TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing

Por:   •  9/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Para a realização deste trabalho, foi selecionada a empresa ROTA EVENTOS, especializada no planejamento e organização de feiras, congressos, seminários, eventos empresariais e assessoria de gestão de comunicação e marketing. A empresa foi fundada em 1995 e possui sede na cidade de Vila Velha-ES [ref.2].

O mercado de eventos representa cerca 4% do PIB do Brasil [ref.4] e há alguns anos vem crescendo de maneira consistente [ref.5]. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), 73% das empresas de eventos esperavam ter um crescimento significativo nas receitas em 2020, algumas com perspectivas de aumento dos lucros acima de 10% [ref.5]. No entanto, a pandemia do novo coronavírus impactou fortemente o mercado neste ano de 2020 [ref.3], e as empresas têm enfrentado dificuldades e buscado alternativas para manterem seu negócio funcionando.

Nesse contexto, considerando também a fase pós pandemia, este trabalho tem como objetivo apresentar um plano de marketing para a empresa ROTA EVENTOS, contemplando uma análise ambiental da empresa, pesquisa de mercado, análise competitiva e uma proposta de comunicação de marketing.

Desenvolvimento

O plano de marketing proposto neste trabalho será subdividido da seguinte maneira:

1) Análise ambiental da empresa;

2) Pesquisa de mercado;

3) Análise competitiva;

4) Proposta de comunicação de marketing.

1) ANÁLISE AMBIENTAL DA EMPRESA

Macroambiente

As variáveis do macroambiente de negócios são os elementos que, atuando fora de uma organização, são relevantes para as suas operações. As principais varíáveis e o respectivo contexto da empresa ROTA EVENTOS são apresentados abaixo:

- Econômica  a pandemia do novo coronavirus impactou fortemente o mercado de eventos no Brasil, refletindo negativamente também nos negócios da empresa.

- Demográfica  o município da Vila Velha, local da sede da empresa ROTA EVENTOS, possui cerca de 500 mil habitantes e faz parte da Grande Vitória, com aproximadamente 2 milhões de pessoas, o que representa 49% da população do Estado do Espírito Santo [ref.6].

A concentração populacional na região de atuação da empresa é um aspecto positivo para os negócios da mesma.

- Ambiental  aumento da conscientização das pessoas em minimizar impactos ao meio ambiente, considerando por exemplo redução da emissão de gases de aquecimento global e redução da quantidade de resíduos gerados pelas empresas.

O mercado de eventos deve ser adequar a essas novas tendências, buscando alternativas de negócio de menor impacto ao meio ambiente.

- Tecnológica  aumento expressivo de uso de tecnologia para realização de eventos virtuais durante a pandemia e expectativa de que, após a pandemia, permaneça a incorporação de tecnologias nos procedimentos de feiras e eventos, e também como serviço complementar aos encontros presenciais.

Aspecto positivo em termos de alternativas e oportunidades para os negócios da empresa.

Microambiente

Com base em pesquisas no site da empresa ROTA EVENTOS e na análise de macroambiente acima, foi elaborada a matriz SWOT para a empresa, conforme abaixo.

MATRIZ SWOT

(S) PONTOS FORTES

- Boa reputação no mercado;

- Bom relacionamento com clientes;

- Experiência e tempo de mercado;

- Certificação ISO 9001. (O) OPORTUNIDADES

- Aumento da demanda no mercado de eventos após pandemia;

- Oportunidade de negócios com uso de tecnologias digitais;

- Expansão para outras regiões.

(W) PONTOS FRACOS

- Site com poucas informações sobre a empresa, não representando todo seu histórico no mercado (ex: eventos realizados, notícias e galeria de fotos); (T) AMEAÇAS

- Impactos decorrentes da pandemia;

- Entrada de concorrentes no mercado;

- Mudança de comportamento das pessoas durante e após pandemia.

2) PESQUISA DE MERCADO

A pesquisa de mercado realizada utilizou a internet como principal fonte de informações, por meio do site da empresa e outros sites relacionados ao mercado de eventos.

De maneira geral, o mercado de eventos apresenta diversas possibilidades de atuação para as empresas, como por exemplo turismo de lazer, turismo de negócios, entretenimento, festas, eventos corporativos, entre outros; por meio de atividades de planejamento, execução, assessoria e gestão.

A empresa ROTA EVENTOS possui uma atuação diversificada no setor, seja nas atividades de planejamento e organização de feiras, congressos, seminários, festivais e eventos corporativos, bem como na assessoria de gestão de comunicação e marketing.

Segundo a [ref.2], a ROTA EVENTOS é a “única empresa capixaba de organização e produção de eventos com certificação ISO 9001”, o que demonstra a preocupação de empresa com a qualidade dos seus serviços, sendo um diferencial competitivo perante as demais empresas do setor no Estado.

De acordo com a [ref.7], o Estado do Espírito Santo, mercado no qual a ROTA EVENTOS está inserida, tem se destacado no cenário nacional em relação ao mercado do turismo de negócios. Sua localização geográfica privilegiada (1h de voo de grandes centros urbanos no Sudeste), excelente infraestrutura hoteleira e para convenções, diversificado setor de comércio e serviços, bem como um amplo complexo portuário, fazem do Espírito Santo um “local ideal para a realização de eventos e negócios”.

Atualmente, no entanto, o mercado de eventos em geral, seja em nível regional, nacional ou mundial, vem sofrendo os impactos decorrentes da pandemia do novo coronavírus, amargando perdas financeiras significativas. No entanto, com a tendência de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com