TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing

Por:   •  9/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

Maio/2022

[pic 4]

Elaborado por: Daiane Donna Selva

Disciplina: Marketing

Turma: 0422-2_29


Introdução

Apresentação da empresa:

Empresa: Aliansce Sonae – Via Parque Shopping

Localização: Avenida Ayrton Senna, 3.000 - Barra da Tijuca , Rio de Janeiro – RJ

Ramo da Atividade: Administradora de Shoppings

Portfólio: 38 shoppings, em cinco regiões do País

Site: https://www.alianscesonae.com.br/ :  https://viaparqueshopping.com.br/

O plano de marketing tem o objetivo de consolidar a união de informações necessárias de uma empresa para conduzi-las, por toda sua vida, a alcançar seus objetivos. Ou seja, crescimento, sucesso, reconhecimentos e vendas, conduzindo o panorama atual até o desejado. Com o objetivo de desenvolver a gestão nos negócios, criar seus objetivos e metas, a empresa precisa estudar os quatros 5s: produto, preço, praça e promoção.

Com o que foi exposto acima, este trabalho tem o propósito apresentar o panorama atual de uma empresa, analisando tudo que é exposto sua marca, ações e as consequências dessas para ela.

O trabalho propõe desenvolver um Plano de Marketing para a empresa Aliansce Sonae, esta administrando shoppings center pelo Brasil, desde a fusão entre Aliansce Shopping Centers e Sonae Sierra Brasil em 2019, segundo seu site https://www.alianscesonae.com.br/historia/.

Mesmo possuindo 26 shoppings próprios e 12 administrados, em consequência da fusão prematura, a empresa ainda não é atualmente a líder administrando os Shoppings do Brasil e encontram uma série de desafios para que os shoppings da companhia se destaquem de forma equiparada. Para realizar um plano de marketing mais focado foi escolhido o Via Parque Shopping, localizado na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. Região com alta competitividade e concorrência.

Com as rápidas mudanças atuais de mercado, no perfil de consumo e nas necessidades consumidores, a empresa precisava criar estratégias para cada shopping e para cada público alvo. Portanto é indispensável que uma avaliação e aprimoramento do Plano de Marketing existente seja feito, com o objetivo de manter a competitividade no mercado.  

No Plano de Marketing desenvolvido e proposto neste documento, a empresa Aliansce Sonae, mas precisamente o Via Parque Shopping desenvolverá os seguintes tópicos abaixo:

  1. Análise Ambiental da Empresa;
  2. Pesquisa de mercado e suposições quanto aos resultados encontrados;
  3. Análise competitiva;
  4. Proposta de comunicação de marketing.

Cada item do conteúdo apresentado anteriormente, será desenvolvida e aprofundada neste trabalho. Por fim, será realizado as considerações finais que apresentará a conclusão sobre o conteúdo desenvolvido.


Desenvolvimento

Conforme informações retiras do site official do Via Parque Shopping (https://www.alianscesonae.com.br/shopping/via-parque-shopping/). Inaugurado em 1993, o shopping é voltado para a família com crianças. Possui seu Mix Comercial, assim como os eventos e atrações exclusivas buscando valorizar o publico alvo.

Além das melhorias decorrentes das reformas feitas em 2012 e 2018, com revitalizações do piso, construção de novas claraboias, criação de novo visual da fachada, foram criadas novas salas de cinema de última geração, passando a atender melhor as expectativas de crescimento do número de moradores da Barra da Tijuca e regiões próximas.

Em 2019, houve novas inovações com a inauguração do Begreen, a primeira fazenda urbana do Rio de Janeiro. Localizado em uma área voltada para sustentabilidade na portaria A, a Begreen tem o objetivo principal de aproximar as pessoas com a origem saudável do alimento. No local são produzidas hortaliças sem nenhum tipo de conservantes ou agrotóxicos, além do local disponibilizar visitas guiadas, aonde proporcionam experiencias educacionais a estufa. O local também conta com um espaço com brinquedos ao ar livre gratuito. Educação e diversão unidas no mesmo espaço.

Segundo o estudo interno do condomínio: a shopping possui mais de 159 lojas locadas e 45 lojas vagas o que fatura aproximadamente 1milhão de reais por mês de aluguel e 450 mil reais de rentabilidade com o estacionamento proveniente do público frequententar do shopping, dos prédios Offices e principalmente da Casa de Shows, localizada dentro do terreno.  

É relevante mencionar que o shopping se encontra em um local com alta competividade e concorrência, onde possuem nas regiões 3 shoppings sendo um dois deles administrados pela empresa líder no mercado. Mas esse tópico será desenvolvido nos próximos capítulos.

  1. Análise Ambiental

Oportunidades

Ameaças

- Desenvolvimento de campanhas atrativas;

- Apostar na curadoria de conteúdo de primeira se tratando de eventos;

- Assumir a vocação de espaços de entretenimentos;

- Criar atrativos de venda, estimulando o consumismo.

- Aumento de concorrência do mesmo setor no bairro;

- Diminuição do fluxo de pessoas em ambientes fechados devido a pandemia;

- Aumento da inflação sobre a matéria prima;

- Vendas online / e-commerce.

Forças

Fraquezas

- Único shopping da região voltado exclusivamente para a família;

- Local seguro de entretenimento;

- Prédios comerciais e casa de show que impulsiona o fluxo de veículos e rotatividade no estacionamento.

- Atendimento e ótima solução de conflitos;

- Benefícios gratuitos (parquinhos, eventos, promoções e espaços coworking)

- Valor do aluguel acima dos shoppings com médio fluxo das proximidades;

- Concorrência direta com a Barra Shopping (maior concorrente)

- Baixo estimulo das venda física nas lojas;

- Decrescente fluxo de clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (318.7 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com