TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing e Vendas

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.717 Palavras (11 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 11

MARKETING E VENDAS

Professora:

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo IV

02/11/2014

RESUMO

Este paper resulta de uma pesquisa bibliográfica, e tem como objetivo geral abordar a relação do marketing diretamente com o cliente. O trabalho mostra que o marketing faz parte do nosso cotidiano, nele abordamos os 4 P´S e os 4 C´S comparando os dois modelos de marketing, sem o objetivo de mostrar qual o modelo é certo ou errado, mas concluindo que os dois modelos foram criados e adequados para a sua época. O importante do trabalho, é mostrar o marketing de relacionamento como peça fundamental para o sucesso empresarial, e reconhecer o papel fundamental que o cliente tem como comprador e na definição do valor que deseja. O trabalho vem com uma linguagem de fácil entendimento, mostrando que todos necessitam de marketing no local onde trabalham, e em suas vidas pessoais, de certa forma, este artigo é um marketing para iniciantes.

Palavras-chave: Marketing, Relacionamento e Cliente.

1 INTRODUÇÃO

Utilizamos a metodologia cientifica para desenvolver uma pesquisa, com abordagens, técnicas e processos, para formular e resolver problemas de conhecimento sobre marketing, pesquisamos autores renomados: KOTLER, KARKOTLI, COBRA, STANTON e GORDON, entre outros.

Este paper tem o intuito de atender o 5º semestre do curso de Gestão Comercial da Uniasselvi, escolhemos este tema para mostrar a importância de ter um bom marketing de relacionamento com o cliente, bem como a execução do conceito das políticas, produtos, abrangendo suas necessidades e desejos, ter o produto certo, com o preço certo, no lugar certo e no tempo certo, com a propaganda certa.

Será enfatizado o marketing de relacionamento e os 4 P´S (Produto, Preço, Praça e Promoção) e os 4 C´S (Cliente, Custo, Conveniências e Comunicação). Também será mostrada as vantagens em se trabalhar com essas ferramentas.

2 MARKETING DE RELACIONAMENTO

No mundo dos negócios, com certeza o marketing de relacionamento é o mais importante para obter sucesso nas negociações, não é suficiente apenas prestar serviços aos clientes; será preciso buscar a construção de um relacionamento.

Por dificuldades na construção de relacionamentos duradouros, e da importância destes relacionamentos nas empresas é necessário valorizar a competência de conquistar novos clientes, e a habilidade de reter os antigos. As empresas visam atender os clientes por um longo prazo, criando assim, um vinculo de confiança entre ambas as partes, são as estratégias de pós-marketing que farão a diferença na retenção e obtenção da lealdade do cliente, o marketing de relacionamento é baseado na premissa de que os clientes devem merecer atenção contínua.

O principal objetivo é a satisfação do cliente, através de qualidade, serviços ao cliente e pós-marketing, que pode ser entendido, como uma forma consciente e ampla de conduzir os negócios, oferecendo serviços de acompanhamento de alto nível no intuito de fideliza lós cada vez mais.

Segundo GORDON, Ian. Marketing de relacionamento. São Paulo: Futura, 1998, relata que o marketing de relacionamento “é o processo contínuo de identificação e criação de novos valores com clientes individuais e o compartilhamento de seus benefícios durante uma vida toda de parceria”. Esse marketing envolve compreensão, concentração e administração de uma colaboração contínua entre fornecedor e cliente.

O pós-marketing deve:

• Desenvolver ações de manutenção de clientes satisfeitos após a compra.

• Fazer todo o possível para que os clientes atuais repitam a compra na mesma empresa.

• Realizar mensuração contínua da satisfação dos clientes quanto às ofertas atuais, deixando-os conscientes de que estão sendo cuidadosos.

• Utiliza a informação coletada no planejamento estratégico.

É necessário que as empresas entendam que o marketing de relacionamento é um importante investimento para a empresa, por esse motivo, a empresa é beneficiada quando se preocupa e desenvolve uma estratégia de fidelização de clientes, podendo assim, atender melhor as necessidades e desejos destes. O marketing de relacionamento, é essencial nas organizações, é através dele que as empresas garantem melhor qualidade nos produtos ou serviços, maior oportunidade de crescimento, lucratividade, assim garantindo o sucesso da empresa.

Com isso, pode-se concluir que para manter o cliente, não basta a realização da venda; é preciso satisfazê-lo, saber administrar o relacionamento, pois para o cliente, a venda é só o começo.

2.1 EVOLUÇÃO DO MARKETING

O marketing contribui muito para o sucesso corporativo das organizações, as altas verbas que costumeiramente foram alocadas as atividades começam a ser questionadas: Os valores alocados nas ações de comunicação dirigida as marcas, cada vez mais caras; o custo das promoções de vendas que muitas vezes não passam de descontos entregues aos clientes; e os amplos departamentos de marketing que muitas vezes desenvolvem atividades burocraticamente, não mais atendem as novas necessidades de interações, entre fabricantes, varejistas e um novo ambiente de mercado (Brady; Davis, 1993)

De 1.950 até 1.970, a função do marketing era guiada pelo poder das empresas de produtos de consumo, todos os outros elementos como atacadista, varejistas, distribuidores e até os consumidores, foram excluídos da luta de domínio de mercado entre os produtores e detentores das marcas. Nesse período o marketing apoiou-se pelo poder em dois focos principais: o processo contínuo de inovação e o desenvolvimento do relacionamento com clientes e consumidores. O crescimento da penetração no mercado de bens duráveis como geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupas, dentre outros, gerou também uma demanda por outros produtos de consumo contínuo.

Através da televisão com os comerciais os fabricantes estabeleceram uma forma de relacionamento com os consumidores e é um custo relativamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com