TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing

Por:   •  30/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.886 Palavras (12 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 3]

plano de marketing

 Maio 2018

[pic 4]

Elaborado por:

Disciplina: Marketing

Turma:MBA


Introdução

O mercado automobilístico vem cada vez crescendo mais no Brasil, as oportunidades para empreendedores prestadores de serviços neste ramo acompanham este crescimento.

Esta analise visa identificar oportunidades de atuação na melhoria da estrutura de funcionamento e faturamento da oficina Soberano Car, onde iremos identificar o momento atual da empresa, quais as características que a levam a ter o crescimento atual e como criar mais oportunidades para que conquiste um publico cada vez maior.

Utilizaremos como referencia o material e conteúdo aprendido até o momento no curso de MBA, pois como foi citado em nossas aulas, para que o marketing obtenha sucesso é fundamental unir a maior quantidade de informações possíveis a respeito do produto ou serviço que será colocado em estudo.

Ao final deste plano iremos apresentar soluções para problemas atuais e sugestões sobre melhorias que podem ser implantadas.


Desenvolvimento

A empresa

A SoberanoCar existe no mercado há cinco anos, seu proprietário herdou os conhecimentos no negocio de seu pai, que possuiu por muitos anos oficinas e já havia prestado serviços em outras oficinas em São Paulo.

O inicio dos trabalhos da empresa foi de maneira informal, em um salão com cerca de 100 mts2, visando o atendimento da frota de uma locadora de veículos, a EMTEL, que chegava a São Paulo, vindos de Minas Gerais e buscava uma oficina para atendê-los, visando principalmente qualidade e agilidade nos reparos, pois atendiam a licitações e tinham de fazer pagamento de multa caso não tivessem veículos adequados para atender a demanda dos clientes, davam então preferência a oficinas que tinham um compromisso de atender os prazos que fossem acordados.

Este cliente principal possuia uma frota com mais de três mil veículos, sendo suficiente, no inicio, para injetar a demanda necessária para um faturamento inicial da empresa.

O proprietário então, após um ano de funcionamento se viu com a necesidade de aumento do espaço e da quantidade de funcionários que tinha, buscou então um local comercial para suas instalações e fez a contratação de mais três funcionários.

Com a mudança de local, a demanda de serviço para o publico de varejo (pessoa física) passou a ser também uma realidade, mesclando um pouco o perfil do cliente atendido na oficina, mas o foco principal ainda está no publico PJ.

Após dois anos de funcionamento, esta locadora, cliente principal, assediada por outras oficinas que identificaram ali uma boa oportunidade de negócio, começou a ter uma redução nos valores que estavam dispostos a pagar pelos serviços prestados e redução na quantidade de veículos que eram encaminhados para reparos, pois tinham a necessidade de distribuir entre outros fornecedores.

Neste momento os proprietários viram a necessidade de buscar novos clientes, pois apenas a demanda gerada pelos veículos da EMTEL e os clientes de varejo já não eram mais sufucientes para suprir as necessidades financeiras da empresa e gerar um lucro que fosse vantajoso para o negocio.

A busca por novos clientes trouxe mais duas locadoras como clientes, a MOVIDA, grande empresa de locação de veículos e outra empresa local, o grupo G6, que ficava próximo à sede da empresa e também trabalha no ramo de licitações.

Uma vez colocados esses novos clientes a SoberanoCar passou por mais um bom momento de faturamento, chegando a aproximados R$ 500.000,00 anuais, com uma margem de lucro em torno de 35%, teve a ampliação de seu quadro de funcionários e se manteve economicamente sadia.

Atualmente, a empresa tem enfrentado a redução de demanda por parte dos clientes, devido à quantidade de concorrentes e a crise que acaba por se abater em nossa economia, fazendo com que essas locadoras, muitas vezes, demorem mais para tirar um veiculo de circulação, aceitando algumas avarias nos carros que antes seriam enviados para reparos imediatos. Neste cenário, o faturamento em 2018 já teve um recuo em torno de 25% com base no mesmo período do ano passado, trazendo a necessidade de criação de um plano de ação imediato, para que a empresa recupere o faturamento perdido e se coloque novamente em crescimento.

Analise Ambiental

Após os dados apresentados, iniciamos a analise do ambiente, interno e externo da empresa, visando identificar possíveis pontos de atuação para que possa ser retomado o controle dos resultados e inicado um novo ciclo de assenção no faturamento.

Para isso, vamos utilizar o modelo da Analise SWOT, uma das ferramentas mais famosas da Administração Estratégica, utilizada para identificar os pontos fortes e as possibilidades de melhorias nas empresas.

Bastos (2014), tem uma boa definição deste conceito:

“A analise SWOT dividi-se em dois ambientes: o interno e externo. O primeiro ambiente se refere basicamente a própria organização e conta com as forças e fraquezas que a mesma possui. Já o segundo ambiente refere-se a questões externas, ou seja, questões de força maior, que estão fora do controle da empresa. As forças e fraquezas são avaliadas a partir do momento atual da organização. Elas são seus pontos fracos, recursos, experiências, conhecimentose habilidades. As oportunidades e ameaças serão as previsões de futuro que estão ligadas direto ou indiretamente aos fatores externos”.

Além dessa definição, temos os pontos que compõe a matriz:

        “Forças: As vantagens que a empresa possui em relação aos concorrentes;

Fraquezas: As aptidões que interferem ou prejudicam de algum modo o andamento do negocio;

Ameaças: Forças externas que influenciam ou atacam negativamente a empresa;

Oportunidades: São forças externas que influenciam positivamente a empresa”.

Baseado nas definições citadas, elaborei a matriz da empresa SoberanoCar:

FORÇAS

OPORTUNIDADES

Conhecimento

Maior divulgação

Atendimento

Melhorias na estrutura

Qualidade

 

Agilidade

 

FRAQUEZAS

AMEAÇAS

Divulgação (marketing)

Concorrentes

Faturamento concentrado em um único publico

Redução de clientes

Equipe

Problemas economicos

Estrutura fisica

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (397.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com