TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing Azul

Por:   •  26/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.803 Palavras (20 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

Agosto/2021

[pic 4]

Elaborado por: João Pedro Casañas Boscolo (a54824255)

Disciplina: Marketing 0721-1_20  

Turma:  ONL021X0-ENFLISP04T2


Introdução

        O plano de Marketing a seguir foi elaborado para a empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras e tem como objetivo apresentar uma nova abordagem para a realidade que todas as empresas do setor aéreo enfrentam neste cenário de pandemia decorrente do novo coronavírus (COVID-19). Este cenário de pandemia, de restrições de viagens, aglomeração e atividades de uma forma geral teve um alto reflexo no turismo e empresas relacionadas ao setor. A redução drástica de locomoção, aumento de trabalho em regime de telepresença e até mesmo as medidas de distanciamento social forçaram que as linhas áreas diminuíssem a oferta de voos, a capacidade total de passageiros, o quadro de funcionários, e até mesmo a quantidade de aeronaves em regime de leasing (SILVA, ALVES, CRUZ, COSTA, 2021).

        O impacto foi tão alto, que no pior momento da pandemia, o setor operou apenas 6,8% de sua malha de voos, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), sendo ainda maior observando a demanda de voos internacionais, que caiu 93%, frente a 57% de queda da demanda doméstica, o que representou numa perda de receita de 77%, o que equivale a R$9,5 bilhões.

        Dado esta nova realidade que vivemos e a falta de previsibilidade de retomada total da atividade aos níveis anteriores à pandemia, demandam que as estratégias de marketing das empresas sejam readequadas e repensadas para os próximos meses e anos.

A estrutura deste plano de marketing está dividida da seguinte forma:

  1. Análise ambiental da empresa com matriz SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats)
  2. Pesquisa de mercado
  3. Análise competitiva da empresa com base nas 5 forças de Porter
  4. Proposta de comunicação de marketing

 


Desenvolvimento

  1. Análise ambiental da empresa

....

Figura 1 – Matriz SWOT

[pic 5]

                                Fonte: Autor (2021)

  1. Forças

Em pesquisa feita pelo portal Melhores Destinos a Azul foi apontada como uma das preferidas dos viajantes, o serviço de bordo e toda a experiencia em “voar azul”, como dito nas comunicações da empresa, são alguns dos principais pontos fortes da marca. Começando pelo sistema de entretenimento, uma parceria com a Sky, sendo o pioneiro em transmissão ao vivo durante o voo, dando total liberdade de escolha para aquele que opta viajar pela companhia. Quando comparada com as demais, a Azul desponta na frente.

O serviço de bordo, composto por mais de 12 opções de snacks e bebidas, o mais diversificado entre as companhias, também é um ponto forte da empresa, principalmente quando uma das concorrentes cobra pelo serviço e a Azul já inclui tudo no pacote. Outro fator de destaque da empresa é a malha área. A companhia, que hoje trabalha com mais de 100 destinos nacionais e internacionais, é a de maior cobertura dentre as concorrentes, realizando voos também em âmbitos regionais.

A companhia sempre casa suas ações de datas comemorativas com marcas conhecidas por seus clientes. Realizando ações com a Coca-Cola no Natal, Imaginarium no dia dos Pais e Tupperware no Dia das Mães. Saindo um pouco dos quesitos tangíveis da empresa, outro fator potencial é a sua imagem, considerada muito simpática e humanizada.

A utilização de modernas aeronaves da Embraer também é um dos diferenciais da empresa, que reconhecidamente são consideradas internacionalmente como seguras e eficientes. Além de serem equipadas com o que há de mais moderno em entretenimento a bordo, tanto nos modelos Embraer, quanto nos tradicionais Boeing e Airbus, o que proporciona um diferencial na comodidade do passageiro.

  1. Fraquezas

Embora a Azul já tenha ganhado diversos títulos por sua qualificação “Low Cost” – que significa oferecer atendimento e itens de primeira linha a um preço baixo – quando comparado com os preços das principais concorrentes que oferecem um serviço mais básico, o preço das passagens aéreas cobradas pela Azul em alguns destinos é mais elevado.

O Tudo Azul é basicamente um serviço simples de acumulação de vouchers, o que é considerado por muitos como limitado. O programa não apresenta a variedade de benefícios e trocas como o das concorrentes.

As ações promocionais da Azul são bem especificas com as datas comemorativas. Muitas vezes não apelando para a linha varejo que as demais trabalham, principalmente a Gol. O que acaba sendo visto com maus olhos, elencando a empresa como uma das que mais cobram no mercado e não realiza promoções.

  1. Oportunidades

O cenário de pandemia também pode ser explorado como oportunidade competitiva em relação aos concorrentes, principalmente no aspecto de segurança para o passageiro. Os protocolos sanitários padrões podem mitigar e muito a probabilidade de propagação do vírus, mas a sensação de vulnerabilidade e medo de um vírus ainda não totalmente compreendido pela comunidade científica podem se tornar potenciais aliados da companhia área que conseguir estabelecer protocolos inovadores e tecnologias novas para que o passageiro se sinta totalmente protegido.  Inovação e criatividade neste aspecto são os pontos chaves neste quesito, o que deve ser visto como um investimento de retorno em curtíssimo prazo.

Os hábitos do consumidor que já se acostumou com essa nova realidade também devem ser explorados. As ações de marketing focando a sensação de libertação de um confinamento forçado e anormal podem trazer um efeito positivo no emocional do potencial passageiro. Assim como a nova realidade do teletrabalho, onde é incentivado que o profissional trabalhe de qualquer lugar com a mesma produtividade que teria no escritório da empresa, que pode ser visto também como uma oportunidade de incentivar a mobilidade das pessoas mesmo em períodos de baixa temporada, abrindo novas possibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (479 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com