TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE MARKETING

Por:   •  22/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

COBASI

 10/2020

Elaborado por: Débora dos Reis Krás Borges

Disciplina: Marketing

Turma: 0820-0_3


Introdução

Nos dias atuais, nos deparamos com um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, onde é preciso muito mais do que simplismente produzir/desenvolver produtos e/ou serviços. A empresa precisa estar em constante atualização, focar no seu público alvo, renovar, se destacar, promover estratégias que mantenham os seus clientes satisfeitos e fidelizados.

A Cobasi (Comércio de produtos básicos e industriais) possui 35 anos de mercado, iniciando as suas atividades em São Paulo, com uma agropecuária e como pioneira a oferecer produtos para pequenos animais, em uma época em que o mercado pet era pouco expressivo no Brasil.

Para que uma empresa atinja os seus objetivos e se mantenha em alta no mercado é imprescindível um bom planejamento de marketing, visando períodos futuros. Com isso, no plano de marketing da Cobasi, serão exploradas as seguintes etapas: análise ambiental da empresa, pesquisa de mercado, análise competitiva e uma proposta de comunicação de marketing.


Desenvolvimento

  • Análise ambiental da empresa: para realizar uma análise ambiental, podem ser identificados alguns fatores importantes que auxiliam na estruturação do planejamento, entre eles, são identificados fatores externos e internos da empresa:

Fatores Externos

Oportunidades

Ameaças

Crescimento do número de pets por família no Brasil

Aumento da concorrência

Aumento no consumo de produtos pet

Crises econômicas onde o consumo para pet deixe de ser prioridade

Demanda por serviços veterinários de qualidade/confiança

Poder de escolha dos clientes por outras empresas devido a grande quantidade de mercados pet

Fatores Internos

Forças

Fraquezas

Imagem sólida no mercado

Poucas lojas com atendimento veterinário

Possui mais de 100 lojas espalhadas pelo Brasil

 Alguns nichos de vendas desconhecidos pelos clientes

Pioneira no conceito de Shopping para animais

Atraso na entrega de produtos

  • Pesquisa de mercado e possíveis resultados:

Sabe-se que o mercado pet cresce a cada ano no Brasil, atualmente esse nicho de mercado vem se destacando mais a cada dia, muitas famílias optam inclusive, por adquirir um pet e não ter filhos. De um tempo para cá vem ocorrendo a chamada “humanização dos pets” onde são considerados membros da família e merecem toda atenção, carinho e cuidado com a sua saúde e bem estar. Sendo assim, a diversificação de produtos e serviços para animais de estimação é um dos negócios em potencial.

O crescimento da população de animais domésticos no Brasil aumenta a cada ano, chegando até 2019 em 141,6 milhões, sendo 55,1 milhões de cães, 40 milhões de aves canoras e ornamentais, 24,7 milhões de gatos, 19,4 milhões de peixes ornamentais e 2,4 milhões identificados como outros (coelhos, por exemplo).

Em consequencia do aumento da população de animais domésticos e dos mercados pets, o faturamento da indústria pet no Brasil em 2019 chegou a 22,3 bilhões divididos em três segmentos: 73,3% pet food, 18,4% pet vet e 8,3% pet care.

Segundo Nelo Marracini, vice-presidente de comércio e serviço do Instituto Pet Brasil, o setor pet não retraiu em nenum momento dos últimos anos, nem nas fases mais agudas da crise econômica e atualmente o Brasil se tornou o segundo maior mercado de produtos pet com 6,4% de participação global, pela primeira vez acima do Reino Unido (6,1%) perde apenas para os Estados Unidos que tem assombrosos 50% do mercado.

  • Análise competitiva:

Atualmente, apenas a rede Petz é considerada concorrente da Cobasi, devido às características de tamanho das lojas, sendo vistas como “shopping para pets”, junto com a cobasi, são consideradas as duas maiores redes de pet do país. Em faturamento a Petz está em segundo lugar no mercado, bem próxima da concorrente.

A loja Cobasi iniciou suas atividades em 1985 com a venda de produtos destinados a atividades agropecuárias e foi pioneira a oferecer produtos para pequenos animais, atenta ao crescimento do mercado a empresa se antecipou as novas necessidades e reestruturou sua linha de produtos e serviços.

A Cobasi foi a primeira a estabelecer o conceito de Shopping para animais e hoje possui mais de 100 lojas de varejo e autosserviço, cinco delas inauguradas em 2020, com uma moderna estrutura permitindo aos clientes conforto e praticidade em um ambiente bonito, agradável e acolhedor.

Em 2018 a Cobasi lançou uma forte estratégia para seu e-commerce, iniciando uma forte transformação digital, sendo um dos marcos, o lançamento do seu novo site, apresentando uma nova linha de comunicação, mais moderna e atrativa com a implantação de melhorias e de novos serviços aos clientes. Atualmente o site da Cobasi oferece mais de 10 mil ofertas nas diversas linhas para pet, casa e jardim.

Com foco na missão em oferecer ao cliente todo o sortimento de produtos que possa contribuir para a melhor experiência da família com seu pet, foi lançado o marketplace da Cobasi, adicionando mais 2 mil ofertas ao e-commerce da companhia, logo de início.

Além de toda diversidade de produtos para animais de estimação, casa e jardim, a cobasi conta com espaços para que empresas de banho e tosa atue, sendo esse um dos diferenciais competitivos da concorrente Petz, que possui ela própria essas atividades.

  • Proposta de comunicação de marketing:

A empresa entende o quanto os animais de estimação são importantes, oferecendo companhia, amizade, conforto e alegria a seus donos. E os clientes contam com o entendimento desta estreita relação que existe entre eles e seus bichinhos.

Atualmente os espaços das clínicas veterinárias são sublocados para médicos veterinários autônomos, sendo assim, muitas unidades acabam por ficar sem a opção de atendimento clínico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com