TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pesquisa de Marketing

Por:   •  22/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.220 Palavras (17 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 17

   Índice

Introdução        

Contextualização do Estudo        

Descrição da Entidade        

Missão        

Visão        

Problematização        

Objectivos        

Objectivo geral:        

Objectivos específicos        

Justificativa        

Hipóteses        

PROJECTO DE PESQUISA        

Forma de abordagem da Pesquisa        

Técnica de Coleta de Dados        

Plano de Amostragem (População e o tipo de amostra)        

População        

Tipo de amostra        

Instrumento de pesquisa        

REFERENCIAL TEÓRICO        

Conceito de Marketing e de Estratégia        

Estratégia        

Os 4 P`s do marketing: produto, preço, distribuição e promoção        

Produto        

Preço        

Praça        

Promoção        

Análise de dados        

Análise qualitativa        

Análise quantitativa        

Conclusão        

Limitações da Pesquisa        

Referencias Bibliográficas        

Introdução

É nosso intento no trabalho que ora se aborda, o desenvolvimento de uma pesquisa de marketing, e para tal, abordou-se sobre alguns conceitos marketing, os quais serviram de suporte ou base teórica para análise minuciosa do mesmo, também foram realizadas entrevistas a clientes e funcionários da entidade em estudo, cujo objectivo foi de conhecer melhor Taurus, Distribuidor Lda da Maxixe para posteriormente buscar um novo mercado para sua implantação (Massinga).

Taurus, Distribuidor Lda é uma sociedade limitada unipessoal por quotas, constituida por um único sócio que é titular de todo o capital social cuja responsabilidade se limita a esse capital, tem sede em vilanculos. Em quinze (15) de Junho de dois mil e nove foi registada na conservátoria do registo na cidade de Maxixe, onde actua como uma sucursal. A sociedade tem como actividade principal comércio a grosso e retalho

Portanto, julgamos necessário propor o plano de marketing para o mercado de Massinga, uma vez que ao longo das nossas interações com funcionários da entidade podemos compreender que a não dispõem desse instrumento (plano de marketing). Por via disso, há necessidade que a Taurus, Distribuidor Lda, reconheça e tenha visão das estratégias na qual pode usar para atrair clientes, tendo em consideração os desafios que por ventura poderá enfrentar ou os obstáculos imprevistos e os benefícios advindos da oportunidade de negócios existente. Contudo, pode-se afirmar que com as entrevistas fomos conhecendo cada vez mais a Taurus, Distribuidor Lda, o que de certa forma ajudou na formulação ou redação do plano que acreditamos exercer uma considerável importância para auxiliar nas vendas, bem como ganhar vantagens sobre seus concorrentes e gerar resultados positivos para a organização e a sociedade. Porém, urge clarificar não se deve confundir o plano de marketing com previsão de vendas, nem é uma formula magica que mostra o certo ou errado em relação ao futuro, apenas cria-se uma visão probabilística de como aproveitar as oportunidade e aumentar sua capacidade.

 

Contextualização do Estudo

Este plano de marketing estuda a possibilidade de implantação do Agente comercial- Taurus, Distribuidor Lda na vila da Massinga. Nos últimos anos em Massinga, a capacidade de compra da população aumentou e consequentemente gerou um crescimento consubstancial do consumo de produtos. Note-se que na Maxixe a Taurus verifica um crescimento nas vendas e quanto em lucros, porém isso fora do mercado da Massinga. Identificou-se a necessidade de participação desse mercado volumoso e lucrativo. Foi escolhida a estratégia de preço como diferencial.

Verificou-se que o consumidor de Massinga tem especial atenção com produtos da primeira necessidade, no entanto, a combinação com outros produtos diversos constitui uma excelente alternativa de consumo. Ao mesmo tempo, percebeu-se que existe espaço para produtos inexistentes naquele mercado, porém com benefícios desejados pelo consumidor a um preço um pouco acima do preço de mercado.

Todavia, nessa secção faz-se descrição da entidade, a problematização onde consta a questão que norteia este estudo, definindo-se os objetivos gerais e específicos a serem alcançados, e, também se justifica a importância que o referido estudo tem para o meio acadêmico.

Descrição da Entidade

A entidade escolhida tem por denominação Taurus, Distribuidor, Lda que é uma sociedade unipessoal por quotas, constituida por um único sócio que é titular de todo o capital social cuja responsabilidade se limita a esse capital. Tem a sede no Município de Vilanculos. Doravante a entidade em estudos chamaremos de Taurus é um agentes de comércio, visto que actua ou agem no comércio. Em quinze (15) de Junho de dois mil e nove o titular de todo capital de nome Xenophon Christo Dipenar efectuou o registo do Taurus, na conservatoria do notáriado na cidade da Maxixe, sob o capital social de vinte mil meticais. Taurus, localiza-se na Rua 14 de Março-cidade da Maxixe, tem como actividade principal comércio a grosso e retalho. O seu objecto consiste na instalação e exploração de armazem para venda a grosso e géneros alimentícios, materiais de construção civil, de viaturas e outras variedades uteis, exploração de talhos e loja de frescos para todas as especies, importação e exploração. Quanto a estrutura da Taurus, possui 100 trabalhadores e é constituida por três niveis hierarquicos: Gestores, supervisore e colaboradores do sectores ( vendas, talho/veterinaria, guardas, Higiene, fiel de armazem).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (234 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com