TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MARKETING E SUAS DIVERSAS FACETAS

Por:   •  10/7/2021  •  Dissertação  •  5.105 Palavras (21 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING DE SERVIÇO SOCIAL

GABRIELLE VITÓRIA DA SILVA RIBEIRO CARVALHO

        

O MARKETING E SUAS DIVERSAS FACETAS

                             

JACOBINA-BA

2021

O MARKETING E SUAS DIVERSAS FACETAS

Gabrielle Vitória da Silva Ribeiro Carvalho

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO- Este trabalho possui como proposta compreender o significado, os tipos, características, pontos positivos e negativos, e as diferenças do Marketing. Pretende-se, também, entender o que o Marketing significa para as instituições, a forma como ele é aplicado, e os resultados que podem trazer para as mesas, através de ações e trabalhos específicos para cada categoria de Marketing. Analisaremos, sob o ponto de vista humano, como as empresas utilizam alguns tipos de Marketing, mais especificamente os Marketings Social e Societal para colaborar e tentar dinamizar questões sociais e efeitos da poluição no meio ambiente, a lucratividade que pode trazer, os valores que se gera na sociedade e a fidelização de clientes. O objetivo deste estudo é, através de variadas pesquisas bibliográficas, constatar o grande uso do Marketing para o desenvolvimento das organizações/instituições, os tipos de Marketing mais utilizados e como impactam na sociedade, aprender também sobre os canais em que as tipologias de Marketing são aplicadas e a forma como a população passa a diferenciar empresas tradicionais das mais inovadoras e conhecer melhor, podendo optar por apoiar as mais atualizadas, devido seus objetivos estarem ligados a qualidade de vida da própria população e da preservação da fauna e flora.

PALAVRAS-CHAVE: Marketing. Social. Societal. Sociedade. Meio ambiente.


  1. INTRODUÇÃO

Durante os últimos anos, passamos por grandes avanços em diversos âmbitos: tecnológicos, comportamentais, financeiros, etc., e o termo marketing vem sendo usado desde a década de 70, se tornando cada vez mais popular e conhecido mundialmente, sendo dividido de acordo com as áreas específicas, através de variados termos: marketing político, marketing de varejo, marketing de serviços, endomarketing, marketing social, marketing societal, entre muitos outros.

O presente trabalho tratará, mais especificamente, sobre o conceito do Marketing Digital, suas funcionalidades, mecanismos e as formas como se apresenta no mercado, como são aplicadas, exemplos de empresas que a utiliza e de que forma, e as características desses tipos de marketing.

Será apresentado também, de forma mais particularizada com o Serviço Social, os Marketings Social e Societal, seus conceitos, descrições e as diferenças entre os mesmos, exemplos de empresas adotantes e as formas como são aplicadas.

Através desta abordagem, foi apresentado como objetivo conhecer um pouco mais desse assunto tão amplo e que te se tornado importante, cada vez mais, para que empresas e instituições continuarem a se desenvolver, juntamente com a sociedade, e mostrar os pontos positivos, principalmente, que esses tipos de marketings dispõem para todos: própria marca, sociedade, meio ambiente, etc.

Foi utilizado a pesquisa bibliográfica como forma de tornar uma pesquisa mais específica e concisa, com a oportunidade de se estudar e apresentar o tema através de diferentes visões, já que nesse tipo de pesquisa temos “o mundo em nossas mãos” por poder dispor de muitas fontes de informações.

  1. DESENVOLVIMENTO

Nos últimos anos, as ferramentas de informações e relacionamentos têm evoluído bastante, acompanhando o desenvolvimento e aprimoramento das tecnologias e mídias sociais. As empresas têm adotado essas tecnologias e as mídias sociais como forma de enaltecer suas marcas, seus produtos, conquistarem e fidelizarem consumidores, apoiados no chamado Marketing Digital.

Marketing Digital é o conjunto de estratégias utilizadas, através de mídias sociais (canais on-line, em tempo real), para estimular e engrandecer as empresas como um todo, sua forma de trabalho e atingir públicos alvos para seus produtos. Não é tão complicada a aplicação desse tipo de marketing, pois a internet, atualmente, é incorporada de uma forma tão grande que está envolvida em muita das nossas tarefas no dia-a-dia.

Em um tempo remoto, quando um indivíduo necessitava de um produto qualquer, ele só tinha a opção de, pessoalmente, comparecer em lojas/estabelecimentos para pesquisar sobre o preço e a qualidade desse produto, já nos dias atuais, como as pessoas permanecem conectadas às mídias digitais, e sua maioria, durante todo o tempo, basta acessar mecanismos de pesquisas, sem sair do lugar em que se encontra e ter acesso à totalidade de informações dessas empresas e produtos.

Essas ferramentas tem sua funcionalidade não somente para clientes conseguirem objetivos almejados, mas também para as próprias empresas coletarem dados e terem oportunidade de conhecerem o mercado, preços e qualidade dos produtos de seus concorrentes em suas particularidades e conhecerem também mais características, necessidades, vontades de seus possíveis clientes, para desenvolver mecanismos que se possam destacar dentre os concorrentes e no gosto do público.

As empresas precisam ter somente um pouco de cuidado e cautela, pois com a facilidade da internet, as informações são geradas de uma forma muito rápida, podendo ser alterada a todo instante, então, é importante que estas informações e coletas de dados sejam filtradas para que sejam mais precisas na hora de sua utilização.

O Marketing Digital pode se apresentar sob variadas formas, estratégias e técnicas, que podem ser divididas de acordo com o tipo, formato, atuação, etc., podem ser utilizadas de forma individual ou em conjunto de diversas para se alcançar os objetivos. Podemos destacar as que mais apresentam resultados positivos, normalmente:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (188.8 Kb)   docx (80.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com