TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing

Por:   •  3/4/2020  •  Artigo  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

Roteiro do plano de marketing

Como o livro fala, o roteiro do plano de marketing se da em quatro partes fundamentais, são elas: oportunidade; marketing estratégico; marketing tático; e ação e controle.

A parte 1 vem a Oportunidade, onde você define a situação e o objetivo e é onde ocorre a integração do plano de marketing com o plano estratégico da organização.

A parte 2 é o Marketing Estratégico, é onde o planejador deve pesquisar informações, analisar o mercado, o contexto que o plano será executado, e é separado em quatro partes: consumidor, mercado, aspectos legais e posicionamento.

A parte 3 é o Marketing Tático, onde o produto vai ser detalhado especificamente, onde será posicionado para distruibuição, a promoção e o seu preço. Mas sempre com o cuidado de desenvolver táticas realistas, que pensem tanto no curto prazo quanto no longo prazo, e é onde entra o Mix de Marketing, ou os 4 P’s: produto, preço, praça e promoção.

A parte 4 é a Ação e o Controle, onde vem a tomada de decisão, a implementação e o controle da ação escolhida, sempre com as informações adquiridas. A análise de equilibrio e a programação são partes fundamentais para o processo de ação e controle do plano de Marketing.

Philip Kotler fala sobre as limitações dos executivos nos planos de marketing: “Falta realismo, análise competitiva insuficiente e foco restrito no curto prazo.” Ou seja, ele critica os executivos por não pensar racionalmente, não pesquisar os concorrentes e o cenário todo para criar a análise competitiva descente e tendo foco somente no curto prazo. Se uma empresa quer crescer, ela não deve pensar somente a curto prazo, e sim em todo o trajeto, curto-médio-longro prazo.

Análise crítica

No livro, o autor ensina e explica como fazer um plano de marketing bem-sucedido. Ensinando passo a passo, ele mostra os temas que devem ser abordados no planejamento, como deve ser abordado, sempre pensando no cliente e sempre racionalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com