TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE MARKETING

Por:   •  11/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE MARKETING

Fevereiro de 2021

Elaborado por: Daniel Fernando Barreto de Andrade Lima

Disciplina: Marketing

Turma: 0121-1 35

Introdução

O presente trabalho é a elaboração do Plano de Marketing do HVISÃO – Hospital da Visão de Pernambuco, que atua no ramo oftalmológico em Recife-Pernambuco.

O presente Plano foi baseado, apenas, na coleta de informações disponíveis em meio eletrônico (site, redes sociais) e, portanto, possui objetivis apenas e simplesmente acadêmico.

Apresentaremos, a seguir, os seguintes pontos:

(i) análise ambiental da empresa,

(ii) pesquisa de mercado e possíveis resultados,

(iii) análise competitiva e

(iv) proposta de comunicação de marketing

Desenvolvimento

O Hospital da Visão de Pernambuco foi fundado há mais de 10 anos pelos sócios Dr. Álvaro Dantas, Dra. Ana Cristina Amaral, Dr. Fernando Cunha, Dr. João Vilaça e Dr. Francisco Lobato, posteriormente com a entrada da Dra. Nara Galvão e Dr. Lucio Maranhão.

O HVISÃOfoi concebido com ideal de excelência no atendimento dos seus clientes, aliado com tecnologia de última geração, tendo sua equipe com média maior do que 20 anos de experiência em diversas áreas oftalmológicas como regração, lentes de contato, glaucoma, catarata, cirurgia refrativa, córnea em suas diversas áreas.

O HVISÃO está localizado em Recife, Pernambuco, em uma área de mais de 1.200m2 com consultórios, bloco cirúrgico, salas de exames e salas de espera/recepção para promover o atendimento de seus pacientes de maneira confortável e segura.

ANÁLISE AMBIENTAL

No que se refere ao Macroambiente, o HVISÃO está sujeito as seguintes influências:

1) Forças demográficas

a. O público-alvo do Hospital é de amplo espectro, pois atinge todas as faixar etárias, já que o tratamento e acompanhamento oftalmológico é necessário para todas as idades, etnias, classes sociais, escolaridade, etc.

2) Forças Políticas

a. Assim como todas as empresas mundiais, o HVISÃO te uma dependência muito grande dos fatores políticos, tanto no que se refere a produtos utilizados em suas cirurgias (importações, empresas de fornecimentos de insumos médicos), planos de saúde (qualquer mudança em políticas de saúde e em regras advindas da mudança de Leis, impacta diretamente nos trabalhos do Hospital).

3) Forças Tecnológicas

a. A tecnologia, na área da saúde, tem passado por constantes mudanças, novos equipamentos, remédios e suprimentos vem diariamente trazer mais segurança e conforto para os pacientes. O HVISÃO deve estar constantemente atento para não ficar defasado devidos a estas forças externas.

Em relação ao Microambiente podemos destacar os seguintes pontos que consideramos mais importantes a serem levados em consideração:

1) Fornecedores

a. Os fornecedores de insumos para as cirurgias e os equipamentos são controladores dos valores, aos quais o HVISÃO não possui nenhum controle. Estes valores estão sujeitos a influência política e/ou econômica.

2) Concorrentes

a. Há, hoje em dia, uma série de Hospitais oftalmológocos na cidade do Recife, e mesmo no Brasil todo, e, deve-se estudar o que os mesmos estão fazendo afim de se aumentar a fidelização e a quantidade de pacientes.

ANÁLISE COMPETITIVA

Para análise competitiva, resolvemos elabora uma matriz swot do HVISÃO

1) FORÇAS

• Experiência do corpo médico;

• Qualidade no atendimento;

• Conforto das instalações;

2) FRAQUEZAS

• Dependência de intermediários para fornecimentos de insumos;

• Quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com