TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDER EM TEMPOS DE CRISE

Por:   •  16/2/2020  •  Artigo  •  4.660 Palavras (19 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 19

Nome da Revista

Vol. 01. , Ano. 01, Ano 2017

Autor

Wilson Carlos

wilsonprosperidade@gmail. com

Tutor

Erivelto Roberto Peixoto

Eriveltopeixoto1@gmail.com

EMPREENDER EM TEMPOS DE CRISE

RESUMO

Historicamente verifica-se que as nações passam por crises econômicas de tempos em tempos e o Brasil encontra-se dentro deste contexto. Neste trabalho busca-se discutir de que maneira o empreendedorismo pode promover o desenvolvimento econômico do país e como proporcionar uma melhor qualidade de vida dos profissionais e cidadãos. As tendências atuais apontam que futuramente as contratações com carteira assinada irão diminuir ou talvez até desaparecer. O empreendedorismo tem por objetivo visualizar oportunidades de negócios, buscar inovações, assumir riscos calculados cuja intenção será a obtenção de renda, o reconhecimento e o crescimento no mercado. Diante disso o desenvolvimento do espírito empreendedor tem ampliado o número de empresas distribuídas em todo o país e, dentre elas, as que mais têm demonstrado elevada participação da economia nacional são as Micro e Pequenas Empresas. Com isso o objetivo deste trabalho é identificar a importância do empreendedorismo como estratégia de negócio em tempos de crise.

Palavras-Chave: Empreendedorismo; Estratégia de negócios; Perfil empreendedor.

ABSTRACT

It has historically been verified that nations go through economic crises from time to time and Brazil finds itself within this context. This paper aims to discuss how entrepreneurship can promote the economic development of the country and how to provide a better quality of life for professionals and citizens. Current trends indicate that in the future, hirings with a formal contract will diminish or even disappear. Entrepreneurship aims to visualize business opportunities, seek innovations, take calculated risks whose intention will be to obtain income, recognition and growth in the market. Given this, the development of the entrepreneurial spirit has expanded the number of companies distributed throughout the country, and among them, the ones that have demonstrated the highest participation of the national economy are the Micro and Small Companies. With this, the objective of this work is to identify the importance of entrepreneurship as a business strategy in times of crisis.

Keywords: Entrepreneurship; Business strategy; Profile entrepreneur.

1. INTRODUÇÃO

Vive-se na atualidade um período de crise econômica, porém com a efervescência do capitalismo. É possível perceber a existência de uma competitividade voraz, norteada pela lógica darwiniana, em que sobrevive o mais forte e, por essa razão, o estímulo ao empreendedorismo é de suma importância para o crescimento econômico de um país. O empreendedorismo não é um assunto novo que surgiu tão logo apareceu a primeira ação inovadora. Embora no Brasil tenha começado a se desenvolver na década de 90 e não tenha parado mais de crescer, o país ainda caminha lentamente rumo ao fortalecimento do empreendedorismo como uma cultura nacional.

O empreendedorismo é primordial para o desenvolvimento de estratégias de negócios em uma empresa. A competitividade no mundo dos negócios entre as empresas tem crescido extraordinariamente, o que exige destes mecanismos que possam levá-las a se destacar no mercado. Segundo Dornelas (2003), o empreender significa fazer algo novo, diferente, alterar a situação atual e buscar, de forma contínuas, novas oportunidades de negócio, tendo como objetivo a inovação e a criação de valor.

No Brasil o empreendedorismo pode ser caracterizado de modo peculiar, ou seja, como empreendedorismo por necessidade. Países cuja economia encontra-se em variados níveis de desenvolvimento apresentam reduzido número de postos de trabalho e precisam urgentemente criar novos empregos e, frequentemente, faz-se necessário readaptar a mão-de-obra a novas ocupações e funções e paralelamente a isso é constante a requalificação de suas habilidades enquanto trabalhador.

Devido a necessidade de um emprego e a fim de garantir o sustento da família milhares de brasileiros são levados a se arriscarem no mundo dos negócios como a única forma de sobrevivência. Mas muitos não têm a cultura empreendedora necessária para conseguir gerir uma empresa ou um negócio próprio.

O empreendedor é um indivíduo que possui características como a perseverança, a energia, que estipula metas a seguir e tenta alcançá-las. É uma pessoa inovadora e criativa que conhece e gosta do que faz. De acordo com o Sebrae (2007), os empreendedores não são apenas provedores de mercadorias desinteressantes e que são motivados unicamente por lucro a curto prazo. Ao contrário, são pessoas ricas em energia que assumem riscos necessários em uma economia que está crescendo e produzindo. São eles que geram empregos, que introduzem inovações e estimulam o crescimento econômico.

O empreendedorismo exerce papéis importantes na empresa sendo primordial no planejamento, na tomada de decisões quanto a aquisição ou não de equipamentos e na perspectiva de futuro, levando em consideração os acontecimentos presentes e as metas traçadas.

2. O EMPREENDEDORISMO

Na atualidade é possível observar que o mundo dos negócios se apresenta cada vez mais competitivo e constantemente sofre mudanças. Para que as empresas consigam enfrentar estas mudanças e consigam se manter competitivas faz-se necessário que o empreendedorismo seja utilizado cada vez mais como estratégia de negócio que objetive explorar as oportunidades e satisfazer as necessidades dos clientes de maneira criativa e inovadora, assumindo riscos calculadamente, ou seja, enfrentando os desafios corajosamente e escolhendo alternativas de forma consciente.

Segundo Leite (2000), o empreendedorismo pode ser definido como uma criação de valor elaborada por pessoas e organizações que trabalhando conjuntamente implementam ideias usando a criatividade, a capacidade de transformação e o desejo de dominar os riscos.

Menezes (2003) explica que o empreendedor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com