TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE MARKETING

Por:   •  8/11/2021  •  Seminário  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 Agosto,2021

[pic 4]

Elaborado por: Pedro Henrique Pereira Germano

Disciplina: Marketing

Turma: 0721-1_19


Introdução

Este trabalho tem como objetivo estruturar um plano de marketing para a empresa brasileira Insecta Shoes, que atua no segmento de calçados veganos. O objetivo da empresa é desmistificar a ideia de que um calçado ecológico não pode ser bonito, e tem seu plano de marketing expandir a atuação em todas as regiões do Brasil, especialmente Sul e Nordeste.

Desenvolvimento

  1. Análise Ambiental

A Insecta Shoes é uma empresa brasileira fundada em 2014 que fabrica diversos tipos de calçados veganos. O propósito da marca é “polinizar o mundo com estilo, diversão e consciência”, inspirando o ecossistema da indústria a dar o melhor de sí. A empresa produz os mais diversos tipos de calçados, que podem variar desde R$60,00 até R$500,00, aproximadamente.

A empresa atua através de omnichannel, ou seja, utiliza canais de comunicação oferecendo uma mesma experiência de compra independente do meio. A loja tem uma plataforma virtual de vendas consolidada, mas apresenta loja física apenas em São Paulo e em algumas cidades fora do país. Também podem revender seus produtos em outras lojas espalhadas em Minas Gerais e Rio de Janeiro.  

A Insecta Shoes também trabalha com o formato de parceria, tendo feito algumas coleções em conjunto com a marca FARM. Em termos de vendas, utilizam também parcerias com alguns lugares famosos e que se conectam com a marca, tal como o Instituto Inhotim, em Brumadinho/MG.

A imagem 1 abaixo apresenta a análise SWOT da marca: [pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

Figura 1 – Análise SWOT

  1. Ambiente interno

Levando em consideração o ambiente interno da empresa, é marcante o fato de a organização ter um foco bastante claro na sustentabilidade e no bem estar. A marca se orgulha de em 7 anos de existência já ter mais de 88.000 garrafas plásticas recicladas e mais de 2.400 metros de tecido reaproveitados. Também foi criado um manifesto interno, onde todos os direcionamentos e propósitos da marca são muito bem definidos.

A  marca se orgulha de ser a primeira empresa calçadista do Brasil a obter a certificação B, tendo como responsabilidade, fornecer soluções para problemas sociais e ambientais e o propósito de criar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Além disso, a empresa tem várias outras certificações dentro do ecosistema de reciclagem e do veganismo.

  1. Ambiente externo

Atualmente é preciso destacar que o ambiente externo está bastante impactado por crises econômicas e, atualmente, os impactos causados pela pandemia do Corona Vírus tem reduzido o poder aquisitivo dos consumidores. Em contrapartida, nunca se discutiu tanto o respeito ao meio ambiente e aos animais, trazendo o veganismo para o centro de importantes debates sobre o futuro. Tudo isso, tem o poder de impulsionar esse mercado nos próximos anos.

  1. Pesquisa de mercado

A Insecta Shoes tem como publico alvo homens e mulheres de qualquer idade, nacionalidade e classe social. Todavia, é notório que grande parte de seus consumidores são primariamente veganos.

Com objetivo de buscar mais informações para esse trabalho, foi realizada uma pesquisa quantitativa para análise de mercado. Com a pesquisa foi possível identificar a presença da Insecta Shoes nas diferentes regiões do Brasil, e assim traçar uma meta visando aumentar o crescimento das vendas e expandir as regiões de consumo.

O publico alvo da pesqusisa são homens e mulheres entre 15 e 50 anos de diferentes regiões brasileiras que já tiveram ou não qualquer tipo de interação com a marca. O meio de interação da pesquisa será através da internet, enviada para e-mails de clientes cadastradas e para outras pessoas através de plataformas de pesquisa.

2.1 Análise de mercado

O resultado da pesquisa pode ser encontrado na Figura 2 abaixo, de onde podemos tirar algumas conclusões interessantes e que podem guiar os métodos de trabalho da marca.

É possível perceber que Sudeste e Sul são as regiões onde estão os maiores consumidores da marca, e também onde a empresa consegue atingir o seu maior potencial de consumo (observando o “gap” entre vendas e interesse). Também podemos concluir que a marca tem um potencial bastante grande a ser explorado na região nordeste, onde apesar de uma boa presença, ainda existem muitas pessoas com interesse nos produtos, mas que não compram da Insecta Shoes. Para as regiões Centro Oeste e Norte, apesar de um baixo volume de vendas quando comparado com as demais regiões, é preciso notar também que há uma boa relação entre venda e interesse, o que demonstra que a marca consegue absorver boa parte dos consumidores em potencial.

[pic 10]

Figura 2 – Análise de mercado de calçados veganos

  1. Análise competitiva

A Insecta Shoes é a primeira empresa calçadista do Brasil com a certificação “B”, que representa seu compromentimento com a causa sócio ambiental, porém no mesmo setor de calçados veganos, existem outras marcas que conseguem se destacar no Brasil, tais como Ahimsa e Vegano Shoes, e na tabela abaixo, podemos comparar as forças e fraquezas de cada uma delas, visando uma estruturação melhor da Insecta Shoes, baseado na posição de mercado de seus principais concorrentes:

Insecta Shoes

Ahimsa

Vegano Shoes

Forças

- Parceria com marcas famosas do mercado de calçados;

- Primeira empresa com certificação “B”;

- Presença no mercado internacional;

- Presença consolidada no Sul e Sudeste.  

- Fabricação própria;

- Método de “troca fácil” em caso de necessidade;

- Consolidação de vendas online.

- Parceria com pessoas famosas do “mundo veggie”;

- Maior diversidade de ofertas;

- Forte estrutura de lojas físicas;

Fraquezas

- Alto custo dos produtos;

- Baixa consolidação de lojas físicas.

- Dependência total de logísitca nacional;

- Falta de certificações;

- Qualidade baixa dos produtos;

Tabela 1 – Análise competitiva da Insecta Shoes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (368.3 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com