TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE MARKETING

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

Novembro/2021

[pic 4]

Elaborado por: Grupo 1

Disciplina: Marketing

Turma: 1021-1_23


Introdução

Recentemente, o principal cliente da Argo Menthor se envolveu em um escândalo ao ser mencionado em uma reportagem veiculada no principal telejornal do País, que denunciou abatedouros por maus tratos a animais e péssimas condições sanitárias.

A exibição da reportagem mobilizou as organizações de proteção aos animais, pesquisadores da área e consumidores em geral. As redes sociais e os jornais foram invadidos pela divulgação de relatórios sobre os impactos ambientais causados pela produção de carne, incluindo os malefícios para a saúde humana e a crueldade com os bichos.

A Argo Menthor está fortemente presente em redes sociais e mantém uma estratégia de conteúdo relacionada com as empresas parceiras e com publicações de dados do setor. Apesar do grande número de seguidores já conquistados, nas semanas após as denúncias feitas contra o principal cliente, a empresa registrou um aumento considerável no número de comentários negativos dirigidos à Argo Menthor.

Este Plano de Marketing tem como objetivo as ações que a Argo Menthor tomará para tonar a companhia inovadora no ramo da foodtech, como o trabalho de positivação de marca, a partir da criação de memes com animais, a publicação de dados e pesquisas sobre alimentação vegana, sobre os impactos da produção de carne no Brasil e no mundo e lançamento regular de novas linhas de produtos.

O Plano de Marketing estará estruturado em:

  1. Análise ambiental da empresa;
  2. Pesquisa de mercado e possíveis resultados;
  3. Análise competitiva e;
  4. Proposta de comunicação de marketing.


Desenvolvimento

1. análise ambiental da empresa

  1. Macroambiente:

Significa que estamos falando de fatores externos que interferem na sua administração de marketing, essas forças se originam além da situação operacional da empresa. Existem seis principais forças, são elas: Forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, político-legal e sociocultural (KOTLER e KELLER, 2006)

  1. Ambiente Demográfico: Para Kotler e Keller (2006), a primeira força é de muita importância para a identificação de oportunidades ligadas ao seu público-alvo, pois está ligada as características da população de um determinado lugar. Pode ser estudo de idade, ocupação, sexo, densidade, natalidade e outros fatores, contribuições fundamentais para o planejamento de marketing.
  2. Ambiente Natural: A forma de como as empresas utilizam recursos naturais (insumos) e fatores como mudanças climáticas e desastres naturais, podem impactar consideravelmente a capacidade operacional das empresas. Visto que os danos ambientais acelerados causados nas últimas décadas e preocupante a todos e a adoção de estratégias como o marketing verde, sustentabilidade, à preservação e ao uso consciente de recursos naturais geram uma grande vantagem competitiva frente à concorrência. Para Kotler e Keller (2006), há quatro tendências do ambiente físico que representam oportunidades e ameaças, são elas, escassez de certas matérias-primas, custo variável de energia, aumento drástico da população e a mudança do governo na proteção ambiental.
  3. Ambiente Cultural: Para Kotler e Keller (2006), a sociedade e moldada em suas crenças, valores e normas, e o ambiente cultural é o mais forte dentre os fatores que influência no comportamento de seus clientes. A cultura de uma região ou de um país é o que há de mais poderoso na hora de montar a sua estratégia de marketing (identificar novas oportunidades e ameaças). Esse ambiente afeta também as preferências, percepção de valor, demanda, processo de compra do seu público, e outros diversos fatores.
  4. Ambiente Político/Legal: Para Kotler e Keller (2006), talvez este seja o ambiente mais delicado de todos, é cheio de complicações é dificilmente negociável, onde leis e tributação afetam diretamente na forma como a sua empresa funcionará e a sua estratégia depende disso. É o ambiente que sofre a pressão dos órgãos governamentais, grupos de influenciadores que restringem várias organizações e indivíduos na sociedade.
  5. Ambiente Tecnológico: diz respeito à forma como as novas tecnologias dão origem a mercados e também oportunidades. Em apenas uma década, ocorreram mudanças drásticas como a forma de comunicar, de comprar, de se relacionar, o mundo está em constante transformação tecnológica. É um campo de oportunidades ilimitadas. Para Kotler e Keller (2006) e observar as tendências tecnológicas no marketing, como; Oportunidades de inovação, alta nos orçamentos em pesquisa e desenvolvimento, mudança acelerada na tecnologia, melhorias menores e não em maiores descobertas e aumento na legislação sobre as mudanças tecnológicas.

  1. Ambiente Econômico: Esse e um fator fundamental para o funcionamento da empresa, a economia não afeta somente como será os investimentos na empresa, mas também o comportamento de consumo do seu público. Como por exemplo em época de crise econômica do país, as pessoas tendem a evitar a compra de produtos mais supérfluos. Salienta também pontos importantes como a precificação, podendo interferir até onde o seu produto ou serviço será ofertado. Resumidamente consiste em “poder de compra e em pessoas”. (KOTLER e KELLER, 2006)

1.2 Microambiente:

Formado por elementos internos de uma organização, conhecido em marketing por 5Ms:

  • Homens (men);
  • Dinheiro (Money);
  • Máquinas;
  • Materiais;
  • Mercados
  1. Empresa: Consolidar os processos internos e principalmente a comunicação em todos os níveis (estratégico, tático e operacional), para garantir que o plano de marketing proposto pelo redirecionamento da Argo Menthor quanto a produção de compostos de á base de proteína animal.
  2. Fornecedores: A comunicação deve ser clara com os fornecedores, assim como é internamento, com os seus colaboradores, todos devem prezar pela excelência, oferecer ao cliente o melhor produto, com o melhor preço e produzido dentro da visão de negócios da Argo Menthor, ser inovador sem desrespeitar a vida.
  3. Intermediários: Nossos intermediários precisam ser um braço da empresa, trabalhar dentro da política e visão de negócios da Argo Menthor. Deve-se realizar auditorias semestrais no processo de intermediários para assegurar que não haja nenhum desvio de qualidade que possa ser relevante para ao nosso negócio.
  4. Concorrentes: Analisar as principais ações dos concorrentes que remetem ao crescimento deles. Realização de workshops para discussão entre o time a fim de identificar estratégias diferentes aplicadas por nossos concorrentes e que podemos replicar ao nosso negócio.
  5. Clientes: Trabalhar incansavelmente no desenvolvimento de produtos que atingem o público-alvo, superando as expectativas e tornando o consumo um desejo diário.

  1. pesquisa de mercado e possíveis resultados
  1. Pesquisa primária
  2. [pic 5]Pesquisa secundária[pic 6][pic 7]

        

3. análise competitiva

Análise SWOT

[pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

4. proposta de comunicação de marketing ou comunicação integrada de marketing

  1. Definir a imagem da marca e os objetivos da comunicação:

Primeiramente, a ação imediata a ser tomada é emitir uma Nota de Esclarecimento acerca de tal acontecimento que veio a público recentemente, reforçando neste momento que a Argo Menthor prima pelo cumprimento das normativas e portarias da ANVISA.A empresa também deve esclarecer que repudia quaisquer maus tratos a animais e que não tinha conhecimento e que não concorda com as ações de seu cliente. Também reiterará o compromisso com a ética, com respeito à vida e ao meio ambiente. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com