TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE MARKETING

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE TECNOLOGIA ESTÁCIO DE SÁ CURITIBA

MARKETING

PLANO DE MARKETING

MARIA MARIA SOLUÇÕES EM FOOD SERVICE

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Gestão Estratégica de Marketing, ministrada pela

Profª. Isadora Tonet Assad.

Curitiba, 15 de abril de 2019.

CURITIBA

2019

________________

1. Resumo Executivo:

A Maria Maria Soluções em Food Service é uma fabricante de produtos de panificação industrial, de alimentos e pratos prontos congelados e tem como objetivo desenvolver, produzir e comercializar soluções em Food Service com máxima qualidade e atendimento dinâmico.

A empresa foi fundada em 2001, atua há 18 anos no mercado e possui parcerias com a Pizza Hut, Batel Grill, SESI entre outras empresas e fornece produtos com segurança e máxima qualidade atendendo ao programa PAS (Programa de Alimentos Seguros), mantendo o sabor e o carinho das receitas feitas em casa. Oferece aos seus clientes a oportunidade de produzir produtos personalizados com acompanhamento técnico durante todo o processo. Entre os desafios encontrados destaca-se a produção de produtos que envolvam o uso de frutas frescas ou demandem a finalização da sobremesa no cliente, neste caso as dificuldades encontradas inviabilizaram a continuidade da produção destas sobremesas, como foi o caso do projeto do bombom de morango cujo projeto foi em parceria com o Batel Grill.

A Maria Maria foi fundada em âmbito familiar com a colaboração de esposa e filhos. Atualmente a gestão é centralizada no José Sérgio que é responsável pela tomada de decisões.

Está localizada em Curitiba, em uma área de 400m², onde são produzidas cerca de 15 toneladas de alimentos por mês. A equipe é formada por uma rede de 30 colaboradores que atuam na área de produção, área administrativa e logística.

A fábrica tem produção em apenas um turno, automação, controle de estoque e armazenagem, manutenção de equipamentos e auditoria em segurança do trabalho. É uma empresa preocupada com inovação, buscando sempre adquirir novos equipamentos para otimizar o processo de fabricação e garantir padronização dos produtos.

A linha de produtos é composta por mais de 70 itens (salgados e doces) congelados com receitas exclusivas. As sobremesas são comercializadas nas versões inteira, no tamanho baby, fatiada, embalada uma a uma e em formato de mono porção. Os salgados podem ser pré-assados ou congelados, comercializados em pacotes com 12 unidades. A logística de distribuição abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

2. Análise da situação

2.1 Resumo do mercado

Segundo uma pesquisa organizada pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), cerca de 70% das pessoas consomem doces depois das principais refeições. Embora as sobremesas sejam importantes para o faturamento de um restaurante, existem muitos cozinheiros que não contam com confeiteiros em seus negócios.

2.1.1 Demografia do mercado: a logística de distribuição abrange os estados do Paraná e Santa Catarina, e nas capitais dos estados do RJ, SP e MS do ramo alimentício, como restaurantes, postos de combustível, cafeterias e bares.

2.1.2 Necessidades do mercado: as ofertas dos produtos são majoritariamente sobremesas e salgados tradicionais, com o objetivo de satisfazer um público mais amplo. Por tratarem-se de produtos terceirizados precisam ser de fácil entendimento para o revendedor ao explicar para o consumidor final.

2.1.3 Tendências do mercado: visando o mercado exigente e que anseia por novidades, a Maria Maria vai otimizar o processo de lançamento de novos produtos, diminuindo o intervalo atual entre as suas criações que é de cerca de 1 ano para 6 meses. Estes novos produtos entrarão em uma linha “rotativa” de lançamentos onde os produtos que tiverem maior sucesso poderão retornar ao mercado e até vir a fazer parte do cardápio fixo da Maria Maria.

2.2. Análise SWOT

2.2.1 Forças - Alta qualidade, segurança alimentar, fornecimento constante e imediato, oferta variada dos produtos, credibilidade no mercado.

2.2.2 Fraquezas - Produtos perecíveis, fechar parcerias com fornecedores confiáveis, inviabilidade de trabalhar com frutas frescas da estação.

2.2.3 Oportunidades - Linha específica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com