TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE MARKETING

Por:   •  11/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.868 Palavras (16 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 [Fevereiro/2021]

[pic 4]

Elaborado por: Lucas Collioni de Fraga

Disciplina: Marketing

Turma: 0121-1_19


  1. Introdução

Frente a um cenário cada vez mais dinâmico, as empresas precisam ser mais adaptáveis em suas estratégias e o marketing é um dos meios mais assertivos para isso. Não só o dinamismo, também a pandemia corroborou para que diversas empresas se reinventassem e trouxe uma oportunidade de refletir sobre como será o futuro.

Neste contexto, procurou-se fazer um estudo sobre o marketing e a comunicação atualmente propostos pela Mutant, pesquisando, compreendendo e refletindo se a estratégia utilizada é a mais adequada ou ainda, se existem oportunidades de potencializa-la. Os meios avaliados foram o seu site oficial, notícias disponíveis na internet e suas mídias sociais.

Este estudo também contempla análises sobre o macroambiente e seus impactos, microambiente e oportunidades e a concorrência e suas comunicações. Por fim, foi elaborado um plano de marketing que visa adequar os movimentos da empresa com as estratégias dispostas no marketing.


  1. Análise ambiental
  1. Sobre a empresa

A Mutant é uma empresa de tecnologia, inteligência de dados, customer experience e implementação e gestão de interações que atua no modelo B2B conectando empresas aos seus consumidores através de jornadas personalizadas e humanizadas. Um dos seus produtos/serviços mais reconhecidos é o de URA (unidade de resposta audível) humanizada, que também é chamado de atendimento eletrônico. A Mutant foi a pioneira na humanização deste tipo de interface e busca através desta humanização conectar de forma simples, objetiva e prática as necessidades que o consumidor possui para/com a empresa a qual contratou algum serviço. Nos últimos anos a Mutant ampliou significativamente o seu portfólio de atuação, adquirindo outras empresas e fazendo grandes fusões, tornando-se um clã de empresas digitais.

  1. Serviços oferecidos

Apesar de ser amplamente reconhecida em um nicho específico de atendimentos eletrônicos (URA) de forma humanizada e este ser o seu “carro chefe”, a Mutant vem ampliando cada vez mais as suas atividades e atualmente também atua com a construção, manutenção e suporte de aplicativos e sites, realiza monitorias de atendimento com ênfase em melhoria contínua, atendimentos via chatbots e inteligência cognitiva (IA). Ela também presta consultoria no ramo de design e customer experience.

O foco da empresa é não somente entregar um produto, mas sim construir uma parceria atrelada a performance de indicadores e melhoria contínua mantendo assim, um contato íntimo e diário com o seu cliente contratante, transformando este produto em um serviço.

  1. Situação atual

Em seu site, a Mutant traz um vídeo onde se apresenta como uma empresa robusta e ágil, apostando na aceleração digital e aceleração de resultados através da criação de novas tecnologias e experiências baseadas no que o consumidor e a empresa precisam. Não fica claro porém os meios pelo qual ela faz esta aceleração e a afirmação “Para nós tudo é possível” dá a impressão que a empresa fará qualquer coisa para acelerar estes resultados. Talvez esta não seja a melhor definição para representar o comprometimento da empresa com os resultados.

Também não foi encontrando com clareza, questões relacionadas ao omnichannel, que é um tema relevante para o meio. Outras empresas do ramo estão diretamente focadas neste princípio e podem transparecer que estão a frente.

Um ponto bastante positivo é a valorização que a empresa possui em relação à diversidade de pessoas. Ela se apresenta como empresa moderna e disruptiva onde todos têm voz e lugar e isso chama a atenção do público jovem.

Em geral, a empresa tem uma comunicação bastante inspiradora e muito bem produzida. O ponto de fragilidade é que esta acaba sendo muito conceitual. Existem 3 cases de sucesso que tentam apresentar resultados reais do trabalho da empresa, mas a ausência de elementos gráficos, faz com que não sejam muito chamativos.

O ponto notável é de que a empresa está ampliando a sua visibilidade, dados os investimentos em ações de responsabilidade social, presença forte em redes sociais, lançamento de uma linha de roupas e acessórios com a cara da marca e investimentos em campanhas de visibilidade do grande público.

  1. A missão

A Mutant tem a proposta de empresa descolada e a sua missão não é explicitada através de um texto e sim por um vídeo que mostra o seu propósito em ser forte, robusta que encara os problemas e pessoas, atuando com paixão, criatividade e muito suor. Em súmula, absorvendo os diversos bordões presentes no site (“Mutant. Never settle” e “Business performance”) pode-se resumir que a missão da Mutant é ajudar empresas a ter uma performance mais eficiente, através de jornadas e experiências positivamente marcantes.

  1. Valores da Mutant

No quesito valores a Mutant deixa bem explícito, sendo eles:

A VERDADE É INEGOCIÁVEL

A gente cumpre promessas, joga limpo e é transparente. Aqui, ser verdadeiro é a maior das virtudes. Fortalece laços que nos levam mais longe.

FAZER É MELHOR QUE FALAR

Desafiamos o status quo. Provocamos revoluções. Ideias só valem quando são testadas, implementadas e resolvem problemas reais das pessoas e do mundo.

COM TODOS, POR TODOS

Nosso objetivo é o objetivo de todos. Ser Mutant é entender que cada um faz parte de algo maior. Somos e nos sentimos parte de um grupo, de um clã, de uma família.

  1. Diferenciais competitivos

Por ser pioneira na humanização de interfaces digitais a Mutant possui uma metodologia própria, além de contar com diversos especialistas de comunicação, design, customer experience (CX) user experience (UX) e business performance em seu time. Todos eles atuando em sinergia para gerar o melhor resultado para os clientes e consumidores finais.

  1. Análise do ambiente interno e externo
  1. Macroambiente

Por atuar no segmento B2B o seu público alvo são outras empresas de (normalmente de médio e grande porte) que tenham necessidade de um canal de relacionamento recorrente com seus clientes. Em geral as empresas que atendem essas características são empresas prestadoras de serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (479.2 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com