TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing

Por:   •  24/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.451 Palavras (14 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 05/2018

[pic 4]


Elaborado por:

Disciplina: Marketing

Turma:


Introdução

O objetivo desse Plano de Marketing é compreender o ambiente atual do negócio da Petlove, maior petshop online do Brasil, de modo a ampliar a estratégia de marketing da empresa no universo e acrescentar novas ações no universo off-line, ampliando assim a visibilidade da marca além de estreitar o relacionamento com os seus clientes: donos de animais.

A compreensão do mercado, análise de concorrência, bem como a identificação dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que possam influenciar no crescimento da empresa permitirá estabelecer os objetivos de marketing estratégicos ideias para que a empresa ganhe maior visibilidade e possa fidelizar e conquistar seu público-alvo, fazendo que haja uma força maior na lembrança da marca e, em consequência, aumento de vendas.


Desenvolvimento

Esse plano visa apresentar oportunidades e condições de competitividade para a marca desenvolver ações que permitam se tornar ainda mais conhecida, marcando sua presença também no universo off-line, onde pode conquistar maior visibilidade e conhecimento de marca, atraindo mais consumidores de produtos pets ao seu e-comerce.

Para isso, este plano está estruturado em quatro partes, a primeira apresenta uma análise ambiental realizada a partir de pesquisas, com coleta de dados tanto no site da empresa como de suas correntes, a segunda analisa o mercado de vendas que a empresa está inserida e suas possíveis oportunidades, ameaças, pontos fracos e fortes, em seguida analisa-se os aspectos competitivos da Petlove, bem os parceiros potenciais que a marca pode associar-se para se tornar ainda mais competitiva.

Por fim, define-se os resultados a serem atingidos com o plano de marketing e apresenta as ações voltadas a atingir os objetivos da marca transmitindo, nos mais variados meios de comunicação, os valores que a empresa acredita, além de estreitar o relacionamento com os seus clientes.

A empresa

A varejista de produtos para animais PetLove é uma marca focada na comercialização online, sua história começou em 1988 quando o médico veterinário Marcio Waldman abriu sua clínica veterinária e loja de produtos pet na cidade de São Paulo. Para conseguir atender de maneira mais eficiente os clientes que se deslocavam até sua clínica apenas para comprar produtos, Marcio criou, em 1999, a primeira versão do e-commerce que, um dia, se tornaria o maior petshop online do país.

Em 2012, a PetSuperMarket, como era chamada na época, se tornou Petlove, a mudança de nome ajudou a marca a deixar mais claro que o maior motivador da sua existência comercial não era apenas a venda de produtos mais o amor pelos animais. A expansão de vendas foi da ordem de 87%, bem acima dos 16,4% do setor em geral. Outro sinal vem do número de funcionários: dos apenas nove quando foi inaugurada a empresa conta hoje com mais de 60.

O maior passo veio em 2014 quando recebeu aporte dos fundos Monashees Capital, Tiger Global (que também está na NetShoes) e Kaszek Ventures (de fundadores do Mercado Livre) e acelerou ainda mais suas estratégias de vendas online, ampliando portfólio de produtos e construindo seu próprio Centro de Distribuição em Osasco.

Com 15 anos de trajetória a marca vem reforçando sua missão de transformar o amor pelos animais em inspiração para entregar alegria na casa de milhares de famílias, o perfil do seu público-alvo está ligado a amantes e donos de animais.

Como grande objetivo a marca visa estreitar, cada vez mais, os laços com esse público se tornando a escolha mais confiável para venda de todos os tipos de produtos produzidos tanto para alimentação como para o bem-estar dos animais.

Análise ambiental da empresa

  1. Ambiente Externo - macroambiente

Influência Econômica

O Brasil é atualmente o terceiro maior mercado do mundo em faturamento no setor pet, atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) em 2017.

Nos últimos anos o faturamento tem crescido solidamente, e a estimativa do Instituto Pet Brasil e que mais de R$ 25 bilhões tenham circulando no ano passado por esse segmento da economia, um crescimento de 7º em relação a 2016.

Os números mostram a força do mercado pet no Brasil. Os dados mais recentes do IBGE, de 2013, mostram que há 132 milhões de pets no País. São 53 milhões de cães, 38 milhões de aves, 22 milhões de gatos, 18 milhões de peixes ornamentais e 2,7 milhões de pequenos répteis e mamíferos. O País possui a quarta maior população de animais de estimação do mundo, segundo levantamento da empesa de pesquisa de mercado Euromonitor, e ocupa, a terceira maior posição em faturamento, ou, 5,14% da fatia mundial. Alimentação representa mais da metade das receitas, mas o setor de serviços vem ganhando importância – o movimento segue a profissionalização e as atividades estão cada vez mais diferenciadas, segundo o Instituto Pet Brasil. Com cerca de 30 mil lojas, a área ainda é dominada pelas pequenas lojas e vendas em mercadinhos e nos supermercados, contudo o mercado online vem atraindo ano após anos mais adeptos a compra de produtos online.

 [pic 5]

Influência Social

Segundo André Buck, consultor de mercado pet da Yes, o mercado é jovem e extremamente dinâmico, estando em constante evolução. Para o consultor, existem vários fatores que demonstram essa ascensão, como a entrada no mercado de novos consumidores que não compravam alimentos industrializados; a premiunização e o consequente aumento do valor agregado médio dos alimentos; o fortalecimento de grandes players, ao mesmo tempo em que há considerável espaço para o estabelecimento de pequenos e novos fabricantes; e o desenvolvimento constante de matérias-primas, equipamentos, processos e embalagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (613.8 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com