TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing

Por:   •  21/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.623 Palavras (23 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

DENARK LOGÌSTICA LTDA

AGOSTO / 2021

[pic 4]

Elaborado por: Athayde Delphino Junior

Disciplina: Marketing

Turma: Marketing _0721-1_2


Introdução

A Denark Logística Ltda, é uma empresa transportadora rodoviária de cargas familiar, atuante no mercado de logística intergada e suprimentos. Fundada em 1994 no Brasil, é parte de um conglomerado logísitico internacional operante no setor de transporte de cargas contêinerizadas atuando no Brasil de forma independente, facilitando o comércio, manuseio e o transporte de mercadorias com integridade, responsabilidade e respeito ao meio ambiente.

Com base em décadas de experiência em logística integrada, a Denark tem por objetivo, investir continuamente em infraestrutura, ativos e equipes especializadas, sempre focada nas últimas tendências em tecnologia para o transporte. A empresa oferece soluções flexíveis a seus clientes operando com transporte multimodal e serviços de armazenamento para todos os setores da cadeia produtiva. Atualmente, a empresa é considerada como um dos maiores players do mercado no quesito transporte terrestre e de logística integrada, principalmente em termos de extensão geografia, atendendo 100% do território brasileiro.

A Denark tem sem seu DNA, o foco em ações estratégicas que bucam oferecer a seus clientes soluções personalizadas focadas no transporte multimodal “porta a porta”, com suporte logístico de grandes instalações de armazenamento off-dock, ou seja,  plataformas logísticas acessíveis onde os contêineres e commodities podem ser armazenados, devolvidos ou recolhidos para evitar o congestionamento das plantas de produção e depósitos de seus cientes, bem como da área portuária. Em outras palavras a empresa além da execução do transporte rodoviário, seu core business, opera na organização de embarques para todos os tipos de clientes, garantindo a entrega segura da mercadoria desde a área de produção até o destino, prestando serviços inclusive para seus concorrentes de mercado como Maerk Line, CMA CGM, Hamburg Sud e Asian Shipping.

A empresa tem como missão prover aos seus clientes um serviço de excelência, atendendo às diversas necessidades e contribuindo com o desenvolvimento do transporte no país, inspirados por princípios sólidos e valores corporativos. Vislumbram a liderança do mercado na execução de serviços logísticos integrados, bem como nas operações em depósitos de contêineres, por meio da criação de um excelente ambiente de trabalho, encorajando do trabalho em equipe, respeito e desenvolvimento profissional de seus colaboradores.

Com uma projeção de crescimento do PIB brasileiro estimado em 3,46% para 202, a Denark pretende implementar nova estratégia de forma a manter o rítimo de crescimento, conquistando uma maior fatia de mercado.

Por fim, registramos que por questão de sigilo das informações da empresa estudada, os nomes, dados e informações contidos neste plano de marketing são assemelhados e/ou fictícios, mas espelham a realidade do mercado de transporte de cargas e logística no Brasil.


Desenvolvimento

O presente plano será dividido em quatro  etapas a saber:

  1. Análise ambiental da empresa,
  2. Pesquisa de mercado e possíveis resultados,
  3. Análise competitiva
  4. Proposta de comunicação de marketing.

Análise Ambiental da Empresa

  1. Análise dos fatores externos

A empresa está inserida em um ambiente externo altamente influenciado por fatores políticos e econômicos que podem impactar positiva ou negativamente os negócios. Por ser uma atividade regulada e portanto sujeita a decisões políticas, a empresa adota estratégia operacional preventiva que exige flexibilidade e tomada rápida de decisão. Portanto, o desafio é prever e identificar as ameaças e oportunidades que estão no ambiente externo, de modo a se desenvolver estratégias que tragam segurança à empresa. Portanto, a análise constante dos fatores externos são de suma importância para o desenvolvimento e planejamento dos negócios.

Outro ponto muito importante diz respeito as influências legais. Por ser uma atividade regulada, a legislação afeta diretamente as estratégias adotadas pela empresa. A alteração dos regramentos públicos e da legislação Brasielira, dependendo do ramo de negócio, afeta, de forma direta ou indiretamente a estratégia da organização.

A questão tributária influencia de forma direta a precificação dos serviços, que sofrem com cargas tributárias altíssimas que vão desde o fornecimento de seus insumos até a prestação dos serviços efetivamente. Exemplo disso são os altíssimos custos com combustível, pedágio e peças.

Os processos tecnológicos passaram a ser cada vez mais exigidos no setor de transportes, principalmente em decorrência de fatores sociais (roubo de cargas). Rastreadores por satélites são, atualmente, requisito obrigatório em todo e qualquer transporte realizado, visto que as seguradoras exigem planos cada vez mais detalhados de gerenciamento de riscos.

Outros fatores como a implementação de políticas de proteção do meio ambiente e sustentabilidade, são preocupações constantes do setor diante de uma legislação ambiental que traz punições severas as empresas brasileiras como um todo.

Não podemos deixar de falar das forças culturais e sociais que envolvem o setor. Por ser um modal de acesso nacional, o setor sofre pela influência cultural de todas as regiões brasileiras.

A empresa atua com terceiros que são chamados de agregados. Estes possuem contratos de prestação de serviços com a empresa e seus motoristas devem cumprir as mesmas regras e deveres que os motoristas próprios.

  • Estrutura de Mercado

Os principais concorrentes da Denark são os grandes conglomerados de logística integrada, principalmente armadores de navios que atuam no mesmo segmento. Entretanto, por ter a Denark investimento vultuosos em infraestrutura logística (armazéns, depots, terminais alfandegados) os concorrentes em algum momento passam a contratar o transporte da própria Denark para ter acesso a uma infinidade de serviços que podem ser subcontratados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com