TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing

Por:   •  21/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE MARKENTING - AURORA BOREAL

Responsável: Janiléia Alves e Marido kkkkkkkkkk

Em todos estes anos de experiência com o setor de semi-joias, pedras, folheados e artesanato, pude perceber que a elaboração de um Plano de Marketing, é essencial para a definição de uma estratégia de sucesso.

É muito comum em tempos de crise ouvirmos que não se sabe o que fazer para reverter situações críticas. Entretanto, o mercado nacional é altamente competitivo e sofremos grande concorrência, devido o baixo custo de mão-de-obra, como artesãos que conseguem importar materia prima de cidades e/ou países com baixo custo. Essas Cidades/Países, em minha opinião pessoal, utilizam costumeiramente práticas de pôr à venda produtos a um preço inferior ao do mercado, já que o custo dos trabalhadores é subsidiado pelo Governo. Assim como competir com tamanha desingualdade?

Para se obter sucesso nesta árdua competição, é necessário planejar uma consistente ação de Marketing, iniciando-se pela elaboração de um Plano de Marketing para a empresa.

Listo abaixo, alguns tópicos que julgo necessários à elaboração de um bom Plano de Marketing:

PESQUISA DE MERCADO - Para levantar os dados do mercado e poder decidir, apoiado em fatos e não em suposições. Pode ser sub-dividida em Pesquisa Documental e Pesquisa de Campo.

ANÁLISE / PLANEJAMENTO DO PRODUTO – Se faz necessário, desenvolver um produto que atenda aos desejos e necessidades do consumidor. Nesta fase a AURORA BOREAL, contará com 3 soluções de produtos: Inovação, Acabamento e Atendimento pós venda;

FORMAÇÃO DOS PREÇOS – Leva em consideração os custos de produção, o mercado-alvo e as despesas e impostos;

PROPAGANDA – Informar ao consumidor da existência do produto no mercado e representar uma excelente ferramenta de vendas;

PROMOÇÃO DE VENDAS São todas as atividades promocionais que levam o produto até o consumidor;

DISTRIBUIÇÃO – É necessário colocar o produto ao alcance do consumidor para facilitar o processo de compra. Neste tópico optamos por participação em eventos, apresentação dos produtos em lojas com seguimento diferentes ou venda direta, através de escritórios ou por meios eletrônicos;

CONTROLE DAS ATIVIDADES – Montagem da estrutura da empresa no mercado, como manutenção de escritórios, assistência técnica ao cliente, estoques, vendas por pedidos, acompanhamento de tendências, etc.

Um bom Plano de Marketing não é fixo e pode e deve ser alterado ou adequado a novas realidades. É importante lembrar que seguir o plano conforme elaborado representará inclusive economia de dinheiro à empresa exportadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com