TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE MARKETING

Por:   •  1/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.140 Palavras (9 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

Maio, 2021

[pic 4]

Disciplina: Marketing

Turma: Marketing


INTRODUÇÃO

1 – DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Para este plano de marketing a empresa escolhida foi a Pandurata Alimentos Ltda (Bauducco), uma empresa familiar.

Este trabalho tem como objetivo, realizar um plano de marketing, visando as necessidades e possíveis melhorias da empresa Pandurata Alimentos, que atua no ramo alimentício. O resultado do material não tem intenção de solucionar todos os problemas e necessidades da empresa, uma vez que está baseado em coletas de informações disponíveis na internet através do site da empresa, Facebook, Instagram, Reclame aqui, e várias notícias relacionadas a empresa através de outros sites de comunicação. Entretanto, mostrara a partir da coleta de dados, uma proposta que se encaixe de forma que preserve a visão, missão e valores da empresa.

A história da Bauducco começa em 1952, fundada pelo imigrante italiano Carlo Bauducco que antes disso começou o processo de comercialização de seus produtos através de uma pequena doceria no bairro do Brás em São Paulo em 1926.

Fundou sua primeira fábrica na cidade de Guarulhos em São Paulo onde logo depois passou a fabricar também a torrada e o biscoito champanhe. Com o seu grande sucesso e com o intuito de maior expansão em 2004 continuou suas atividades com o nome de Pandurata Alimentos Ltda, mas ainda hoje é mais conhecida através de sua logomarca Bauducco, além de suas outras marcas Tommy e a Visconti que era sua principal concorrente na linha de panetone e foi comprada em 2001 mantendo a mesma receita.

Até a presente data a Pandurata conta com 3 fábricas em Guarulhos SP, 1 fábrica em Extrema MG, 1 fábrica em Rio Largo AL e 1 em Miami nos Estados Unidos, isto explica o potencial de diversificação de produtos que apresentam ao mercado de alimentos, atualmente possui mais de 10 categorias, com mais de 130 produtos.

Como toda marca de sucesso busca conquistar mais espaço no dia a dia de seus consumidores, tornando a ação de consumir sua variedade de produtos em um hábito que possa crescer gradualmente atingindo cada vez mais uma faixa maior de consumidores.

O objetivo da empresa é gerar um maior resultado através da divulgação de toda sua cartela de produtos e não apenas ser lembrada em épocas sazonais assim como no período do natal, onde chegam a fabricar mais de 75 milhões de Panetones, totalizando uma participação de 60% de mercado neste quesito.

A VISÃO Ser a principal marca de produtos forneados de valor agregado do Brasil.

A MISSÃO Surpreender os consumidores com produtos diferenciados e de alta qualidade, elaborados com paixão, que contribuam para criar momentos de felicidade na vida das famílias.

OS VALORES Paixão: Amamos e acreditamos no que fazemos. Coragem: Fazemos as coisas acontecerem, através da iniciativa e persistência para garantirmos os melhores resultados. Qualidade e Inovação: Buscamos a diferenciação dos nossos produtos através da qualidade e inovação contínua, com foco no atendimento às expectativas dos nossos clientes e consumidores. Ética e Respeito: Prezamos em construir relação de confiança e respeito com a sociedade e meio ambiente. Pessoas e relações: Investimos nas relações humanas, proporcionando um ambiente participativo, integrado e comprometido.

 LOJA CONCEITO (Casa Bauducco)

Uma forma de conquistar mais os seus consumidores foi a projeção de lojas/ cafeterias chamadas de Casa Bauducco, que são espaços onde são comercializadas mais de 80 diferentes tipos de produtos artesanais fabricados exclusivamente para estas lojas como o panetone com damasco e o brioche integral.

O investimento foi de 10 milhões de reais para iniciar o negócio, incluindo a fábrica para os produtos da loja. Tem um faturamento de 90 milhões de reais por ano com atualmente 50 lojas na cidade de São Paulo, e mais 30 espalhadas por oito estados brasileiros, com crescimento e expansão dos negócios através de franquias já disponibilizadas para os empreendedores interessados. O projeto estabelece uma meta de abertura de uma loja a cada semestre, ou seja, duas lojas por ano a serem inauguradas, esta é a meta atual tendo em vista o cenário da pandemia que veio desestabilizando todos os comerciantes devido ao limitante de pessoas por lojas. Mesmo com todas as dificuldades citadas as lojas Casa Bauducco seguem espalhando por todo território brasileiro o nome e qualidade da marca, divulgando seus diversos produtos.

2 – OBJETIVO

Dando sequência ao objetivo da empresa, em destacar seus demais produtos além do Panetone, porém não perdendo o potencial de introdução dele, o plano de marketing será desenvolvido, com base no potencial da empresa, que tem todos os ingredientes de sucesso em suas receitas e em suas atividades.

Neste trabalho, a estrutura do plano de marketing para a empresa Bauducco, contemplará os seguintes tópicos:

  • Análise ambiental da empresa Bauducco
  • Pesquisa de mercado e suposições quanto aos resultados encontrados
  • Análise competitiva da empresa Bauducco
  • Proposta de comunicação de marketing

DESENVOLVIMENTO

PLANO DE MARKETING – BAUDUCCO

3 – ANÁLISE AMBIENTAL

A Bauducco é a pioneira na fabricação de Panetones, tendo assim um alto índice de participação no mercado, também é uma das mais lembradas pelos consumidores neste quesito, como mostra a revista Folha de São Paulo revelando através do prêmio “Top off Min” que coloca a Bauducco na 40° posição na pesquisa de conhecimentos de marca do ano de 2016.

Como principais concorrentes diretos da Bauducco temos as marcas Nestlé, Arcor, Panco, Village, entre outras que fabricam também o panetone que é o maior produto da marca e as demais variedades de produtos, além de estarem presentes fortemente nos supermercados e na mídia assim como a Bauducco.

  ANÁLISE SWAT

 Oportunidades: Empresa com grande índice de lembrança e conceituada pelos consumidores;

- Abertura para franqueados “Casa Bauducco” com projeção de crescimento de uma loja por semestre no Estado de São Paulo até o final de 2021, o que aumentará a visibilidade de seus produtos em outros estados do Brasil projetando a marca Bauducco ainda mais nos lares de todos os brasileiros;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (332 Kb)   docx (177.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com