TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing no Cotidiano

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.633 Palavras (15 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 15

MARKETING

Segundo Pride Et al 2001, tem como objetivo ser capaz de definir o marketing focado nos clientes, identificar termos importantes, inclusive mercado-alvo, mix de marketing, trocas de marketing e ambiente de marketing, tornar consciente do conceito e da orientação de marketing, compreender a importância orientado para valor, aprender sobre o processo de gerência e identificar seu papel na sociedade.

DEFINIÇÃO DE MARKETING

        “Marketing é definido como processo de criar, distribuir, promover e apreçar bens, serviços e ideias para facilitar relações de troca satisfatórias com clientes em um ambiente dinâmico, Para Pride Et al 2001”.

O FOCO NOS CLIENTES

        “Como compradores dos produtos que as organizações desenvolvem, promovem, distribuem e apreçam, são o ponto de foco de todas as atividades de marketing. As organizações tem que definir e criar os produtos de modo que possa satisfazer os clientes, Segundo Pride Et al 2001”.

[pic 1]

Fig. Componentes do marketing estratégico.

Marketing, Conceitos Estratégicos – William M Pride, O. C. Ferrel - 11º Edição (página 3)

PRODUTOS, DISTRIBUIÇÃO, PROMOÇÃO E PREÇOS

        “O marketing não é apenas publicidade ou venda de produtos, nele se desenvolve e gerencia produtos que satisfará as necessidades dos clientes. Tem como foco fazer com que o produto esteja disponível no lugar certo e a um preço aceitável para os compradores. Necessita de informações que ajudem os clientes a determinar se o produto satisfará suas necessidades. Tudo isso é planejado, organizado, implementado e controlado para atender os desejos dos clientes, no mercado alvo. Essas atividades são conhecidas como produção, distribuição, promoção e apreçamento como o mix de marketing, pois decidem que tipo de cada elemento será usado e em que volumes, De acordo com Pride Et al 2001”.

        O mix de marketing esta envolvido com diversas variáveis, sendo elas:

A variável do produto. “Segundo Pride Et al 2001, Esforços de marketing bem sucedidos resultam em produtos que se tornam parte da nossa vida cotidiana. A variável do produto lida com a pesquisa das necessidades do cliente e o projeto de um produto que o satisfaça”.

A variável Distribuição. “De acordo com Pride Et al 2001, p. 6, para satisfazer os clientes, os produtos precisam estar disponíveis no tempo certo e nos locais convenientes”.

A variável de Promoção. “Para Pride Et al 2001, essa variável se relaciona com atividades usadas para informar indivíduos ou grupos sobre uma organização e seus produtos. A promoção pode aumentar a consciência do publico sobre uma organização e sobre produtos novos ou existentes”.

A variável de Preço. “Segundo Pride Et al 2001,p. 6, tem a ver com decisões e ações associadas ao estabelecimento de objetivos e políticas de apreçamento e com a determinação dos preços dos produtos”.

O CONCEITO DE MARKETING

“Para Pride Et al 2001, uma organização deve tentar oferecer produtos que satisfaçam a necessidade dos clientes por um conjunto coordenado de atividades que permitem que a organização alcance suas metas. O foco principal é a satisfação do cliente. Focaliza a analise dos clientes, analise da concorrência e integração dos recursos na empresa para dar ao cliente valor e satisfação”.

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING

        “De acordo com Pride Et al 2001, p. 8, pode parecer uma abordagem óbvia para a empresa funcionar. Porém, as pessoas de negócios nem sempre acreditaram que a melhor maneira de vender e lucrar é satisfazer os clientes”.

[pic 2]

Fig. A Evolução do Conceito de Marketing.

Marketing, Conceitos Estratégicos – William M Pride, O. C. Ferrel - 11º Edição (página 9)

A orientação para o produto

        “Segundo Pride Et al 2001, p. 9, durante a segunda metade do século XIX, a Revolução industrial estava a pleno vapor nos Estados Unidos. Eletricidade, transporte ferroviário, divisão de trabalho, linhas de montagem e produção possibilitavam a produção com mais eficiência”.

A orientação para vendas

        “De acordo com Pride Et al 2001, p. 9, por volta do ano de 1920, a forte demanda por produtos diminuiu, e as empresas se deram conta de que teriam que “vender” produtos aos compradores. A partir disso, as empresas passaram a ver as vendas a principal fonte de lucros, e esse período teve uma orientação para vendas”.

A orientação para o marketing

         Em 1950, empresários passaram a notar e a entender que a produção eficiente e promoção em larga escala não garantiam vendas sem saber o que realmente cada cliente deseja, a partir disso foi alterado o processo para conhecimento e depois produção.

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE MARKETING

        “Segundo Pride Et al 2001, p. 107, a pesquisa de marketing compreende o projeto, a coleta, a interpretação e o relatório sistemáticos de informação para ajudar os profissionais de marketing”.

A finalidade dessa pesquisa é compreender as necessidades e desejos dos clientes, oportunidades de marketing e modificar atitudes padrão dos clientes, com isso a empresa consegue captar melhor as oportunidades, a saber se novos produtos terão potencial e a definir a viabilidade de uma determinada estratégia de marketing.

 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Compreendendo o processo de planejamento estratégico

        “De acordo com Pride Et al 2001, p. 21, através do processo de planejamento estratégico, uma empresa estabelece a missão e as metas organizacionais, a estratégia corporativa, os objetivos de marketing, a estratégia de marketing, e finalmente um plano de marketing”. (Cópia)

        O processo começa com um estudo dos pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças dentro do ambiente de marketing da organização. Com resultado desse estudo a empresa consegue revisar e desenvolver novas estratégias para alcançar suas metas pré-estabelecidas.

GERENCIA DE MARKETING

        “Para Pride Et al 2001, p. 12, a gerência ou administração de marketing é o processo de planejar, organizar, implementar e controlar as atividades de marketing para facilitar as trocas de maneira eficaz e eficiente”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (494.9 Kb)   docx (477.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com