar um diagnóstico organizacional do Colégio Nippo Ensino Médio. Empresa do ramo educacional privado que atua em Sorocaba desde 2010. Na tentativa de identificar e auxiliar na criação e reformulação de ações e protocolos já realizadas pelo corpo de colabores, excluindo professores e focando principalmente nos departamentos de Marketing e Eventos, utilizou-se com referencial teórico pensamentos relacionados ao planejamento, administração, e análise de ambientes externo/interno. Por se tratar de um ramo de alta demanda, de grande concorrência, fez-se necessário a otimização dos seus custos e das atividades praticadas dentro do ambiente organizacional, principalmente por seus colaboradores. O resultado do trabalho apontou que o colégio está organizacionalmente caminhando dentro do planejado, a tempo de evitar que se perca esse crescente da concretização da efetividade do trabalho da equipe e de sua administração. Com base na análise SWOT, foi possível identificar as ameaças, oportunidades, pontos fracos e fortes, principalmente se tratando do ambiente interno, a ponto de propor mudanças à equipe de trabalho.

Palavras-chave: Diagnóstico Organizacional, Análise SWOT, Colégio Nippo.

LISTA DE FIGURAS 

Figura 1 – Organograma da empresa Colégio Nippo ........................................................        10

Figura 2 – Novo fluxograma – Núcleo de Comunicação ..................................................        16

LISTA DE ABREVEATURAS E SIGLAS 

KPI- Key performance Indicator

CPD – Centro de Processamento de Dados

        

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        8

1.1        Objetivos do trabalho        8

1.2 Objetivo específico        8

2.        DADOS DA EMPRESA        9

3.        MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA        9

4.        ORGANOGRAMA ORGANIZACIONAL        10

5.        DEPARTAMENTOS DA EMPRESAS E SUAS FUNÇÕES        11

6.        ANÁLISE SWOT        13

7.        PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES        15

8.        INDICADORES DE QUALIDADE        18

9.        CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        20

  1. INTRODUÇÃO

Quando se trata do ambiente organizacional de uma empresa, ainda que de pequeno porte, considera-se de grande complexidade a sua organização. Além disso, com as constantes transformações no mundo das organizações nos dias atuais, faz-se necessário que as empresas adotem diferentes ferramentas de gerenciamento que adequem o seu cotidiano. Por sua vez, com o auxílio dessas ferramentas e métodos para conhecer essas possíveis variáveis, é possível traçar planos de ação que interferem efetivamente no alcance dos objetivos e na melhoria da organização. Por se tratar de uma dessas ferramentas fundamentais, o Diagnóstico Organizacional também será a base do nosso estudo. 

O Diagnóstico Organizacional ajuda a desenvolver análises dos ambientes internos e externos das organizações, diagnosticando problemas e oportunidades mediantes o uso de ferramentas específicas, auxiliando na estruturação de processos e responsabilidades.

A estrutura deste trabalho inicia pela apresentação dos objetivos, geral e específicos. Os tópicos seguintes tratam respectivamente dos temas: diagnóstico organizacional da empresa, da identificação da missão, visão e valores, da identificação do organograma organizacional atual, seus departamentos e suas respectivas funções. O tópico seguinte é a análise SWOT, a metodologia que traz os métodos e instrumentos utilizados no estudo, seguida pelos resultados e discussão que contém os dados obtidos e sua análise focadas nos departamentos de Marketing e Eventos e Viagens. Por fim é apresentada as considerações finais incluindo as limitações, sugestões e aplicações.

  1. Objetivos do trabalho

Realizar o diagnóstico organizacional da empresa Colégio Nippo Ensino Médio, com intuito de identificar os pontos fortes e fracos, na tentativa de sugerir uma otimização de suas funções e reduzir o retrabalho diante das atividades.

1.2 Objetivo específico

Os objetivos específicos do trabalho:

  • Realizar diagnóstico organizacional da empresa
  • Utilizar análise SWOT para identificação das forças e fraquezas
  • Identificar departamentos que necessitem de reorganização organizacional
  • Apresentar soluções práticas
  1. DADOS DA EMPRESA

Colégio Nippo Ensino Médio está localizado na cidade de Sorocaba - São Paulo, no endereço: Rua Padre Luiz, 568 - Centro, CEP: 18035-011. Conta com uma estrutura física de: 12 salas de aula, 1 laboratório sendo de biologia e química, uma biblioteca, uma sala de estudos. Atualmente a sua capacidade máxima é de 200 alunos de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio e 40 funcionários, dentre os colaboradores administrativos e professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (286.7 Kb)   docx (178.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com