TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fundamentos de Administração e Marketing

Por:   •  3/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 3

2.1 Fundamentos de Administração e Marketing

2.2Comportamento do Consumidor

2.3 Ética, Política e Sociedade

2.4 Economia

3 CONCLUSÃO 3

4 REFERÊNCIAS Erro! Indicador não definido.

1 INTRODUÇÃO

De origem alemã, a empresa tem o nome de seu fundado, Adolf Dassler, conhecido como Adi, o nome Adidas é a junção de Adi e das três primeiras letras do sobrenome. A empresa foi fundada em 1920 e produzia sapatilhas, em parceria com Rudolf Dassler, irmão de Adolf. Em 1948, devido a desentendimentos entre os irmãos, a empresa foi dividida e assim surgiu a rival, Puma. É possível observar que a Adidas teve seu inicio logo após a 1ª Guerra Mundial e passou pela 2ª Guerra Mundial, período em que o país estava em escombros e a Adidas retoma sua produção para diversas modalidades de esporte, com apenas 47 funcionários.

Atualmente a empresa distribui uniformes para algumas das grandes seleções do mundo (Argentina, Alemanha e Espanha), além de fornecer o vestuário de árbitros, chuteiras e bolas. É patrocinadora de grandes eventos como a FIFA e a UEFA e também fornece os materiais utilizados nas Copas do Mundo desde 1970. Tantos patrocínios, lançamentos, produtos com tecnologia inovadora e postura de funcionários qualificados só poderiam resultar em uma empresa forte no mercado em que atua, como podemos ver no texto de Thiago Terra, no qual entrevista Paulo Ziliotto, gerente de comunicação da Adidas no Brasil.

No trabalho que segue há a intenção de analisar como a Adidas, marca voltada ao setor de equipamentos desportivos, chegou a tão elevado patamar de aceitabilidade através de iniciativas que conquistam cada vez mais clientes.

Dentre estas iniciativas pode-se destacar a utilização de ferramentas como promoções, ponto de vendas e a internet como ponte de ligação entre a empresa e seus clientes.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Fundamentos de Administração e Marketing

É possível observar que o investimento no marketing é ferramenta chave da Adidas, que hoje chega no mercado cativando cada vez mais clientes. Investindo em qualidade de produtos e em promoções que atrai consumidores para conhecer a marca.

Qualquer estratégia de marketing, por excelência deve conter os 4 elementos básicos: preço, praça, produto e promoção.

Nota-se que ao se referir ao preço, é necessário que seja realizado a análise de seus concorrentes e o quanto seus clientes estão dispostos a desembolsar para adquirir os produtos elaborados pela empresa pois caso o produto tenha preços que sejam exorbitantes a empresa corre o risco de perder seus clientes que por sua vez pode migrar ou optar por novas marcas.

Outro fator que não menos importante de se elencar, é referente a praça, no qual deve-se verificar se os produtos estão dispostos de forma acessível aos seus consumidores e se aonde os produtos estão sendo disponibilizados encontram-se seus clientes de forma a facilitar o contato do produto com seus clientes fazendo uma ponte de ligação.

Com o mercado cada dia mais acirrado e com consumidores exigentes, isso faz com que as organizações venham a se aprimorar na técnica e na elaboração de seus produtos no que se refere a qualidade, design e tendências da moda, buscando sempre atender o mercado que cada dia se torna mais exigente e caso seus produtos venham tornar obsoletos, a empresa corre o risco novamente de perder seus clientes.

Existem várias formas de promoção que podem fazer que o cliente venha se aproximar mais dos produtos oferecidos pela empresa ou até mesmo barganhar novos clientes, no entanto, as promoções realizadas devem ser divulgadas de forma que o cliente venha a perceber que os produtos trazem benefícios para ele, ainda mesmo que seja preço, ou algo como qualidade do produto que talvez o cliente desconheça,

Ao ler o texto de apoio é possível observar que a Adidas faz o perfeito encaixe das peças deste quebra-cabeça, mas levando em consideração o item Promoção, nota-se que a Adidas faz grande uso desta ferramenta, pois faz uso de blogs para se aproximar de seu publico, faz eventos e festas para divulgação da marca e seus produtos, promove concursos que levam o participante para partidas de seus esportes favoritos.

O publico direcionado para divulgação dos produtos da Adidas são pessoas jovens, geralmente praticante de esportes.

2.2 Comportamento do Consumidor

Com o mercado cada dia mais concorrido, as questões que envolvem marketing exigem cada vez mais destes profissionais em buscar novos conhecimentos para que o seu produto tenha reconhecimento pelo público consumidor e que este venha se fidelizar com a marca realizando novas aquisições dos produtos elaborados pela empresa.

Organizações bem-conceituadas são notadas por sua logomarca ou até mesmo seu slogan o que faz a memória do consumidor associar á marca e por sua atenção voltada para o marketing que gera, sem dúvidas, satisfação de seus clientes e retorno o financeiro gerando o que podemos chamar de ganha – ganha.

A Adidas busca inovar e investir em pesquisas que mostram as características de consumidores de cada região e as tecnologias que se adaptam melhor ao seu dia a dia.

O planejamento estratégico da Adidas esta diretamente ligado ao perfil do consumidor, pelo qual são realizados pesquisas de tendências, comportamentos além de visitas aos vários países ao qual a Adidas possuem clientes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com