TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MARKETING DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE

Por:   •  6/10/2022  •  Artigo  •  6.016 Palavras (25 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 25

MARKETING DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE: o uso do aplicativo Portal Digital

Mestra: Norma Lúcia da Silva Uehara1

Orientador: Dr. José Waldo Martínez Espinosa

Co-orientadora: Dra. Sílvia Parreira Tannús

RESUMO

A internet é uma das tecnologias da informação que vem contribuindo para a expansão comercial das empresas e para realização do varejo online de produtos e serviços. Trata-se de uma estratégia que contribui para a melhoria de relacionamento entre empresas e clientes, pois possibilita acesso às linhas de produto, preços, condições de pagamento e financiamento, realização de compras e possibilidades de críticas e sugestões. Daí a importância de desenvolver uma pesquisa abordando a tecnologia digital como estratégia competitiva para as instituições financeiras. Assim este artigo teve como objetivo avaliar a contribuição do aplicativo Portal Digital no mercado bancário, focalizando-o como estratégia competitiva para a instituição financeira que o disponibiliza no mercado digital. Para o alcance desse objetivo foi realizado um estudo bibliográfico, abordando o parecer de diversos autores sobre estratégia competitiva e marketing digital. Também foi realizado um estudo de caso, envolvendo a participação de clientes que utilizam o aplicativo Portal Digital para a realização de suas atividades bancárias. Foi possível verificar que as tecnologias digitais exercem também um importante papel no relacionamento entre os bancos e seus clientes. Cada vez mais estes últimos encontram à sua disposição oportunidades para navegar no mundo bancário e realizar pesquisas online, comparando produtos, serviços, taxas e operações bancárias disponíveis nos sites de cada instituição financeira.

Palavras chaves: Estratégia de competitividade. Marketing digital. Portal Digital.

ABSCTRACT

The internet is one of the technologies of the information that has been contributing for the commercial expansion of enterprises and for completion of online retail products and services. It is a strategy which contributes to the improvement of the relationship between companies and customers, because enables access to product lines, prices, conditions of payment and financing, making purchases and possibilities of criticism and suggestions. Hence the importance of developing a research addressing the digital technology as a competitive strategy for financial institutions. Thus this article had as objective to evaluate the contribution of Digital Portal application in the banking market, focusing on it as a competitive strategy to the financial institution that offers in the digital market. For the scope of this objective was accomplished a bibliographical study, addressing the opinion of various authors on competitive strategy and digital marketing. Was also carried out a case study, involving the participation of clients that use the Digital Portal application for the realization of its banking activities. It was possible to verify that digital technologies also play an important role in the relationship between the banks and their customers. Increasingly the latter are at your disposal opportunities to navigate in the banking world and perform searches online, comparing products, services, rates and banking operations are available on the websites of each financial institution.  

Key words: Strategy competitiveness. Digital marketing. Digital Portal.

INTRODUÇÃO

A internet é uma das tecnologias da informação que vem contribuindo para a expansão comercial das empresas e para realização do varejo online de produtos e serviços. Trata-se de uma estratégia que contribui para a melhoria de relacionamento entre empresas e clientes, pois possibilita acesso às linhas de produto, preços, condições de pagamento e financiamento, realização de compras e possibilidades de críticas e sugestões.

Nesse novo cenário marcado pela evolução da tecnologia digital, Machado (2014) destaca o surgimento do marketing digital, o qual utiliza a internet como ferramenta de trabalho para divulgação dos produtos e serviços, preços, promoções, propagandas e distribuição.  Assim, entrar no mundo virtual para realizar compras era uma questão de interesse das pessoas; atualmente tornou-se necessidade, pois é impossível não acessar a internet para realização de pesquisas de preços, promoções, locais de vendas, escolha de novos produtos e/ou marcas.

Segundo Torres (2009), os gerentes de marketing das instituições financeiras devem entender, primeiramente, todo o contexto do marketing digital e, em seguida, planejar ações coordenadas eficientes, que estejam ligadas umas às outras e que uma ação contribua para que outra cresça e obtenha projeção. Antes de investir o primeiro centavo na internet, as instituições financeiras devem conhecer as ferramentas e tecnologias digitais, bem como, o comportamento do consumidor digital.

Daí a importância de desenvolver uma pesquisa abordando a tecnologia digital como estratégia competitiva para as instituições financeiras. A presença do consumidor digital nos programas disponíveis pelos bancos chama a atenção para a realização dessa pesquisa, pois busca melhores condições de acesso aos serviços bancários via online, utilizando as tecnologias digitais como instrumentos para o sucesso das instituições financeiras e da própria comunidade.

Outro fator que motiva o desenvolvimento desta pesquisa é que, mesmo sendo o Portal Digital um aplicativo de grande aceitação entre os clientes bancários, disponível na internet e de fácil acesso, é importante o desenvolvimento de uma pesquisa buscando o parecer dos usuários quanto às operações apresentadas nas janelas e barras de menu, à segurança oferecida pelo aplicativo, à interpretação das mensagens disponíveis para o desenvolvimento das operações bancárias, enfim, à sua contribuição para a disseminação da cultura do atendimento online.

Assim este artigo tem como objetivo geral avaliar a contribuição do aplicativo Portal Digital no mercado bancário, focalizando-o como estratégia competitiva para a instituição financeira que o disponibiliza no mercado digital. Os objetivos específicos são: definir estratégia de competitividade; destacar as características do marketing digital; identificar as principais características do aplicativo Portal Digital; apresentar os resultados obtidos através de um estudo de caso envolvendo a participação de clientes que utilizam este aplicativo para realização de suas atividades bancárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (265.9 Kb)   docx (167.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com