TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE MARKETING

Por:   •  20/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.208 Palavras (9 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 Maio/2019

[pic 4]


Elaborado por: Vinicius Ferraz de Andrade        

Disciplina: Marketing

Turma: Gestão Empresarial


Introdução

O objetivo do presente trabalho é apresentar um Plano de Marketing para TV Globo com ações tangíveis que irão contribuir para que empresa alcance suas metas de acordo com sua estratégia. Como se trata de uma empresa que possui mais de 50 anos no mercado de comunicação com diversos produtos, o estudo buscou focar no novo formato de distribuição de conteúdo. Desta forma, é provável que outras ações de marketing ligadas a produção não estejam contempladas nesse Plano.

O Plano de Marketing será baseado em análises do microambiente e macroambiente, identificando principalmente os impactos gerados pelas mudanças do mercado tendo em vista a competitividade de empresas concorrentes. Assim, será elaborada uma proposta de comunicação baseada em ações de inteligência de marketing.


Desenvolvimento

A TV Globo é uma empresa com mais de meio século no mercado de mídia, líder no mercado de TV aberta, um dos principais meios de publicidade no Brasil. Porém, ao longo dos últimos anos esse cenário vem mudando por conta do advento e novas tecnologias e mudanças sócio culturais que criaram um novo modelo de negócio que trouxe para o mercado novos players. Sentindo os impactos dessa mudança de ambiente, a TV Globo vem buscando novas formas de se comunicar fazendo a manutenção e geração de clientes, desenvolvendo o formato de distribuição de conteúdo.

  1. Análise ambiental da empresa,

Ambiente Interno

  1. Clima organizacional;

As últimas Pesquisas de Clima realizadas na TV Globo vêm mostrando melhoras na favorabilidade da sua equipe, principalmente na área de Tecnologia que é um grande propulsor de inovações. Em geral, em 2017, a empresa teve resultados 10% maiores que o mercado.

[pic 5]

  1. Tecnologia disponível na empresa;

Por possuir uma grande área dedicada a Tecnologia, a empresa possui um longo histórico em inovação tecnológica. Hoje possui tecnologia adequada para atender as demandas do mercado consumidor e manter sua jornada de inovação digital. Quanto a parte de produção possui uma atuação consistente em 4K. Para parte de transmissão, a empresa possui uma estrutura de TV aberta digital e sobre IP, VOD – Video on demand que precisa ser mais desenvolvida.

  1. Recursos humanos disponíveis

A empresa possui 12.000 colaboradores com as mais diversas atuações profissionais. Eles estão dispostos em vários pontos não só no Brasil, mas em grandes cidades pelo mundo. Dentro de empresa existem vários programas de renovação (programas como estagiar e treinee) e preparação das equipes (Academia de Tecnologia, Oficina de Reportagem e Academias de Lideranças) que em resumo, são programas que visão desenvolver equipes e gestores.

4.         Recursos financeiros.

Possui diversos ativos que precisam de ser renovados por obsolescência tecnológica com o passar de poucos anos, isso exige um reinvestimento alto dos seus lucros para manutenção do parque. Seus recursos financeiros principais provém de anunciantes que pagam para exibir suas marcas junto aos conteúdos produzidos e exibidos pela TV. Os valores pagos por esses anunciantes vêm sendo reduzido pela entrada de novos concorrentes no mercado.

Ambiente externo:

  1. Fatores políticos;

Um dos fatores políticos que pode impactar a TV Globo é a não aprovação da reforma da previdência que segundo especialista elevará a cotação do dólar, diminuindo a capacidade de investimento das empresas.

  1. Fatores econômicos;

Com o alto índice de desemprego e baixo crescimento do PIB, o poder aquisitivo faz que anunciantes busquem novas formas mais baratas de anunciar suas marcas em relação a TV. Isso acarreta em diminuição nas receitas e de investimento dos acionistas na própria empresa.

  1. Fatores sociais;

Como a TV Globo é uma empresa de comunicação que fala com “100 milhões de uns”, ele possui muitos seguidores na TV aberta, fechada e no digital, incluindo as redes sociais. A empresa tem diversos projetos sociais que elevam a marca. Porém, nem sempre essa audiência está de acordo com as ideias colocadas pela empresa, o que gera rejeição da audiência.  

  1. Fatores culturais

Nos últimos anos as pessoas estão mudando a forma de consumir conteúdo, dado a evolução tecnológica. Hoje em dia não é mais necessário estar na frente da TV no exato momento que o conteúdo está marcado para ser exibido para que o telespectador possa assistir. Existem inúmeras formas de assistir o conteúdo desejado, na hora desejada.

5.    Fatores tecnológicos

A tecnologia tem mudado muito a forma que as pessoas assistem televisão, hoje o conteúdo da TV pode ser assistido em diversas telas, porém com algum atraso e maiores chances de perda de qualidade. Com a evolução da internet, passaremos a usar redes 5G que são mais rápidas, com isso a experiência do usuário em assistir um conteúdo via internet será tão bom quanto, ou melhor, em relação a TV tradicional.  

Análise de SWOT

Fatores Positivos

Fatores Negativos

Fatores Internos

  • Líder no mercado de TV aberta – crédito com consumidores e fornecedores
  • Tem audiência de 100 milhões de usuários por dia
  • Marca da empresa reconhecida e valorizada no mercado nacional e internacional
  • Equipes com índices de engajamento acima do mercado
  • Possui tecnologia de ponta e know-how para suportar suas atividades

  • Possui um parque de equipamentos muito grande que precisam ser renovados por obsolescência da tecnologia, demandando investimento
  • Necessita de investimento alto em treinamento de equipes nas mais variadas funções
  • Estrutura hierarquizada que gera lentidão nas informações e tomadas de decisão.

Fatores Externos

  • Uso da plataforma de Vídeo on demand para aumentar a receita com a venda de conteúdos exclusivos
  • Entender o que cada 100 milhões de preferem consumir e ser assertivo na oferta de algum produto
  • Redução nos custos operacionais através de novas tecnologia gerando eficiência operacional

  • Sofre críticas e rejeição por parte de seus consumidores e pessoas públicas.
  • Mudanças na forma de consumo de mídias do modelo tradicional para conteúdos via streaming e redes sociais, principalmente pelas novas gerações
  • Entrada de concorrentes externos com grande potencial
  • Aumento no valor do dólar gerando assim um maior custo em investimento
  1. Pesquisa de mercado e possíveis resultados,

Falando do mercado B2C (business to consumer), observando algumas reportagens sobre pesquisas na internet, dado que não foi possível fazer pesquisas primárias sobre o mercado de TV aberta, é notado uma queda nos números de audiência a cada ano que passa, pois com o advento do conteúdo digital o mercado de streaming vem crescendo e tomando o espaço da TV aberta. Sendo necessário entender o porquê dessa mudança de comportamento do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (401 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com